Altamiro Borges: 60 mil professores decidem continuar a greve, criticam manipulação da mídia e vaiam Alckmin e Globo

Tempo de leitura: 3 min

0 9 30 56 59

Fotos: Apeoesp

Altamiro Borges, em seu blog

Uma passeata com 60 mil professores tomou as ruas centrais da capital paulista na tarde desta quinta-feira (2). Alegres, irreverentes e pacíficos, os grevistas criticaram a intransigência do governador de São Paulo — “uma vaia para o Geraldo Alckmin” — e expressaram sua indignação diante da cobertura “jornalística” das emissoras de rádio e televisão — “uma vaia para a Globo”, grita um líder no caminhão de som e milhares repetem “fora Rede Globo, o povo não é bobo” e “A verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”.

Do helicóptero da emissora, o domesticado repórter informa que a passeata reúne “uns 500 professores” e não dá detalhes sobre a combativa mobilização da categoria.

Antes da passeata, na assembleia realizada no Masp, na Avenida Paulista, os professores aprovaram por unanimidade a continuidade da paralisação.

“A greve continua. Alckmin, a culpa é sua”! Em uma nova rodada de negociação, o governo do PSDB voltou a rosnar arrogância e manteve a sua postura intransigente e autoritária.

Os professores reivindicam melhorias nas condições de ensino — centenas de escolas foram fechadas nos últimos anos, as salas estão superlotadas e falta até papel higiênico nas unidades de ensino.

Os grevistas também exigem aumento salarial e melhores condições de trabalho.

A manipulação da mídia privada, que tenta invisibilizar a poderosa greve dos professores e blindar o tucano Geraldo Alckmin, não desanima os grevistas.

Apoie o VIOMUNDO

“Estamos de alma lavada. Mostramos mais uma vez a força e a organização da categoria”, afirma Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, presidenta da Apeoesp.

Para ela, a postura dos jornais, revistas e emissoras de rádio de tevê, sempre contrária às lutas dos trabalhadores, confirma a urgência de medidas para democratizar a mídia no Brasil.

No caso da TV Globo, quando da marcha golpista de 15 de março, ela até alterou a sua programação para incentivar a participação num ato que pregava o impeachment da presidenta Dilma e, inclusive, a volta dos militares ao poder.

Artistas globais ajudaram a convocar o protesto e a emissora, unida ao comando da Polícia Militar, espalhou a mentira de que a marcha reuniu mais de 1 milhão de pessoas.

Agora, no caso da passeata dos docentes em greve, o repórter domesticado fala em “500 presentes”. Não é para menos que um dos slogans mais gritados na passeata desta quinta-feira foi o “Fora Rede Globo”

Leia também:

Antônio David: Estadão diz que falar em resistência à tentativa de golpe é ‘ameaçador‘; apologia de golpe, não

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rodrigo Sérvulo da Cunha

ENTIDADES E CIDADÃOS ASSINAM MANIFESTO DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES (http://advdem.blogspot.com.br/2015/04/entidades-e-cidadaos-assinam-manifesto.html)

Manifestamos nosso irrestrito apoio ao movimento grevista dos professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, deflagrada no dia 13 de março de 2015.

É inegável a triste, alarmante e caótica situação da educação pública, que vem sendo sucateada há tempos, comprometendo a qualidade do processo pedagógico. A categoria aguarda há anos, sem sucesso, o atendimento de sua pauta de reivindicações para a melhoria das condições de trabalho e da educação.

Como é de conhecimento público, o Governo do Estado de São Paulo fechou cerca de 3.400 salas de aula, superlotando as que restaram e deixando mais de 20 mil professores desempregados.

Nesse contexto, as entidades e cidadãos que assinam o presente manifesto se solidarizam com a luta dos professores grevistas, contra a precarização de direitos, os baixos salários e o sucateamento da educação, reforçando a solicitação de abertura das negociações de todas as reivindicações imediatamente.

Pela valorização de todos os educadores e educadoras!

Pela valorização da educação!

Entidades

Afropess
AJD – Associação dos Juízes pela Democracia
Campanha DeseducadoSP
Casa Amarela
CEDEM
Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada
Clínica do Testemunho
COADE – Coletivo Advogados para a Democracia
Coletivo Frei Tito Vive
Comissão da Verdade – Advogados para a Democracia
Cursinho Popular Pré-universitário Psico/USP
Instituto Sedes Sapientiae
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Observatório da Mulher
Organismo Parque Augusta
Sintusp
UNESP

