PSDB confirma recurso da oposição ao STF e tentativa urgente de mudar regimento; Damous diz que manobra pode levar Cunha à prisão
Tempo de leitura: 4 minOs líderes da oposição, Cunha e Gilmar: é tudo a mesma sopa
Câmara vai questionar Supremo sobre decisões relacionadas ao novo rito do impeachment
22 de dezembro de 2015
A Câmara dos Deputados entrará com os chamados “embargos” para esclarecer dúvidas da decisão do Supremo Tribunal Federal em relação ao rito do impeachment. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) após reunião de líderes partidários com o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
“A Câmara só deve retomar o tema impeachment quando o julgamento do STF estiver concluído”, explicou o líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE). Os embargos serão apresentados em fevereiro, após a publicação do acórdão do STF que anulou, na semana passada, o rito adotado pela Câmara. “O fato é que a decisão sobre o impeachment vai levar mais tempo do que o governo imaginava”, completou Bruno.
Segundo o tucano, diversos pontos serão questionados. Um dos mais importantes diz respeito à composição da comissão especial que analisará o impeachment. Em sua decisão, o Supremo considerou inválida a eleição de uma chapa avulsa. Segundo a corte, só pode haver uma chapa – a indicada pelos líderes partidários.
Para Bruno, em uma Casa de natureza política como a Câmara, onde é natural a disputa de posições, é grave essa decisão de limitar a criação de chapas avulsas. Há dúvida do que aconteceria se os deputados rejeitassem a chapa apresentada pelos líderes, por exemplo.
“Vamos pedir ao STF que, com a mesma brevidade com que votou a ação que questionou o rito do impeachment, aprecie também os embargos de declaração”, disse o líder da Oposição. No campo legislativo, haverá coleta de assinaturas para tramitação, em regime de urgência, do projeto do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) que deixa claro no regimento a possibilidade de candidatura avulsa. “Nós apostamos que o bom senso fale mais alto e, antes de uma decisão legislativa em relação a isso, possamos apostar que a Corte, ao analisar este ponto, não suprima do Parlamento este tipo de disputa”, reiterou Bruno.
Apoie o VIOMUNDO
*****
Tentativa de ressuscitar candidatura avulsa na Câmara é uma afronta ao STF, afirmam petistas
Segunda, 21 Dezembro 2015
por Héber Carvalho, no PT na Câmara
Os deputados petistas Paulo Pimenta (RS) e Wadih Damous (RJ) classificaram de afronta, casuísmo e desrespeito a tentativa da oposição – com apoio de aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – de burlar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou ilegal o lançamento de candidatura avulsa para a eleição dos membros da Comissão Especial do impeachment.
Na última sexta-feira (18), um dia após a decisão do STF, o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), apresentou um projeto de resolução que altera o Regimento Interno da Câmara permitindo chapa alternativa na eleição do colegiado.
Ao declarar que essa ação é “uma afronta ao STF”, os parlamentares petistas afirmaram que se o “drible” ocorrer será contestado pelo PT.
“Qualquer tentativa de driblar a decisão do STF será considerada por nós do PT um golpe, um casuísmo e umadesobediência à ordem judicial. Se preciso for vamos ao STF denunciar essa manobra tantas vezes quantas forem necessárias, porque ao que parece não há limites da parte dos golpistas que agora tentam algo jamais visto, afrontar uma decisão do STF e o próprio Estado Democrático de Direito”, afirmou Pimenta.
Na mesma linha, o deputado Wadih Damous disse que, se o presidente da Câmara colocar o projeto em votação, estará incorrendo em crime de desobediência à ordem judicial, podendo até mesmo ser preso pelo ato.
“Se isso ocorrer, nós estamos prontos para denunciar a manobra junto à Procuradoria Geral da República e ao próprio STF para que tomem as medidas cabíveis. Dessa vez, a tentativa de mudar as regras do jogo com a partida em andamento, patrocinada pela oposição em conluio com Eduardo Cunha, pode levar o presidente da Câmara à prisão”, alertou.
Histórico – No dia 8 de dezembro, em votação secreta no plenário da Câmara foi eleita, por 272 votos a 199, uma chapa alternativa de deputados de oposição e dissidentes da base aliada para a comissão especial responsável por elaborar parecer sobre a abertura ou não de processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.
