Luiz Flávio Gomes: A Folha que Falha

Tempo de leitura: 2 min

A Folha de S. Paulo falhou (pisou na bola) no caso “Falha”?

por LUIZ FLÁVIO GOMES*

Meus amigos (as): o reputadíssimo jornal Folha de S. Paulo, de acordo com sua Ombudsman Suzana Singer (Folha de S. Paulo de 09.01.11, p. A6), está correndo sério risco de pagar um mico tremendo. Resolveu entrar com ação judicial contra o blog “Falha de S. Paulo”, dos irmãos Lino e Mario Bochini, para preservar a sua marca.

Ocorre que a liminar que a Folha ganhou para retirar o Falha do ar está repercutindo como censura, como violação à liberdade de expressão. Afinal, o blog era de sátira, era humorístico. E ninguém iria falhar no juízo para confundir a Folha com o Falha.

Suzana Singir disse que a Folha teve sua imagem muito mais prejudicada do que se tivesse simplesmente ignorado as pedrinhas dos irmãos blogueiros. Ela afirmou isso depois de o Financial Times ter escrito que a reputação da Folha desandou. O castigo não falha, diria a turma do Falha.

Julian Assange (do WikiLeaks) disse: “A censura é um problema especial quando ocorre de forma camuflada. Sempre que há censura, ela deve ser denunciada”. O jornal O Estado de S. Paulo já está sob censura explícita há 527 dias. Lamentável! A “censura” do Falha repercutiu também na Revista Wired e os Repórteres sem Fronteiras estão censurando a Folha por ter retirado do ar o Falha.

Caro amigo (a): você acha que a Folha falhou no caso Falha? Você acha que uma liminar, conquistada por um jornal reputado como a Folha, para retirar do ar um blog, não iria ter falha, por dar a conotação de censura? A Folha falhou ao não deixar o Falha falar?

Será  que a Folha achou que ela também não pode falhar? (todos somos humanos…). Depois da reprovação da própria Ombudsman você acha que o jornal Folha tem que falar? Terrível é que agora não existe mais o Falha para afirmar que a Folha não fala.

Na nossa vida, quando falhamos, você acha que nós devemos falar ou não? Depois do que afirmou o Financial Times, a maior falha da Folha seria não falar? Você não acha?

Em suma: o jornal Folha falhou ou não falhou no caso Falha? O que você acha? Se o Falha não fala mais, ainda bem que o jornal Folha tem uma Ombudisman que fala, mesmo quando se trata de falar que a Folha perdeu pontos com o Falha. A Ombudsman não falhou, nem sequer no momento em que a Folha calou o Falha. Parabéns para ela. E também para a própria Folha, que pode falhar em algum momento (como todo ser humano), mas não falha na hora de ter alguém independente dentro dela que lhe aponte eventual falha. Na nossa vida, tão importante quanto não falhar, é ter alguém do nosso lado que aponte as nossas falhas. Siga-me. Compartilhe esse texto. Manifeste. Dê sua opinião.

Apoie o VIOMUNDO

*LFG – Doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito Penal pela USP. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Blog: www.blogdolfg.com.br. Twitter: www.twitter.com/ProfessorLFG. Encontre-me no Facebook.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ruizaltino

a velha claque. não sei se mais velha ou se mais claque do que nunca. se intitula jornal do futuro quando os veículos diários impressos parecem não vislumbrar nada muito além do futuro do pretérito e ataca justo o meio de comunicação cada vez mais presente e onipresente. a maioria das decadências começa assim.

remanso

Congresso da Internacional Socialista Nota à Imprensa PSDB
https://www2.psdb.org.br/index.php/biblioteca/not

vale a pena ver e rir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk AH SE FOSSE VERDADE!!!!!!!!!!!! PSDB de esquerda

fonte site tucano espalhem isto

edv

Eu sugiro aos irmãos blogueiros perseguidos pela FALHA de caráter dos herdeiros do famigerado jornal, que renomeiem o (ou criem um novo) blog para:
"SHIT (ops, SHEET) of SÃO PAULO".
E use o formato de letras do Estadão, Globo ou Veja.
Assim nenhum deles enche o saco.