Cidadãos

Adriano Diogo, geólogo e ex-deputado estadual (SP)
Anna Maria Martinez Correa, historiadora
Bemvindo Sequeira, ator
Carlos Giannazi, professor, mestre em educação, doutor em história e deputado estadual (SP)
Cesar Cordaro, advogado e coordenador da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo
Conceição Oliveira, educadora, blogueira (Maria Frô)
Cristina Pretti, arte-educadora e artista Plástica
Dojival Vieira, advogado e jornalista
Edgard Scandurra cantor, compositor, guitarrista e baterista, integrante da banda de rock Ira!
Eduardo Suplicy, economista, professor universitário, secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e ex-senador
Fábio Konder Comparato, advogado e filósofo, professor da Faculdade de Direito da USP
Fernanda Mazzafera , advogada
Fernando Fontana, jornalista, repórter e apresentador da RedeTV
Frei Betto, escritor
Iberê Bandeira de Mello, advogado
Júlio Lancellotti, pedagogo, teólogo e vigário episcopal do povo de rua
Leci Brandão, cantora, compositora e deputada estadual (SP)
Luciana Sérvulo da Cunha, professora e diretora de TV
Maria Aparecida Segatto Muranaka, professora, doutora da UNESP de Rio Claro
Maria do Rosário Martinez Correa, artista plástica
Nanda Mazza, advogada, cantora e compositora
Paula Salvia Trindade, psicóloga e psicanalista
Rachel Moreno, psicóloga e pesquisadora
Rodrigo Sérvulo da Cunha, advogado e cientista social
Sergio Amadeu da Silveira, cientista social e professor da UFABC
Taciana Barros, música
Terezinha Vicente, jornalista
Zé Celso Martinez Correa, ator e diretor de teatro

Assine o manifesto enviando nome, profissão e entidade da qual participa no e-mail: [email protected].

Urbano

Eis-me aqui numa breve volta de onde não saí. Meus sinceros cumprimentos para Azenha e Conceição, assim como toda a equipe do VIOMUNDO, bem como a todos os seus leitores. Estou de passagem só para dizer que estou sendo sacaneado (não há outra palavra como alternativa) pela operadora de celular que utilizo (podendo ser até algum gaiato que nela trabalhe). Vou procurar, na maior polidez, consertar o que já vem a ser o segundo caso. Numa terceira situação, voltarei aqui e informarei o nome da operadora. Para se que se tenha uma ideia, estão até mesmo deixando de enviar uma ou outra conta do mês (quiçá esteja sendo encaminha, mas sendo confiscada no caminho) para me criar embaraços. Também, estão acontecendo coincidências de encontrar desconhecidos (o último mais parecia um guarda roupas de seis portas e todas abertas) pelas ruas e que a troco de nada puxam conversa sobre política, inclusive me perguntando o que acham não do Eterno Presidente Lula e da Presidenta Dilma, mas tão somente dos adversários políticos destes no âmbito local. Diante do ocorrido, eu só tenho a dizer para essa gente que: se há bandido nos assuntos políticos comentados por mim durante algum tempo, certamente não cabe a mim a pecha.
Um abraço e o desejo de um eterno tsunami de Luz para todos.

almeida

a questão é que o pt ajudou no estabelecimento do piso nacional dos professores e investiu muito mais que os tucanos na educação com o dinheiro do pré-sal não resolverá o problema de imediato,por causa do descaso de longo tempo,e da complexidade em atender 5.500 municípios,aqui,no município ,já têm ônibus escolar padronizado que transporta as crianças da zona rural.

Cibele

Uma categoria que não consegue se unir para votar em peso CONTRA o PSDB, e isso há vinte anos! Agora reclamem, de que adianta reclamar da Globo e do governador e não fazer a sua parte na eleição?

Cláudio

Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
.
* 1 * 2 * 13 * 4 *************
Um poema (acróstico) para Dilma Roussef, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
.
************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
.
************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.
.

C.Paoliello

Mágico profissional contratado pela PM-SP colocou “um milhão” na av.Paulista dia 15/03:

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/PM-de-Sao-Paulo-contratou-magico-para-calcular-numero-de-manifestantes-de-oposicao-/4/33183

Euler

E por falar em Rede Globo… dizem que a Operação Lava Jato, do juiz Moro, da Globo, causará prejuízos na economia do país em torno de R$ 90 bilhões. Quem vai pagar esta conta? São milhares de desempregos gerados, com prejuízos para a Petrobras, para a indústria naval e da construção civil e para a economia do Brasil. R$ 90 bilhões são mais do que toda a economia prevista pelo ajuste neoliberal e levyano do governo Federal.

O esquema montado pelo juiz Moro, delegados e promotores federais do Paraná e pela Globo, que premiou o juiz que premiou meia dúzia de bandidos delatores, foi atrás de R$ 2 bilhões em propinas. E causou um prejuízo de R$ 90 bilhões ao país, graças à novela sensacionalista e espetaculosa montada pelos estúdios na Globo. E que quase custou a reeleição da presidenta Dilma; colocou o país em crise, e hipnotizou os 200 mil da Paulista, que pedem intervenção militar e combate seletivo à corrupção. Doação legal para o PT, não pode; para os tucanos, pode. Sonegação de impostos, pode; Operação Zelotes e HSBC, ninguém sabe, ninguém viu, pois se não apareceu na Globo, não é notícia. Pelo menos para os 200 mil da Paulista.

E assim caminhamos nós, prisioneiros de uma máfia midiática que trabalha contra o país e a serviço de grupos de rapina externos e internos. Até quando?