A ação foi muito contestada por ferir o Regimento Interno, que não permite chapa alternativa para eleição de comissão especial, cabendo a indicação de membros aos líderes das bancadas partidárias. Por conta disso, o PCdoB entrou no mesmo dia com uma ação no STF, acatada em parte pelo ministro Luiz Fachin, do STF, que suspendeu a eleição.
Na ultima quinta-feira (17), após analisar o mérito da ação, o STF decidiu que a escolha para a comissão tem que ser feita mediante votação aberta e sem candidaturas avulsas.
PS do Viomundo: Como alertamos aqui, quando muita gente tratava como desabafo declaração de Gilmar Mendes à rádio Jovem Pan, segundo a qual o STF está se tornando uma corte “bolivariana”: Gilmar estava dando o passo seguinte no confronto político, em nome da oposição.
Trata-se de denunciar a Corte “por dentro”, para constranger/influenciar ministros. São os ministros que vão decidir sobre o afastamento do próprio Cunha — do mandato e da presidência–, os mesmos que julgarão os recursos da oposição. Investindo num confronto entre os poderes, para o qual pode contar com a mídia, a oposição tem três objetivos:
1. Adiar a instalação da comissão do impeachment, aprofundando a crise política num momento de intensificação da crise econômica;
2. Ganhar tempo para que, com isso, as manifestações de rua ganhem tração;
3. Provocar uma rebelião contra os líderes partidários em nome das bancadas, sob o argumento de “defender” a Câmara contra interferência indevida do STF; é a “cobertura” para que deputados sob suspeita votem pelo impeachment, quando na verdade desejam derrubar Dilma para enterrar a Operação Lava Jato e seus desdobramentos;
4. Com isso, a oposição reduz a margem de manobra do governo Dilma para frear o processo na Câmara (precisa de 171 votos, calcula que teria em torno de 220 no dia de hoje).
Leia também:
PSDB acusou governo federal de fazer o que ele, PSDB, fez: barrar CPI da Petrobrás
Comentários
FrancoAtirador
.
.
Correção ao PS ‘Item 4’: São Necessários 172 Votos (1/3 x 513 + 1)
.
.
Urbano
Nem os integrantes de siglas bandidas mais conhecidas, que nem sequer recebem qualquer provento do erário público brasileiro, conseguem impingir maior mal do que os escroques da oposição ao Brasil. Volto a alertar para que nunca e tempo algum venham a confundir os crápulas que compõem a oposição ao Brasil, dos íntegros da Oposição íntegra e republicana. Também, é vital que se distinga os quatro poderes escroques da oposição ao Brasil, dos três Poderes da República do Brasil.
FrancoAtirador
.
.
Mensagem ao Senador do Golpe
.
(https://youtu.be/-3gAJeLnlss)
.
.
FrancoAtirador
.
.
Relator na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional
.
defende a Aprovação das Contas da Presidente da República.
.
O Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) apresentou parecer favorável à aprovação, com ressalvas, das contas da presidente Dilma Rousseff no ano de 2014.
.
O relatório, assim, contraria recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU),
que, em outubro, rejeitou por unanimidade as contas da presidente.
.
Questionado sobre a decisão de contrariar a posição unânime do TCU, que recomendou a rejeição das contas de Dilma, o relator da matéria lembrou que o tribunal é um órgão de assessoramento do Congresso e suas decisões apenas orientam a deliberação dos parlamentares, mas não precisam necessariamente ser confirmadas.
.
Gurgacz explicou que, durante a elaboração do relatório, também ouviu técnicos da Advocacia-Geral da União (AGU), do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das consultorias da Câmara e do Senado.
Além disso, consultou Juristas.
.
Todos esses interlocutores, segundo ele, se opuseram ao parecer do TCU.
.
— O TCU teve a sua posição e os demais órgãos e segmentos tiveram uma posição contrária.
Não podemos esperar que só o TCU tenha a verdade. O contraponto tinha que acontecer, e aconteceu.
.
Para Gurgacz, a unanimidade no julgamento das contas pelo TCU foi fruto de uma “questão política”.
.
O texto de Gurgacz deverá ser analisado até março pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).
.
(http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/12/22/acir-gurgacz-recomenda-aprovacao-das-contas-de-dilma-em-2014)
.