Carlos

Azenha, seria ótimo que se apresentasse, na rede, um documentário, com a opinião de diversos blogueiros de peso( principalmente os conhecidos da TV) sobre o modus operandi deste vil PIG. O documentário poderia ter uns 60 minutos. Seria bom para o esclarecimento de todos. Nós depois gravaríamos em cd e distribuiríamos aos mais "ingênuos" da sociedade. Outra proposta também é um desenho animado, mostrando as maldades do PIG e vai por aí afora. Olha dependendo da divulgação, causaria um golpe muito grande nesta organização sórdida.

Raphael Tsavkko

Aliás, o artigo da Wired foi inteiramente baseado neste do Global Voices (http://is.gd/bvIqXh), que tem versão também em português – http://pt.globalvoicesonline.org/2010/12/17/brasi

Klaus

O que ninguém comenta é que a Folha só é contra ao uso de sua marca no blog. Será que eu posso usar a marca da Record num blog ou site contra ela? Será q desta vez passa este cometário?

    Marcem

    Ah, falou. Papai Noel, coelhinho da Páscoa, blá blá blá. Quer dizer, tró ló ló.

    Gus

    Olá, voltaste das féria na França? Pelo visto não foram boas, passou horas nos aeroportos euroupeus? Humm já sei lotou devido ao Lula, agora que pobre viaja para a Europa…asuhasuhaushaus
    Agora respoda please, pq ele simplismente não retira o pedido de indenização? Afinal a marca dela não esta sendo utilizada no site, pois o mesmo esta fora do ar…

    @faltorpan

    Mas, Klaus, ninguém usou a marca da Folha. Foi diferente, criou-se um espaço satírico "fAlha de são paulo". Se alguém quiser criar um site satírico "cheireiomundo" acho que o pessoal vai apenas dar boas gargalhadas. Não há prejuízo pelo site satírico; às vezes, até, pelo contrário. Quem não tolera essas gozações, em geral, apenas presta mais um testemunho sobre seu caráter reacionário e com alguma culpa no cartório. Será que alguém acha realmente que um site de sátiras poderia provocar lesões incuráveis num jornal que fosse respeitado e consumido exatamente por ser inteligente e honesto? Claro que não! A única possibilidade de haver problemas é se a sátira for verossímil demais ou esclarecedora demais do (mau) caráter do dito jornal. O que vem trazendo prejuízos à Folha são suas próprias falhas, que a tornam sátira de si própria. Caso contrário, é bom mandar prender o "terrorista antissocial" conhecido pela alcunha de Zé Simão, como já lembrou a Marta há pouco…

luiz pinheiro

Por favor, alguém crie rapidamente a "Filha da.."

dukrai

A notícia é velha e o furo foi dado pelo desculpeanossafalha
http://desculpeanossafalha.com.br/bastidores-da-e
23 dezembro 2010
FalhaLeaks! Vazou a crítica interna da ombudsman da Folha!

Para Suzana, a gota d´água foi Assange
Vazou para nós, a la WikiLeaks, a crítica interna da ombudsman da Folha, Suzana Singer, que circulou entre os jornalistas da Folha em 23/12 à tarde, com um aviso bem grande pedindo para “NÃO DIVULGAR”:

"FALHA DE S. PAULO
A incrível capacidade de mobilização dos irmãos responsáveis pelo site Falha de S.Paulo, processado pela Folha, obteve uma vitória impressionante hoje, quando Julian Assange, o símbolo do momento da luta pela liberdade de imprensa, defendeu o site. Está na entrevista exclusiva publicada no Estadão. “Entendo que há um grande escândalo em relação ao ao blog Falha de S.Paulo, que é uma sátira ao nome do jornal com o qual temos uma parceria no Brasil. Entendo a importância de proteger a marca e temos sites similares que se passam pelo WikiLeaks. Mas o blog não pretende ser o jornal e acho que deve ser liberado. A censura é um problema especial quando ocorre de forma camuflada. Sempre que há censura, ela deve ser denunciada”. Tem um box de outro lado, com a Folha negando que seja censura.
Os dois blogueiros já tinham conseguido que os Repórteres sem Fronteiras condenassem o processo, por considerarem difícil que um jornal do porte da Folha tenha sofrido danos á imagem por causa do site. Também dizem que os irmãos Bocchini não terão dinheiro para pagar a indenização. A Global Voices, comunidade internacional de blogueiros, também apoiou os irmãos. O site da Wired contou a história, sem emitir opinião. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo condenou a atitude da Folha.
O jornal precisa noticiar o processo, fazer reportagem ouvindo os dois lados, explicar melhor sua posição. Não dá mais pra fingir que nada está acontecendo."

