Japão: A explosão na usina, o desespero no aeroporto e o susto em casa

Tempo de leitura: < 1 min

Ouvido pelo New York Times, o professor William Tsutui, que estava em Tóquio na hora do terremoto, deu seu depoimento:

O dr. Tsutsui caminhou pela cidade depois [do primeiro terremoto], experimentando os tremores secundários, e disse que não viu danos reais às estruturas em qualquer lugar. As estruturas estavam em pé, ele disse, enquanto as pessoas em bicicletas ou motos tinham caído no chão.

“É realmente um testemunho sobre os métodos de construção japoneses”, ele disse. “Não consigo imaginar um terremoto desta magnitude em Los Angeles ou São Francisco causando poucos danos. O contraste com o Haiti não poderia ser mais extremo”.

Apoie o VIOMUNDO

*****

Certa vez, quando eu, Azenha,  fui ao Japão fazer uma grande reportagem — que incluiu o monitoramento do monte Fuji e o sistema de resgates de Kobe, que já foi devastada por um terremoto –, entrei sob um prédio de Tóquio para filmar os gigantescas molas amortecedoras que permitem ao edifício chacoalhar sem tombar. Impressionante!

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Japão: A invasão de Kesennuma | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] E aqui o desespero no aeroporto. […]

ozeias laurentinoAp

E a santa mídia, deveria aproveita o momento para cobrar a assinatura nos acordos por parte dos eeuu, para limitar emissão de gases que causam efeito estufo.

FrancoAtirador

.
Parece que a mídia japonesa não concorda com a opinião dos "especialistas" da mídia oligárquica ocidental:

"O Primeiro-Ministro japonês, Naoto Kan, recebeu críticas neste domingo (noite de sábado no Brasil) pela reação de seu governo, considerada muito lenta, após a explosão em uma usina nuclear afetada pelo terremoto de sexta-feira.

"A forma de o governo dar informações dá o que pensar", avaliou o jornal mais importante do Japão, Yomiuri, em editorial.
Segundo o Yomiuri, o governo levou cinco horas para fornecer todas as informações após a explosão, que provocou grande inquietação na população local.

O Jornal Asahi Shimbun criticou a lentidão das autoridades em ampliar o perímetro de segurança ao redor da usina e ordenar a evacuação da população.

O periódico Mainichi também criticou a operadora da usina, a Tokyo Electric Power (TEPCO), pelas medidas insuficientes previstas neste tipo de acidente."

Fonte: AFP
.
.

Japão: O susto em casa, os barcos de brinquedo e o avanço das águas | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Clique aqui para ver outras imagens de arrepiar   […]

FrancoAtirador

.
.
Nos sítios RS URGENTE e CARTA MAIOR:

Tragédias naturais expõem perda da noção de limite

Diante de tragédias como a que vemos agora no Japão, não faltam aqueles que falam em “fúria da natureza” ou, pior, “vingança da natureza”.

Se há alguma vingança se manifestando neste tipo de evento catastrófico, é a da lógica contra a irracionalidade.

Como diz Menegat, a Terra e a natureza não são prioridades para a sociedade contemporânea.

Propagandas de bancos, operadoras de cartões de crédito e empresas telefônicas fazem a apologia do mundo sem limites e sem fronteiras, do consumidor que pode tudo.

Por Marco Aurélio Weissheimer
.
http://rsurgente.opsblog.org/2011/03/12/tragedias

Gustavo Pamplona

Vocês devem estar pensando que não gosto do Japão… analisando que eu ando comentando adoidado por aqui… mas que nada… adoro o Japão… assisti muito daqueles sentais e tokusatsus da década de 80 (Jaspion, Spielvan, Giban, Jiraya, Changeman, etc.) e muito anime japonês e até hoje curto coisas japonesas.

Em especial as próprias japonesas com aqueles cabelos lisinhos e pele tão alva (e que algumas até parecem bonecas de tão perfeitinhas)… costumo dizer que o japonês é o ápice da evolução humana.

Se me dessem escolha de país antes de nascer, eu teria escolhido o Japão.

Selma Schiedeck

Tenho uma dúvida sobre o que temos visto: como foi filmado tudo com tantas imagens diversificadas? Tenho a impressão que todos os helicópteros estavam voando para poder gravar . Se observarmos as imagens, são vários ângulos e locais diversos. Então sabiam o que esperar: e que seria grandioso.

Emanuelle da Silva

´´ Estou muito abalada com toda essa tragedia no Japão , porém estou com muito medo moro em Recife estou abaixo do nivel do mar . o bom é que o Japão ´vai ser erguido de preça ja nao posso falar o mesmo do Haiti que precisou de muita silidariedade e ate hoje ainda precisa pois nao esta totalmente erguido, porem força Japao vocês vao conseguir !

