A BATALHA DE 5 DE MAIO (*)
Por Marcelo Salles, 06.05.2010
Durante a semana não se falou de outra coisa. O jogo de volta entre Flamengo e Corinthians era motivo de comentário nos bares, nos escritórios, na imprensa e até nas igrejas do país inteiro. Com justiça. Divina.
Amigos, esta não foi apenas mais uma partida de futebol. Não foi mais um jogo entre dois times que lutam para avançar num dos campeonatos mais disputados do planeta. Não. Flamengo e Corinthians protagonizaram uma batalha épica, bíblica, que envolveu multidões na noite desta quarta-feira, o memorável 5 de maio de 2010.
O Corinthians começou no ataque. Precisava da vitória a qualquer custo, pois havia sido derrotado por 1 x 0 no jogo anterior. Até que no primeiro duelo entre David e Golias, prevaleceu o gigante. O zagueiro do Flamengo falhou e Ronaldo raspou a mão na bola para desviar do goleiro, sem que o juiz visse. 1 x 0 Corinthians. Minutos depois, o segundo duelo entre David e Golias. Ronaldo se posicionou melhor dentro da área, recebeu o cruzamento e cabeceou para marcar: 2 x 0 Corinthians.
A torcida corintiana não parava de cantar, era uma festa só. O grito constante, como não poderia deixar de ser numa batalha bíblica, tinha forte conotação religiosa: “Todo poderoso timão”, repetiam os torcedores, em voz grave e vagarosa, como a evocar os templos mais obscuros da Idade Média. O seu Golias era entoado em verso e prosa. Aquele que havia sido tão injustiçado, finalmente provara o seu valor, diziam os torcedores paulistas. Como um time que se classificou em primeiro poderia ser desclassificado pelo último lugar do campeonato?
A essa altura, amigos, os corintianos já comemoravam a classificação. Nas arquibancadas do Pacaembu, os apitos soavam. Eles, os apitos que a imprensa paulista apontava como a grande arma secreta da Batalha de 5 de maio. O Flamengo pegava a bola e 40 mil apitos ensurdeciam os jogadores rubro-negros. E assim terminou o primeiro tempo, como se o barulho pudesse vencer a harmonia.
O comentarista da TV Globo, Casagrande, bem que tentou avisar, sem disfarçar a torcida para os paulistas. “O Corinthians tem que aproveitar antes que dê o intervalo e o técnico do Flamengo conserte a equipe”.
Não deu outra.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com o espírito da tempestade rubro-negra. Aquele espírito que baixou no primeiro jogo, com a enchente que alagou o Maracanã. Um espírito inexplicável para os simples mortais, um espírito que só quem tem sangue-rubro negro consegue entender.
Apoie o VIOMUNDO
E se vocês não acreditam que este foi um jogo bíblico, leiam a passagem 13.1-813 dos Coríntios: “Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei”? É, amigos, pois vos digo que foi ele, Vágner Love, a personificação do amor, que invadiu a área pela ponta esquerda, como um raio celeste, e marcou o gol da classificação rubro-negra.
Ele, Vágner, que também tem nome de um dos maiores músicos do planeta. Ele, Vágner, que com sua maestria calou 40 mil apitos. O barulho vulgar, monótono e triste que emanava das arquibancadas deu lugar aos cantos da torcida mais espetacular do mundo. Vágner, com sua dança mágica, enraizada nas favelas do Rio de Janeiro, não elevou apenas a alma humana. Na Batalha de 5 de maio, Vágner elevou o time carioca às alturas, ao mesmo tempo em que entregou aos adversários a excomunhão do altar da arrogância.
O Flamengo, de novo, jogou como quem quer ser campeão.
(*) Dedico este artigo ao amigo, escrevinhador e grande Jornalista Rodrigo Vianna. Ah, e que por acaso é corintiano.
Comentários
Ressaca | Maria Frô
[…] Ao fim e ao cabo, mantém-se o tabu e minha inspiração para falar deste time com o mesmo carinho que aprendi com o avô Teo ainda não voltou. Fiquem então com as duas belíssimas crônicas do Marcello Sales que por hora (só por hora pode vibrar pela continuação na Libertadores, veja aqui e aqui). […]
KARLO BRIGANTE
"Uma mentira contada 100 vezes se torna verdade" . De onde os paulistas tiraram essa tese de que o torcedor do nordeste torce por 2 clubes??? Voces são loucos são??? isso é para diminuir o posicionamento do Flamengo como o clube de maior torcida do Brasil!!! Caracas…. que mediocres!!! Vão viajar o brasil cambada, antes de escreverem besteiras. Paulista é estranho mesmo…
nasrala
verdade?