    Mauro A. Silva

    O texto do jurista Luis Flávio Gomes não é sobre a crítica interna da ombudasman… Ele comenta a coluna do dia 09/01/2011:

    OMBUDSMAN

    SUZANA SINGER – [email protected]
    @folha_ombudsman

    DAVID E GOLIAS

    Processo da Folha contra o "Falha" prejudica mais o jornal do que o blog humorístico

    "UM MICAÇO." A definição, dada pelo humorista Claudio Manoel, do extinto "Casseta & Planeta", é perfeita para definir o processo que a Folha decidiu mover contra o blog "Falha de S.Paulo".
    O site humorístico, criado em setembro, fazia paródias -grosseiras- das notícias e insultava jornalistas, sempre na tentativa de mostrar que a Folha protegia José Serra durante a campanha eleitoral.
    O nome "Falha de S.Paulo" vinha escrito no alto do site, em um logotipo idêntico ao da Folha, apenas com a troca de uma letra. O endereço eletrônico era http://www.falhadespaulo.com.br.

Marta

Vide a coluna do Zé Simão, na Falha, digo Folha de SP, que faz humor e todo tipo de trocadilho com tudo e com todos. Por que só ele pode?

FACA RONDÔNIA

EI AMIGO; Liberdade de expressão é só para os grandes, eles podem escullhambar todo mundo, menos serem esculhambados, viram como reagiram com o " FALHA “, Isso tudo para proteger seu bom nome, hora, veja só, o Lula fora esculhambado todos os dias por eles, e nunca denunciou ninguem para preservar a reputação de seu nome, mais se Lula se pronunciasse e respeito, publicavam aos quatro ventos que o caluniado presidente era a favor da censura e queria calar a imprensa…….. isso é BRASIL. Brasil do PIG demotucano. suprassumo da elite.kkkkkkkkk É brincadeira.

desinformacaonao

Só tem um equívoco no texto. O domínio Falha de S.Paulo está fechado, mas não os seus criadores.
http://desculpeanossafalha.com.br/

Sds
Theles

Rodrigo Sérvulo

A NECESSIDADE DA BANDA LARGA UNIVERSALIZADA
http://midiacaricata.blogspot.com/2011/01/necessi

SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS

@faltorpan

O conceito de que o humor seja uma das armas mais subversivas é ricamente ilustrado historicamente. Dentre os vários submetidos à guilhotina na fase do Terror após a revolução francesa, estavam os humoristas. De maneira igualmente coerente com a história, a Folha-Ditabranda pleiteia seu papel no oligopólio dos destruidores asquerosos de reputações: somente os Marinho, os Frias, os Civita ou os Mesquita podem achincalhar reputações muito antes de qualquer prova consistente. Que algo tão fuleiro quanto um blog possa tentar fazer o mesmo com eles… isso é ultrajante!!! Parodiando Vicente Matheus: a Folha é inegociável, invendável, imprestável!

    all

    E viva o Grêmiooooo!

Luana Dias Paes

Ai, gente, dá um pouquinho de vergonha… Além, da notícia velha (ontem já escreveram exautivamente, e bem melhor, sobre este assunto), o texto está MUITO ruim.

Klaus

Além de doutor em direito, o blogueiro em questão tem pretensões literárias, vide o uso da aliteração em seu texto. Bem, se é que é aliteraqção mesmo…

Deixe seu comentário

Leia também