FrancoAtirador

.
.
A QUE PONTO CHEGOU A CENTRAL GLOBO DE DESINFORMAÇÃO
.
.
A Manchete do jornal O Globo:

"TRAGÉDIA NO JAPÃO
Tsunami deve chegar ao Brasil na madrugada de sábado
Publicada em 11/03/2011 às 21h18m"
.
.
Agora imaginem qual a altura da onda gigantesca e devastadora que atingiria o Brasil neste sábado…

1 (UM) CENTÍMETRO !!!
.
. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-tsunam

    Gustavo Pamplona

    Franco… A Globo é doidinha para que uma catástrofe aconteça no Brasil… afinal de contas… eles são contra o Brasil… não é mesmo?

    Eles frustam bastante porque o Brasil é "abençoado"… sem vulcões (na realidade extintos como o da cidade de Poços de Caldas no sul de Minas), sem terremotos a não ser alguns poucos abalos sísmicos que são sentidos e sem tornados e furacões devastadores.

    Outro exemplo foi quando a Petrobrás foi "nacionalizada" pela Bolívia em que eles queriam que o Brasil invadisse a Bolívia e o Lula falou que não iria agir feito o Bush.

    Mas o lance em si não é este… Falo que a Globo e uma parte da imprensa nacional é doidinha que o acontecesse no Brasil eventos de grande magnitude e de escala global…

    Aí você já viu… isto é só para aparecerem aqueles "bravos" e "corajosos" repórteres e correspondentes de guerra ou de tragédia "testemunhando" a desgraça alheia

    No caso da guerra você sabe como é que são as imagens… os cenários.. o "bravo" repórter aparece de colete a prova de balas e no fundo as cenas de guerra e no caso da tragédia… o repórter está no meio da tempestade segurando um microfone.

    Quando aconteceu o terremoto no Chile ano passado, por exemplo… lembro de um artigo no "Vi o Mundo" em que não lembro se fo o Azenha que disse isto em que pessoas tinham chegado ao Chile para cobrir o terremoto e não acharam muita destruição e devastação

    Algo como se fosse: "Ah… é só isto?".. Sabe como é… queriam que tivesse impacto na mídia e que "chocassem" o público. Já que não tinha sido igual ao do Haiti.

    Afinal de contas… o que manda não é a "audiência", não é mesmo?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caro Gustavo Pamplona.

    Sabe o que eu acho da RGTV ? Vou te dizer em um balaço:

    A GLOBO É UMA CÓPIA CARBONADA E ILEGÍVEL DA CNN.
    .
    .

    Emilio Matos

    E olhe que eles já deveriam ter aprendido a não fazer tanto barulho com marolinhas…

Yes we créu !!!

Pelo que entendi, no que se refere ao reator nuclear, nao importa muito (POR ENQUANTO) se o governo fala ou nao a verdade ao dizer que o nucleo do reator nao foi atingido. Mesmo que haja vazamento em larga escala, deve-se acalmar as pessoas, pois a velocidade de evacuacao diminui com o panico.

Gustavo Pamplona

Eu não sei quanto a vocês… mas estou vendo uma enorme dificuldade da Globo em falar do número de mortos da trágedia…. Que obviamente já deve ter passado bem mais de 1000 mas a globo ainda insiste que foi menos. Vejam os outros portais…

Bom… eu tenho 4 teorias:

1 – Ou a Globo quer evitar comparações com outras tragédias, caso das chuvas da região serrana do Rio e outras que atingiram o Brasil e que deitaram e rolaram em cima governo criticando.

2 – O caso do terremoto do Chile no final do ano passado em que a Globo falava que o Japão é que tinha tecnologia, sabia prever terremotos, maremotos

3 – O fato que a próxima novela das 7 intitulada "Morde & Assopra" terá cenas no Japão e inclusive terá um núcleo totalmente japonês e é claro.. (entre aspas) "temos que mostrar que o país é desenvolvido" e agora ele está destroçado, talvez é a que acho mais plausível.