Tweets that mention Marcelo Salles: A batalha do 5 de maio — Topsy.com
[…] This post was mentioned on Twitter by Anderson Ribeiro. Anderson Ribeiro said: RT @linksalpha Marcelo Salles: A batalha do 5 de maio http://bit.ly/9iXLXE […]
André Oliveira
O Corinthians perdeu pelas circunstâncias do futebol. Fez um bom trabalho, mas não foi suficiente. Nossa grandeza não será abalada. Hoje a torcida está triste, mas a alegria ressurgirá..
Pedro Luiz Paredes
O Corinthians, virgem de 100 anos, vai passar mais 100 anos "Cemternada"?
O Corinthians é igual a Dercy Gonçalves – 100 anos fazendo a gente rir!
O Corinthians tinha um sonho, mas o Ronaldo comeu todo!!!
Por que os corintianos não completam o ensino médio?
Porque eles param nas oitavas.”
Sthefany Brito e Corinthians não têm sorte com aves!
A primeira levou um pé na bunda do Pato, o outro do Urubu!
Corinthians é igual ao Michael Jackson:
prometeu show, vendeu ingresso e morreu em casa!
Perder uma Libertadores é humano, perder todas é corintiano.
Um corintiano, chorando, perguntou a Deus se o Timão nunca ganharia a Libertadores.
Deus respondeu: “Sim, mas não na minha gestão.
O cartão de crédito do Corinthians é o melhor do mundo, não vence nunca”.
O Corinthians é igual tartaruga em cima de árvore:
a gente nunca sabe como ela chegou lá, mas sabe que vai cair.
Sabe o que o corintiano faz quando ganha a Libertadores?
Desliga o videogame e vai dormir.”
luiz c bernardi
All you need love…….love, love, love, love…………musica para ninar corintianos…
Sergio Luiz
E visivel que Mano Menezes alterou a forma do Corinthians jogar, e para pior, desde metade de 2009. Alem de nao jogar bem (soh ontem, no primeiro tempo eh que jogou igual a 2009), tem jogado ha tempos apenas com 10 jogadores em campo… Ronalducho passou e ser literalmente um peso morto.
Erraram ao abrir mao do Brasileiro 2009 e do Paulista 2010. Havia time para ganha-los. Os dois campeonatos os manteriam "ligados".
Isto, de forma alguma, tira qualquer merito do Flamengo, que soube jogar com o coracao!
Gerson Carneiro
05 de maio de 2010.
Um dia de todos os Santos. Um dia de alegria.
Cinco razões para tanto:
1 – Vitória classificado;
2 – Vasco desclassificado;
3 – Flamengo classificado;
4 – Corinhtians desclassificado;
5 – e Palmeiras desclassificado;
Ubaldo
Nos primeiros 90 / 2 minutos o Corínthians foi bem melhor. Já nos segundos 90 /2 minutos o Flamengo foi melhor.
Escrevi 90 /2 minutos ao invés de 45 minutos porque os petistas poderiam me processar por fazer propaganda subliminar do PSDB (45).
Leider_Lincoln
Mais um para fazer companhia ao Pelé na lista dos que, calados, são poetas… Meu Vasco se lascou, mas já me conformo que o meu compatriota Atlético seja vice-campeão. Quero ver o Santos em Goiânia, ter o que contar aos netos que ainda não tenho…
Luiz Carlos Azenha
Vou a Goiânia ver a final. Podemos tomar um café depois do jogo. Eu pago a faixa de campeão do Santos. abs
dvorak
Do jeito que o Santos vem sendo ajudado pelas arbitragens, não duvido muito não!!!
eheheheheheheh
Leider_Lincoln
Então topamos lá, Azenha. Bom que levo meu velho, que finalmente poderá ver o Santos jogar ao vivo…
Fernando
Leider, pelo menos o Vasco é o único campeão da Libertadores no centenário. Casaca!!
Gerson Carneiro
"Escrevi 90 /2 minutos ao invés de 45 minutos porque os petistas poderiam me processar por fazer propaganda subliminar do PSDB (45)"
Ubaldo, finalmente você me veio com uma engraçada. Essa realmente eu achei graça.
E ficou provado que pelo menos conta simples você sabe fazer. Parabéns! ( é fruto da Educação promovida pelo PSDB em SP? )
Ronaldo Caetano
Ubaldo, você leva toda pinta de ser 12 x 2…
Glecio_Tavares
O resultado totalmente injusto. 2 a 2, e o de melhor campanha contra o de pior campanha, levou. Tudo errado no mundo da bola. E um monte de gente de novo se deixou seduzir pela globo. A inveja do todo-poderoso domina a platéia adversária. Qual foi o ibope da globo? Para onde caminha a humanidade? Agora vou poder retirar o canal 5 de minha TV.
