NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SOBRE A RESISTÊNCIA DO POVO KAIOWÁ DE MATO GROSSO DO SUL
O Partido dos Trabalhadores apoia a determinação dos indígenas Kaiowá, de resistir à tentativa de retirada de sua terra tradicional Pyelito Kue, em processo de regularização fundiária pelo Governo Federal.
A luta dos povos Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, pela ocupação de suas terras tradicionais, é uma determinação legítima, que resiste a todo o tipo de violência, como assassinatos, suicídios, torturas, trabalho escravo e desnutrição.
É justo que a população indígena das etnias Guarani e Kaiowá — de 45 mil pessoas confinadas em pequenas áreas na região do Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul — lute pela ocupação e pelo reconhecimento de seus territórios tradicionais.
Atendendo à reivindicação desses povos, o Governo Lula instituiu seis Grupos de Trabalho (GTs) em 2008, para a identificação e delimitação de terras guarani-kaiowá no Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
O Aty Guasu (Grande Assembleia dos Povos Kaiowá e Guarani), realizado em julho deste ano, acordou com o Governo Federal novos prazos para entrega e aprovação dos estudos antropológicos de seus territórios.
O PT reafirma seu compromisso com a transformação das relações da sociedade e do Estado brasileiro com os povos indígenas, baseadas no respeito à sua autodeterminação e na demarcação de suas terras.
Neste sentido, o PT se solidariza com o povo Guarani-Kaiowá quanto à sua luta pela retomada de suas terras e a necessidade de se fazer cumprir os prazos acordados para o adequado encaminhamento do processo de regularização fundiária das suas terras tradicionais.
São Paulo, 30 de outubro de 2012
Rui Falcão, Presidente nacional do PT
Apoie o VIOMUNDO
Renato Simões, Secretário nacional dos Movimentos Populares
Leia também:
A morte coletiva dos Guarani Kaiowá
O discurso de vitória de Fernando Haddad
Bonifa: Só carisma de Lula não basta para vencer no NE
Leitores atribuem derrota do PT em Salvador a Jaques Wagner
Merval Pereira: O mito e os fatos
Vereador sugere que Serra vem aí
PT mantém cinturão vermelho em SP
Comentários
Dom Pedro Casaldáliga é ameaçado por invasores de Marãiwatsédé « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Piero Locatelli: PSOL dialogará com Sarney, cogita elo com parte do DEM e apoio ao PT « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Rui Falcão, a Globo e o mensalão do PSDB « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Ava Taperendi: Tentamos falar com a presidenta e os ministros do Supremo, nenhum nos recebeu « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Pública: Governador zombou de pedido dos Guarani « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Universidade Federal de Campinas é pra valer ou só promessa de campanha? « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Carta à Dilma: Omissão do Estado brasileiro é tão criminosa quanto violação dos direitos dos kaiowá « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Paulo Metri: Inaugurada a temporada de caça ao petróleo brasileiro « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Mardones Ferreira
Oportunismo barato. Falta de respeito.
Tarso de Melo: Ser índio em tempos de mercadoria « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Juliana Araujo
Sou petista, mas também concordo que vocês, PTs, demoraram demais para lançar essa nota de apoio…
Francamente: as coisas precisam chegar a este ponto com os índios?
Atenção, porque sem verdadeiro e efetivo apoio E AÇÃO a favor dos índios, o PT vai começar a perder força entre os seus simpatizantes (aliás, já começou há alguns anos).
MPF: Redes sociais ajudaram a alcançar resultado « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
AlceuCG
Eu sou sulmatogrossense e sempre morei aqui na região de Dourados. Constatei que não tem nenhuma assinatura de petistas que deteem cargo político aqui no estado; de vereador a senador, nada. Agora, quando é pra defender os latifundiários tem petista que vota a favor do famigerado novo Código Florestal, como é o caso do vander loubet.Dourados há alguns anos atrás era considerada o santuário do PT idealista em MS, que acreditava na lealdade da sua política em benefício dos desprotegidos socialmente. Mas aí o “petista” laerete tetila se elegeu prefeito e sabe o que ele conseguiu nos seus 8 anos de mandato? Transformar o PT num penduricalho do dem; afastar definitivamente a verdadeira militância de qualquer atividade política, pois o tetila e sua quadrilha, apossaram-se da prefeitura, trabalhando diligentemente para acabar com o PT, aquadrilhados com o senador “petista” delcídio do amaral. A filiação ao PT desse delcídio foi o maior e fatal erro político do ex-governador Zeca do PT. Hoje o PT em Mato Grosso do Sul é um nada, a militância sincera, na qual me incluo, quer distância dos manda-chuvas do partido e graças ao Deus Desconhecido, o chefão-mor que governa o estado não conseguiu eleger seu candidato para prefeito da capital. Espero que esse seja o início da decadência dessa quadrilha pmdbtucana que está acabando com o nosso estado.
AlceuCG.
Liminar suspende expulsão dos Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] PT se posiciona contra confinamento dos Kaiowá […]
Deixe seu comentário