4 – Ou o simples fato que de acordo com um estudo que li um tempo atrás, uma vida japonesa vale bem mais que uma brasileira e do qual uma vida americana vale mais que todas as outras… por exemplo: milhões de africanos morrem e ninguém se importa realmente com eles… agora quando um americano morre (ou americanos morrem) é aquele escarcéu todo

    Ponce de Leon

    É o que Chomsjy chama, A Manipulação do Público. Existe um forte compromisso da mídia ocidental em, acima de qualquer coisa, deixar sempre claro que existem tragédias e tragédias… quando elas atingem países da base aliada (como o Chile e aquele ridículo espetáculo midiático do resgate dos mineiros…), os números são sempre minimizados em comparação com tragédias que atingem países não tutorados pelos Estados Unidos. Se, pior, possuem tendências socialistas, usa-se a tragédia para "provar" a ineficiência dos "bárbaros" sempre classificados como pouco civilizados.

    Gustavo Xavier

    Você parece torcer para que o número de mortos seja maior…

    Se conforma cara, o número de mortos foi muitíssimo menor do que se a tragédia fosse em qualquer país de Terceiro Mundo. Compare quantas pessoas morreram nesse tsunami no Japão com quantas pessoas morreram na Indonésia no tsunami de 2004.

    Tecnologia e prevenção salvam vidas sim. As mortes na região serrana do Rio de Janeiro poderiam ter sido bem menos, se conforme com isso.

Fernando R.

Caro Azenha,
Precisamos de uma análise das contribuições colonista José Goldenberg na Globo News. E só besteira. Entre outras insanidades, está dizendo que o acidente japonês é como em Chernobil, mas como a "proteção de aço" do reator é de boa qualidade, não houve extravasamento! Disse que se ocorrer a fusão no reator será uma grande catástofre (!!!) e está confundindo "planta" com "reator". O cara é uma farsa.

FrancoAtirador

.
.
Explosão da Usina Nuclear no Japão 12/03/2011 16:50hs
http://www.youtube.com/watch?v=NlHmRXIVONI

[youtube NlHmRXIVONI http://www.youtube.com/watch?v=NlHmRXIVONI youtube]

    Fabio_Passos

    Isto é muito assustador.
    Li especulações na rede e estou com medo.

    Emanuelle da Silva

    ´´Sou de Recife e estou estremamente assustada pois e um dezastre muito grande ´´

    FrancoAtirador

    .
    .
    É preocupante, porque ainda existe a possibilidade real de que ocorra algo similar ao acidente de Chernobil.
    .
    .
    Cerca de 300 mil pessoas foram evacuadas em cinco províncias do nordeste do Japão, entre elas mais de 46 mil próximas à usina nuclear em Fukushima (norte de Tóquio), onde neste sábado aconteceu a explosão.

    A Agência Nuclear do Japão informou neste sábado que foram detectados césio e iodo radioativos perto do reator número um da usina Fukushima 1. A agência informou ainda que isto pode indicar que os recipientes com combustível de urânio dentro do reator podem ter começado a derreter.

    A Companhia Elétrica de Tóquio, operadora da usina, informou que quatro funcionários ficaram feridos.

    O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, declarou estado de emergência em Fukushima Daiichi e Daini (também conhecidas como Fukushima 1 e 2), enquanto os engenheiros tentam confirmar se houve um derretimento em um dos reatores de uma das usinas.

    Na sexta-feira, o governo japonês tinha informado que os níveis de radiação dentro da usina aumentaram quatro mil vezes. A pressão dentro de um dos seis Reatores de Água Fervente (BWRs, na sigla em inglês) na usina aumentou após o sistema de refrigeração ter sido danificado pelo terremoto. No portão da usina, a radiação aumentou oito vezes.

    Fonte: http://www.vermelho.org.br
    .
    .
    Três pessoas foram irradiadas após explosão em usina no Japão
    TÓQUIO, 12 Mar 2011 (AFP) -Ao menos três japoneses moradores de uma cidade próxima à usina nuclear que explodiu foram expostos à radiação, relatou neste sábado a imprensa local, aumentando o temor de um grande vazamento radioativo depois do terremoto de sexta-feira que abalou o nordeste do Japão.

    Essas três pessoas faziam parte de um grupo de cerca de 90 pacientes internados em um hospital da cidade de Futaba-machi e foram escolhidos aleatoriamente por médicos para serem submetidos a testes, após o incidente nuclear, informou a televisão pública NHK.

    Os médicos descobriram que eles haviam sido irradiados, acrescentaram a NHK e a agência Jiji, citando o governo local de Fukushima.

    Os pacientes esperaram os socorristas em uma escola, onde haviam sido transferidos e, em seguida, foram levados em helicóptero. Naquele momento, ocorria a explosão na usina de Fukushima Nº1.

    Os três, que ainda não tiveram idade e sexo divulgados, vão passar por uma lavagem especial para se livrar da radiação,

    Fonte: AFP

    Maria Fulô

    Prezada Emanuelle, permita-me duvidar de sua localização e origem. Se fosse mesmo de onde diz que é, diria, "Sou do Recife" e não de Recife… Brincadeirinha… Beijos.