.
Cláudio
:
.:.
: * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
.:.
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
roberto
Porque o Cunha ainda não está preso por propinas,lavagem de dinheiro e roubos de USD 5 milhões, depois outros 5 ,depois mais 45…..?
Chiii…..perdi a conta.
Deixa eu pegar a calculadora aqui do lado. Quando será que ele deve roubar mais para ir preso? 1 Bilhão, 2 Bilhões??
C.Paoliello
Globo, principal aliada de CUnha, recebe milhões de prefeitura para nada e passa batido pelos nossos blogs:
http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/12/fundacao-roberto-marinho-ganha-r-56-mi-da-prefeitura-para-gerir-museus-que-estavam-em-construcao-4022.html
titus
hoje em dia e bem mais facil nem precisa carregar maletas transferencia bancaria e suficiente….
Que vergonha me da! vem com conversa merdas ismos.. tudo papo furado….
Em depoimento a Comissão Municipal da Verdade de São Paulo o coronel
reformado Erimá Pinheiro Moreira, relatou que o então presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Raphael de Souza Noschese, ofereceu US$1,2 milhão (1 milhão e duzentos mil dólares) ao general Amaury Kruel (comandante do II Exército), para que apoiasse o golpe militar. uma reunião entre Raphael Noschese e Amaury Kruel, ocorrida no dia 31 de março de 1964. Segundo o coronel, três homens acompanharam o encontro, sendo que os três levavam maletas que estavam cheias de dinheiro.
Ate tu juscelino,,,,,
O informe do embaixador dos EUA no Brasil deixava claro o rompimento do ex-presidente, e então senador Juscelino Kubitschek, com o presidente João Goulart (seu ex-vice), e expunha a sua aberta colaboração com o Departamento de Estado norte-americano, monitorado naqueles dias diretamente pelo presidente Lyndon Johnson, por telefone, de seu rancho no Texas.
Na tarde do dia 1o de abril de 1964, o subsecretário de Estado norte-americano, George Ball, atualizava-se com Gordon sobre a situação no Brasil e traçava as variáveis para o sucesso dos “revoltosos / golpistas”. Segundo essas conversas, um apoio declarado dos EUA fortaleceria o movimento pró-Goulart. (da carta capital)
STF – JUSTICA…..
Lorota.. prenderam o Delcidio contra a lei e nao me venha dizer que foi flagrante!
foi porque o bichinho citou-os assim comprometendo-os entao o delcidio que nao e besta desmente tudo que foi gravado… da mesma forma poderiam ter preso o cunha mas nao o cunha tinha sua utilidade….agora nao tem mais fora cunha os restantes golpistas continuaram o trabalho….a agonia continua o povo se revolta contra o governo e os abutres tomam o poder (golpe suave) esta escrito no manual do departamento de estado pergunte ao moro ele esteve la….(fazendo cursinho)….deixa de ser besta a unica forma e desmascara-los…pois os seus serventes estao no congresso no MP no STF na PF e talvez no executivo pergunte ao samuel pinheiro…ou ao moniz bandeira…ou olhe ao redor do brasil quantas bases gringas tem……
e uma pena que os jornalistas nao conectam os dots.
Mauricio Gomes
Esses miseráveis farão de tudo para procrastinar o impeachment com o objetivo de dar tempo de ferrar ainda mais com a economia e, consequentemente, com o humor do povo. Vão bombardear em todos os canais e jornais a nova manifestação fascista e golpista em março do ano que vem, para reunir o maior número possível de golpistas nas ruas e no congresso. Essa oposição é vergonhosa, e o STF dá sua contribuição ao deixar o CÚnha solto…
FrancoAtirador
.
.
Chico Buarque de Holanda sofre Agressão Gratuita*
.
de Grupo de FreiKorps Tucanos, no Rio de Janeiro.
.
*Ou em troca do Dinheiro da Máfia do Cunha.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/chico-buarque-e-hostilizado-no-rio-petista-vai-morar-em-paris)
.
.
Mauricio Gomes
Eu como carioca fico envergonhado desses fascistas asquerosos. Sorte deles que o Chico é pacífico e tirou de letra, haja saco pra lidar com mulas como essas.
Deixe seu comentário