Graças a Deus.
francisco.latorre
calma amigão.
é só futebol.
hehe..
..
Glecio_Tavares
Não latorrre é controle da massa. Da pior maneira possivel. Tiram disso o cidadão da politização.
Carlos
Dá-lhe, Mengão!
Ronaldo mereceu a traulitada.
Eduardo Queiroz
O "vencedor" com conflito digo confronto é próximo a ser eliminado. Sem ilusões "maior torcida do país" . É pegar um time estrangeiro pela frente que estarão fora. E nem precisa ser agentino!
dvorak
Até por que o Flamengo é o único time brasileiro que foi campeão da Libertadores sem jogar com nenhum time argentino ou uruguaio, além de terem garfado o galo mineiro em 81…É só questão de tempo para sair também!!
Rodrigo Prado
"só no playstation, só no playstation.."
francisco.latorre
centenário.
sem ter nada.
ah.. parabéns pro menguinho. o penta.
..
Marcelo Silber
Cem ter nada uma virgula, como todo são paulino,torcedor do "bambi"o SPFC, seu "timinho"do coração "da elite carcomida de SP, você não gosta e nem entende de futebol.
O Sport Club Corinthians Paulista é
– 1 X Campeão Mundial
-26 vezes Campeão Paulista
-4 vezes Campeão Brasileiro
-3 Vezes Campeão da Copa do Brasil (portanto Hepta Campeão Nacional)
-6 vezes Campeão do Rio-SP
Como contar você sabe!!! são 40 titulos em 100 anos de história.
Ps-Listei apenas títulos que estão na página do SPFC e valorizados no seu curriculo.
Forte Abraço.
francisco.latorre
sem nada em 2010.
e essa história de time da elite foi. já era.
bambi?.. ah.. boa essa.
futebol é resultado.
são paulo 6-3-3.
abraço campeão.
..
a libertadores?.. continuem sonhando.
..
francisco.latorre
copa do brasil?..
tem que estar fora da libertadores pra disputar. segunda divisão.
uns e outros comemoram. melhor que nada.
..
Clóvis
O SPFC tem 40 títulos (fora teresa herreras da vida) em 80 anos de história, incluindo 3 LIBERTADORES. 3 Mundiais (sendo que não participou deles só pq o Eurico deu golpe…). Somar brasileiro e copa do brasil é derrota pura… Os melhores times ficam de fora da libertadores (apesar de este ano santos e galo estarem lá!).
Mas o fato é: este ano são 2 timecos (mesmo sendo saopaulino nao posso me fazer de cego).
Mas fico triste de ver ganhar o flamengo com um futebol igualmente triste e que tem uma presidente e um juridico que nao conhecem o termo coisa julgada….
dvorak
O Pé-frio do "divino" agiu mais uma vez…Foi só visitar o "curíntian" que o time dançou.Te cuida "discípula"!!!
eheheheheheh
Leider_Lincoln
Pé quente é o Lustroso não é mesmo, Dvorak? O Palmeiras, afinal de conta perdeu para o todo poderoso… Atlético Goianiense! E errando não um, mas QUATRO pênalties. Quer misturar? Veja primeiro se o seu peixe dá pirão!
Hehehehehehe
Ubaldo
Ótimo jogo, eletrizante!
O Corínthians perdeu a classificação no Rio. Ontem, jogou bem, principalmente no primeiro tempo e ganhou o jogo. Não com o placar suficiente para se classificar, mas para ser aplaudido no final da batalha pela sua imensa e apaixonada torcida.
Parabéns ao Corínthians, que jogou bem e honrou suas tradições. Parabéns ao Flamengo que jogou pelo resultado.
O futebol brasileiro é incrível e tem uma força descomunal. Mexe até com os contidos.
J. Ferrari
Sem apito amigo da CBF (lembrem do Brasileirão de 2005, do Edilson e do Zveiter) e da Copa do Brasil 2009 (lembrem do Heber Lopes, outro soprador amigo, e da ajuda que o Corinthians teve em vários jogos, principalmente contra o Atletico PR e Internacional), o Corinthians não vai a lugar nenhum. Sem ajuda do apito amigo, o Corinthians vai ter muita dificuldade de ser campeão da Libertadores….. Créééééuuuuuu
Uiran
Urubu que comemora derrota tá pedindo por outra.
Gustavo
perder assim é bom demais…. choooorrraaaaa pardalzinho…. de gavião vcs não tem nada
Deixe seu comentário