Ponce de Leon

Azenha, me corrija se eu estiver errado…

É impressão minha ou a mídia ocidental, como sempre opera quando algum país do eixo aliado passa por uma situação de tragédia, está tentando minimizar o número de mortos? E opera no sentido oposto quando o país, de alguma forma, não serve de exemplo ao modelo americano? Algo similar ao que o nosso PIG faz com as enchentes; se é no Rio pau, se em SP pega leve…

Porque me parece inteiramente fora de propósito que um terremoto de quase 9 pontos, num país super-populoso como o Japão, que ainda enfrenta terríveis tsunamis, apresente um número de óbitos tão baixo.

Tudo bem, eles tem tecnologia avançada contra terremotos mas, ainda assim, a conta não fecha; a estrutura das cidades deve ter sido moída, e o resultado disso veremos nos próximos dias. Mas, novamente, parece que temos um enorme processo de desinformação em marcha…

    FrancoAtirador

    .
    .
    É bem isso.

    Na visão da mídia oligárquica ocidental

    O JAPONÊS DELES É MELHOR QUE O NOSSO.
    .
    .

    Gustavo Pamplona

    Ponce de Leon… involutariamente respondi seu comentário mais acima…

    Sim… a mídia está de fato minimizando o número de mortos… afinal de contas o país é desenvolvido e uma vida japonesa vale bem mais que uma brasileira.

    Convenhamos… o Japão tem 127 milhões de pessoas que vivem apertadas num arquipélago de quase 380.000 km2. O Brasil tem 192 milhões em um território de mais 8.500.000 km2

    Adriana

    Por baixo eu acho que pelo menos umas 3000 pessoas morreram. Eles estão preparados para terremotos, mas a Tsunami veio muito depressa, não deu tempo para as cidades serem evacuadas.
    Espero que o número de vítimas seja pouco, mas pelo que vi nas imagens acho muito difícil.

    Gustavo Xavier

    Quando o número oficial de mortos sair, você vai ter que se conformar que foi MUITO menos do que no tsunami de 2004 na Indonésia, e MUITO menos do que no terremoto de 2010 no Haiti.

    Desenvolvimento, tecnologia e investimento em prevenção salvam vidas sim senhor.

    Conforme-se: a tragédia na região serrana do Rio não foi apenas "natural". Poderia ter sido bem menor, se este fosse um país desenvolvido.

Leonardo Câmara

Prezados,

Está nítido que eles sentiram o golpe. Parece que ainda não tiveram condições de avaliar plenamente o impacto dessa hecatombe.

Ao que tudo indica o grande problema não foram os tremores, mas o tsunami. As imagens contidas em "http://www.youtube.com/embed/G3K1w7u04Zo&quot;, originalmente postadas pelo CDM, levam a crer que as pessoas foram pegas de surpresa pelo tsunami.

Se houvessem sido avisadas do impacto e da força desse tsunami a tempo, teriam fugido de carro. Mas percebam que muitos carros são arrastados com as casas. Isso aos 1:27s de exibição do vídeo.

A partir de 01:49 vocês vão ver pessoas circulando de carro normalmente nas vias. Aparentemente sem perceber o perigo que corriam. Alguns inclusive foram colhidos pelas vagas. Aos 06:35 e 06:53 você vê pessoas fugindo de carro a pé nas ruas (canto inferior direito da tela). Infelizmente aquelas pessoas não evacuaram o local a tempo.

Vejam o que é um trabalho jornalístico mal feito. Até agora ninguém apurou isso. Sinceramente, depois que vi essas imagens pelos ângulos corretos, me convenci que o número de vítimas fatais vai subir e muito.

FrancoAtirador

.
.
Primeiro-ministro japonês admitiu o risco de vazamento nuclear e pediu à população que observe um raio de 10 km de isolamento em torno da Usina de Fukushima

Um nível de radioatividade mil vezes superior ao normal é detectado em uma usina nuclear do nordeste do Japão, após o terremoto que abalou o país na sexta-feira, informou neste sábado a agência Kyodo, citando uma comissão de segurança.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu à população que observe um raio de 10 km de isolamento em torno da central nuclear de Fukushima, e admitiu o risco de vazamento nuclear, segundo a agência Jiji Press.

Na sexta-feira, o governo japonês declarou emergência atômica e decretou um primeiro raio de isolamento, de 3 km, em torno de Fukushima.