Costa

75 % DE AUMENTO eu também quero!

    abolicionista

    75% de reajuste, néscio. Professor, outrora, ganhava o salário equivalente ao de um juiz. O sono da razão realmente produz monstros. E fascistas. A rodo.

    abolicionista

    Além disso, se não fosse completamente ignorante, você saberia que a greve também como meta melhores condições de trabalho, com salas de aula menos superlotadas e material de apoio. Mas você não está nem aí, não é? Quer mais é que os pobres se danem, conheço bem o seu tipo.

    Lukas

    Abolicionista, por que os governos do PT, a começar do federal, não dá aumentos significativos aos professores?

    Como sempre, vocês estão se lixando para os professores, querem apenas desgastar um governo tucano.

    É só politicagem.boli

    Betinho

    Em Campinas uma prefeita do PT criou o chamado plano de cargos e salários. O PSDB (leia-se Carlos Sampaio) derrotou na justiça esse plano, pois já se considerava eleito (tucano aumentar salário nem pensar…). Mas quem ganhou a eleição (Dr. Helio do PDT) fez pequenas mudanças e implantou o plano. Os professores municipais foram muito valorizados e hoje ganham mais de o dobro dos estaduais. Caso os professores do estado recebessem 75% (o que jamais vai ocorrer) ainda assim ganhariam bem menos que os da rede municipal de Campinas. Mesmo assim, a maior parte dos funcionários municipais, incluindo os professores, é tucana convicta, graças à mídia “isenta”, com destaque ao jornalzinho local. A cassação do prefeito (PDT) e vice (PT) com base na já manjada delação premiada de um “corrupto arrependido” também contribuiu para eleger o atual prefeito do “ps(d)b”, que derrotou o candidato do PT que era muito melhor e que apesar de desconhecido no início da campanha teve votação muito expressiva.

    Julio Silveira

    Depois de ver o que fez o Tarso Genro no RS, depois de criar um piso nacional dessa categoria enquanto ministro, não tenho com discordar do Lukas, neste ponto. Mas discordo em vários, como por exemplo que a politicagem venha apenas do lado do PT contra os tucanos de São Paulo, passando a impressão de ser este um excelente governo, e que a Globo faça só seu trabalho como imprensa, isenta, para o bem do Brasil. Isso me soa como piada.

Lukas

O verdadeiro “povo”: contra os tucanos e a Globo.

Wagner Oliveira

A Apeoesp tem que marcar as assembleias em frente à globo, revezando um grupo grande 24h/dia.

renato

Um momento de pausa.
A dor de um paí que perde o filho é lacinante.
Sexta Feira Santa…e pascoa, pedem reflexão..
Paz a todos..

    abolicionista

    Curioso que ninguém para nada quando quem perde o filho é o pobre trabalhador. Perdi muitos alunos para a PM de São Paulo e nunca saiu nem nota no jornal.

Julio Silveira

O problema é que essa turma de gente educadora é muito pouco esclarecida politicamente. Basta o governo, que ora criticam, lhes adoçar com algum pequeno beneficio, que logo se entregam. E, daqui a pouco, no momento em que podem mostrar sua irritação, já estão todos bem acomodados, aconchegados em suas mesas na classe, como gatos gordos e via de regra dando sustentação a seus desprestigiadores. Os politicos sabem jogar, e sabem com quem jogam e como, jogam com a pouca memoria dos brasileiros, não sei se ajudam nisso com algum produto quimico, rsrsrs, mas eles nunca se decepcionam.

sergio

Não e só a globo todas a emissoras de televisão e jornais estão com o PIG.

Marat

Ótimo… por mais que tentem sofismar e tergiversar, eles não podem com a verdade…

mineiro

essa passeata teve muito mais gente do que a passeata dos zumbis golpistas. teve ou nao teve. a diferença é que essa nao teve cobertura midiatica golpista. nao um piguento sem vergonha falando alguma coisa sobre essa passeata, a diferença so esta nisso. mas que teve mais gente teve, so olhando essas fotos ja deu para perceber que teve mais gente. e o pig vai mostra isso? mais nunca que vai. mas se aparecer dez zumbis golpistas eles manipulam que tem um milhao.

    Fabio SP

    Coitado, ainda é cego!!!

Fabio SP

60.000? Pelos cálculos do Datafolha tinha 2 a 3 milhões!!!

    Julio Silveira

    Essa foi genial Fabio. Rsrsrsrs. É bem por aí.

    Almir

    Por que você não já pegou o beco direto pra Miami? Já sei: eles não te aceitam lá nem pra lavar penico.

    Julio Silveira

    Almir, não sei se foi essa a intenção do Fabio, mas isso tem duplo sentido. Eu entendi uma critica ao super faturamento da folha. Depedendendo lado que se olha, o Fabio pode ter sido uma besta, se sua intenção foi criticar os numeros observaveis, e coerentes expressos na informaçãodo blog, ou um genio, se sua intenção foi mostrar a correlação observavel, e incoerente, mostrada nos numeros da Folha. Sds.

Deixe seu comentário

Leia também