O ministro do Comércio Banri Kaieda admitiu que um reator apresentava excesso de pressão após danos em seu sistema de resfriamento provocados pelo terremoto de 8,9 graus que sacudiu o arquipélago.

"A pressão aumentou no contêiner do reator e estamos tentando lidar com isso", disse à AFP um porta-voz da Tokyo Electric Power Co., que opera a usina.

A Força Aérea americana enviou um líquido de resfriamento para a usina nuclear japonesa e a secretária de Estado, Hillary Clinton, afirmou mais cedo que a ação foi tomada depois de operadores da usina terem afirmado que a instalação não tinha líquido suficiente.

Fonte: AFP
.
.

Hiro

Até o momento, mais de 300 mortos e mais de 88 mil desaparecidos. Milhares de casas carregadas pelas águas como se fossem de isopor. Altos riscos nucleares. Milhares de desabrigados. 17 mil brasileiros trabalhadores na localidade. Dos trabalhadores japoneses e imigrantes, tudo perdido…
Japão, Chile, Haiti…

    Gustavo Xavier

    As casas são carregadas como isopor porque são construídas com tecnologia para isso. Ao invés de desabar na cabeça dos moradores, matando-os, elas flutuam como barcos, salvando muitas vidas de quem está dentro delas. Tecnologia serve pra isso, para salvar vidas.

Gustavo Pamplona

Ahhhh…. Nada como um terremoto para "desviar" a atenção do JN de coisas mais relevantes como o encontro da Dilma com os sindicalistas e a correção do Imposto de Renda.

Vera B Pereira

Construções — prédios grandes, pontes, etc. — erguidas em áreas sujeitas a terremotos frequentes são feitas para amenizar os abalos. E isso não é de hoje, nem específico do Japão. Em 1971, tive o azar de estar em Santiago do Chile por ocasião de um terremoto de pouco mais de 6 graus na escala Richter. O prédio, moderno para a época, também balançou sensivelmente, paredes do apartamento racharam de cima a baixo, mas o edifício não caiu, ao passo que casas nas áreas pobres foram completamente destruídas. Há 40 anos atrás, no Chile, América do Sul. É de esperar que no Japão de 2011, mesmo com 8.9 na escala Richter, houvesse construções flexíveis.

Leonardo Câmara

200 mortos? Sei…
http://www.jb.com.br/terremoto-no-japao/noticias/

SILOÉ

Quando a natureza se enfurece, não tem tecnologia avançada possível que consiga contê-la. Cabe a nós refletir e tentar amenizar essa relação.

    Marcos Freitas

    Se não fosse a alta tecnologia japonesa, o desastre teria sido muito pior.

    Tragédias podem sim ser evitadas, ou pelo menos, profundamente amenizadas, se o país não é miserável, e investe em prevenção de catástrofes.

    Se o Japão não tivesse a tecnologia de construção civil que tem, milhares de prédios teriam desabados nesse terremoto. Nenhum desabou. Quase todas as vítimas foram consequência do tsunami, e não do tremor.

    SILOÉ

    Que tecnologia japonesa consegue aguentar os abalos em suas estruturas isso é fato, mas não consegue ainda prever com antecedência a magnitude dos terremotos visto que todos estavam normalmente no local do ocorrido. Já que eles vivem em cima das placas tectônicas porque não investir em sismógrafos mais poderosos ?

    Elza

    Elza
    É isso mesmo SILOÉ. Os desastres provocados pela natureza, são formas da mesma mostrar ao homem os seus desatinos. O homem lá do Líbano q/ deve ter gostado, pois por enquanto ñ haverá bloqueio no espaço aéreo. E aí sabe Deus ele irá aprontar c/ os rebeldes.

FrancoAtirador

.
UM SIMPLES QUESTIONAMENTO

A par de toda a tecnologia japonesa aplicada à engenharia e arquitetura na prevenção a abalos sísmicos que certamente amenizam os efeitos de qualquer terremoto que ocorre no Japão,

é preciso dizer que não é apenas a magnitude do sismo que determina o grau de devastação causado pelo abalo.

Além da quantidade de energia liberada (magnitude) e sem falar nos tipos de limites de placas tectônicas, os efeitos devastadores de um terremoto, aos seres humanos, podem variar devido à localização do epicentro, à profundidade do hipocentro ou foco sísmico, ao povoamento das áreas atingidas, à infraestrutura das edificações e a fatores geológicos como, por exemplo, as condições do solo.

O epicentro deste terremoto de 8,9 na escala de Richter, que ora atingiu a costa do Japão, se localizou no Oceano Pacífico, a 170 KM da capital, Tóquio, com foco a uma profundidade de 24,4 KM.

O terremoto que devastou o Haiti, embora de magnitude 7 (que também não é pouco), teve o epicentro localizado dentro do território haitiano, a 15 km da capital Porto Príncipe, com foco a uma profundidade de 13 KM. Morreram no Haiti, devido a esse abalo sísmico, cerca 200 mil pessoas de um total de 10 milhões de habitantes.

Somente a Região Metropolitana de Tóquio tem cerca de 37 milhões de habitantes e é isoladamente a mais populosa região metropolitana do mundo.

Cabe, assim, um simples questionamento:

Se o epicentro deste terremoto de magnitude 8,9 estivesse localizado a 15 KM de Tóquio e a uma profundidade de 13 KM, quais seriam os efeitos devastadores nessa região ?

Com a palavra o dr. Tsutsui.
.
.

    Gustavo Pamplona

    Respondo… ou uma Hiroshima ou uma Nagasaki menos os efeitos da radiação, é claro.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Um terremoto de 8.9, como esse que ocorreu no Japão, libera energia equivalente a 16 MIL BOMBAS ATÔMICAS
    .
    .
    http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?pos

    Luiz Carlos Azenha

    Na mosca, FrancoAtirador. Obrigado. abs

    Marcos Freitas

    Ainda assim, os efeitos seriam bem menores que os do Haiti, pode ter certeza.

    Quase todas as vítimas na tragédia atual foram resultado do tsunami, e não do tremor em si. Quase nenhuma estrutura desabou. O problema foi o tsunami, que chegou rapidamente à costa do país.

    As construções japonesas são à prova de terremotos, ao contrário das miseráveis habitações mal-construídas do Haiti.

    O problema é que mesmo construção a prova de terremoto pode ser alagada por um tsunami.

    FrancoAtirador

    .
    .
    1) Não existe construção à prova de terremoto.
    Se uma edificação estiver situada muito próxima de onde se localiza o epicentro de um sismo dessa magnitude, não sobra nada em pé.

    2) Se o epicentro desse terremoto de magnitude 8,9 estivesse localizado dentro do território japonês, a questão do tsunami seria secundária, já que a energia liberada é de tal grandeza (equivalente à explosão de 16 mil bombas de Hiroshima) que certamente o chão se abriria de tal forma que as pessoas, ainda que estivessem fora dos prédios, seriam "engolidas" pela própria Terra.

    3) Mesmo a uma distância de cerca de 150 KM do epicentro refinarias japonesas explodiram e houve graves problemas no funcionamento das usinas nucleares.

    4) Concluindo: Um terremoto desta magnitude, com epicentro dentro do território do país, ocorrendo numa região populosa e povoada como a de Tóquio, provocaria uma devastação de vidas humanas sem precedentes.

    Gustavo Xavier

    Os prédios de Tóquio possuem molas debaixo deles, igual suspensão de carro. Eles balançam mas não caem. Os engenheiros calculam as molas justamente para resistir a terremotos de altíssima magnitude.

    Já as casas térreas, muitas certamente iriam cair (mas certamente em porcentagem bem menor do que no Haiti, já que são mais resistentes).

    Porém, só como curiosidade, gostaria de acrescentar que existem sim casas à prova de terremoto: as casas em monobloco em formato de iglu.

    Já foi provado que casas construídas em monobloco de concreto, em formato arredondado de iglu (formato de cúpula) são capazes de resistir a terremotos. Algumas casas experimentais desse tipo resistiram em um forte terremoto na Índia alguns anos atrás, quando todas as casas ao redor caíram.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Eu sinceramente não gostaria que ocorresse um terremoto de magnitude 9,

    com epicentro no centro de Tóquio e foco a 10 KM de profundidade,

    para lhe provar o contrário.
    .
    .

Marciliosp

diante disso somos insignificantes, somos parte do produto e não donos!
http://sujoseempoeirados.blogspot.com

tatiana

Sem querer diminuir a tragédia do Japão (já amplamente divulgada pela grande mídia), peço para o Viomundo (veículo alternativo) que divulgue os inúmeros protestos que estão acontecendo no meio-oeste americano em vistas da aprovação de lei cerceando a atuação de sindicatos e restringindo os direitos dos trabalhadores públicos (e, futuramente, da iniciativa privada) a negociar seus ganhos. Não há uma linha sequer na Folha, no Globo, etc. Por favor, divulguem! Estão criando uma nova ordem escravista mundial. É o nascimento da neo-escravidão.

Flavio Lima

Impressionate a confiança do pessoal de que o predio não ia cair, segurando gondolas e armarios.
Realmente o que mais causou vitimas foi o tsunami. Ai não tem tecnologia que segure.

    Marcos Freitas

    Exatamente. A tecnologia impediu que os prédios desabassem, o que tornaria a tragédia bem pior. Já o tsunami é difícil de conter.

CDM

Azenha,
Esse abaixo é o vídeo mais impressionante sobre o tsunami. Lamentavelmente será um vídeo histórico:

<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/G3K1w7u04Zo&quot; frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

    Gustavo Pamplona

    CDM… quando quiser colocar um vídeo… clique em "Embed video" no lado superior direito, copie e cole a URL da barra de endereços, não a vinculada (iframe) conforme eu vi acima, tudo bem? ;-)

    CDM

    Ôpa, agora sim:

    [youtube G3K1w7u04Zo http://www.youtube.com/watch?v=G3K1w7u04Zo youtube]

@sergiobio

Acho válidas as comparações que estão querendo fazer entre Haiti e Japão. Mas vamos nos lembrar que cada perda de vida no Haiti, no Japão ou nas rodovias Brasileiras, por si só, já é uma tragédia completa. Do jeito que estão falando aqui é como se a do Haiti fosse para se lamentar mais que a do Japão.

Marcos

"Melhores" vídeos?

ZePovinho

Entrevista com David Rockfeller

[youtube fMVL_dEWKO4 http://www.youtube.com/watch?v=fMVL_dEWKO4 youtube]

Mara Goes

Concordo com você Moésio. E, pelo que vejo e ouço, parece que o tsunami causou mais mortes do que o próprio terremoto em si.
Se fosse em outro país, mesmo nos EUA, o número de mortos seria bem maior.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube 4dAFNK01ywc http://www.youtube.com/watch?v=4dAFNK01ywc youtube]

Hans Bintje

Você pode fazer o melhor vídeo de todos, Azenha.

Nem precisa apelar para "imagens chocantes", basta pegar uma laranja e descascá-la, tomando o cuidado de tirar apenas a parte superior amarela e deixar o resto intacto.

A espessura dessa camada que você vai tirar, proporcionalmente ao diâmetro total da laranja, é muito maior que o da crosta terrestre em relação ao diâmetro total do planeta.

Francamente, num mundo tão frágil assim, é um verdadeiro milagre que a gente ainda exista.

Isso me fez lembrar de versos do Vinícius de Moraes:

"A felicidade é como gota de orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila, depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor"

trombeta

Segundo o PIG, sempre lembrando que nós brasileiros somos burros e incompetentes em tudo que fizemos, o Japão está preparado para enfrentar terremotos e demais catástrofes naturais sem maiores problemas mas não é isso que estamos vendo.

O alarme de tsunami soou apenas 1 minuto antes das águas invadirem o continente matando centenas talvez milhares de pessoas, onde está competência?

Estou solidário com o povo japonês mas chega de conversa de colonizado de que os outros são sempre melhores do que nós, mais preparados do que nós… a desgraça atinge a todos!

    André

    Na verdade o alarme para o terremoto soou 1 minuto antes.
    O alarme para a tsunami foi dado 1 hora antes e moradores receberam esse aviso inclusive por SMS.
    Pense que o mesmo tipo de catástrofe matou mais de 200 mil pessoas na Indonésia. O Japão é sim o país mais preparado do mundo para responder positivamente a catástrofes naturais. Ir contra isso é pura ignorância.
    Abraços.

ZePovinho

Agora é que a Conceição Oliveira,minha patroa e a Carla Miucci vão me chamar de "Teoria da Conspiração'…..

[youtube NSQRA6QJjmM http://www.youtube.com/watch?v=NSQRA6QJjmM youtube]

    Lucas

    Todos os outros tremores que aconteceram nos séculos passados também foram causados pelo HAARP? Se tremores houve no passado, se tremores há no presente, por que os atuais teriam esta explicação?

    Marcos Freitas

    Será?

    Já ouvi dizer que essa história de HAARP é invenção da extrema-direita americana para justificar as mudanças climáticas: elas não seriam culpa dos gases poluentes do petróleo, e sim culpa do governo de Obama, que "manipula o clima" com o HAARP.

    SILOÉ

    Não dá prá acreditar numa atrocidade dessas seria um crime contra a humanidade mil vezes pior do que a bomba atômica. É estarrecedor.

    Werner_Piana

    Acho que o HAARP tem tudo a ver. E desde quando estes "donos do mundo" se icomodam com mortandades? Desde aunei? Nunca, né – pelo menos fora das fronteiras dos EEUU… É nojento e abjeto, mas extremamente plausível e provável…

ANA

Que lição o Japão dá ao mundo!

Julio Arcoverde

"Bolívia atribui tremor ao fato de não ouvirem Morales sobre clima

Ministro da Comunicação boliviano, Ivan Canelas, culpou a industrialização desenfreada"

http://www.examenews.com/economia/meio-ambiente-e

@@@@@@@@@@@@@@@

Gênios!

Marco A.Artacho

Ainda bem que o Serra e o Kassab nunca chegaram perto do Japão! Já imaginaram se eles fossem políticos lá?

Marco.

    Frederico Francine

    Ai, então teria tsuname gigantes tododia. Eles dois só sabem criar crises!

Pedro Luiz Paredes

Daqui a pouco o Japão vai ter que comprar um fazendinha na China e se mudar.

    Toshiro

    Zé Pedro Luiz Paredes Mané. Isso que o aliados impediram no passado. Estude um pouco sobre história do Japão. Até no Brasil sobre emigrantes, eles chamavam de colonizadores,

Leider_Lincoln

E se um terremoto 8.8 no Japão mata menos de 300 pessoas, é inconcebível que chuvas matem quase 1000 ou inundem uma cidade inteira de merda, sejamos francos, né?

    Emilio Matos

    É que brasileiro joga lixo na rua…

    Jorge

    300? Procure saber o número de casas inundadas e terá uma cifra aterradora. Pelo menos umas 10.000 pessoas lá perderam a vida!

Gustavo Pamplona

Esta vai ser para levantar o "astral" dos leitores do "Vi o Mundo"!!!

Cadê aqueles "especialistas" (entre aspas mesmo!) que falavam que o Japão tem capacidade de prever desastres naturais enquanto países "em desenvolvimento" (sempre em desenvolvimento…) como o Brasil não são capazes de prever desastres naturais?

Sendo a mais recente delas a tragédia das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro?

    Luís

    Se tem "especialistas" que dizem que dá para prever quando vai acontecer um terremoto, então tem mais é que escrever """""""""""""""""""""especialistas""""""""""""""""""""" dessa maneira (com infinitas aspas).

claudio

Estou começando a desconfiar se não existe realmente a tal haarp pois no dia da furia na Arábia Saudita desvia-se o foco para o Japão.A haarp como instrumento politico.Se estou pirando não sei mas muitas coincidencias para favoreçer poucos atores.

Panina Manina

Mas isso eu vi na mídia.

Moésio Nogueira

No Haiti, um terremoto de intensidade menor do que esse matou 200 mil pessoas. No Japão, um terremoto bem mais forte que o do Haiti, não mata nem 200 pessoas.

E depois dizem que o aconteceu no Haiti foi uma tragédia "natural". Nada de natural, foi uma tragédia social.

    Nanda

    Com o detalhe de que no Japão, daqui a pouco, já vai estar tudo reconstruído, enquanto se vê no Haiti, até hoje, a tentativa de retirada de escombros pelas pessoas com as próprias mãos…

    Silvio I

    Nanda:
    Quantos anos os EUA chuparão a sangre de Haiti? Japão e uma cultura milenar e uma potencia econômica.

    Anita

    Não só os EUA chuparão o sangue do Haiti, mas infelizmente o Brasil também está querendo a sua parte do bolo… e se querem teorias da conspiração, pois bem, dizem que estamos lá e eles também por conta de possíveis reservas de petróleo do tipo "pré-sal"… é mole?

    Jorge

    Rapaz, qual o valor que os estragos fizeram no Japão? Esse acontecimento levou inoperante economia japonesa ao fundo do poço.

    Gustavo Pamplona

    Amigo… as construções japonesas são feitas de maneira a suportar impactos de grande magnitude… diferentemente das do Haiti…

    E não se esqueça do HAARP, uma das "teorias conspiratórias" que volta e meia aparecem no "Vi o Mundo" em especial nos comentários do Aldo Luiz. :-P

    eduardo

    Concordo. Mas essa informação de 200 mortos é um chute sem par desses que as cadeias de tv americanas gostam de por no ar. Se você viu as imagens dá para sentir que os números definitivos ainda vão custar a serem somados. Fala-se em 90 mil desaparecidos…

    Junior

    Temos que levar em consideração que o Japão já está "acostumado" com isso e já tem todo um sistema preparado pra esse tipo de emergência com abrigos e tudo mais. Mas não deve ser tão comum um terremoto dessa magnitude. Já no caso Haiti não tem estrutura nem para os habitantes sobreviverem no dia-a-dia. O que não deixa de ser uma tragédia social sim.

Deixe seu comentário

Leia também