Presidente da CUT promete enfrentar golpe “de arma na mão”, mas movimentos cobram de Dilma adoção do programa com o qual ela foi eleita
Tempo de leitura: 4 minEntidades rechaçam golpismo e cobram de Dilma agenda vencedora em 2014
Em encontro com centenas de representantes de movimentos sociais, Dilma é cobrada por retomada de projeto que defendeu nas eleições e afirma que “nunca mudou de lado”
por Eunice Pinheiro, para a RBA publicado 13/08/2015 20:33, última modificação 13/08/2015 21:03
Brasília – “Eu sei de que lado estou. Na minha vida, já mudei muito. Às vezes para melhor, outras, segundo algumas pessoas, até para pior. Mas eu nunca mudei de lado”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante encontro com os movimentos sociais, realizado nesta quinta-feira (13).
Na reunião, foi anunciada a criação, em setembro, do Fórum Nacional de Debates sobre Trabalho, Renda, Emprego e Previdência Social, que será mais um canal de diálogo do Executivo com os movimentos sociais.
Dilma afirmou que está tomando medidas para que o país volte ao caminho do crescimento e que está na presidência para resolver todos os problemas do país até 31 de dezembro de 2018, quando deixará o governo. A presidenta voltou a citar os versos do compositor Lenine: “quando a lida está má, a gente enverga, mas não quebra”.
A presidente foi recebida por centenas de representantes de movimentos sociais, que gritavam palavras de ordem, como “não vai ter golpe”. Em seguida, líderes das entidades sociais apresentaram os assuntos de maior importância para cada segmento.
Um item foi quase unânime: a retomada do projeto debatido durante a campanha eleitoral e que a diferenciou do projeto representado por seu adversário, Aécio Neves (PSDB).
“Foi aquela agenda que nós elegemos. Este ajuste fiscal, como está sendo posto, não condiz com o programa que elegemos. Este programa econômico é neoliberal e está alinhado com as políticas norte-americanas”, disse Alexandre Conceição, um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para ele, a reunião com a presidenta foi importante, porque os movimentos puderam passar recados tanto para o governo, como para a oposição que hoje tenta articular um golpe.
Apoie o VIOMUNDO
O repúdio à ameaça de golpe foi outro ponto comum em todas as falas dos líderes de entidades. “Golpistas, nós somos construtores da democracia. Nós iremos para as ruas, entrincheirados, se necessário. Nós seremos o exército que vai enfrentar a burguesia nas ruas”, afirmou Vagner Freitas, presidente da CUT, aplaudido de pé pelos militantes.
Freitas enfatizou, a cobrança dos movimentos sociais para que o governo Dilma ouça mais a base social que a elegeu e retome a “agenda vencedora” em 2014. “É para nós que estamos aqui que a senhora tem de legislar”, alertou. O presidente da CUT associou a ampliação do apoio social ao governo também à forma como conduzirá a recuperação da economia.
“Ajuste fiscal é reforma tributária que reduza a carga de impostos pagos pelos mais pobres e aumente a dos mais ricos. O que precisa ser feito é fazer andar a pauta dos trabalhadores de forma efetiva e consistente”, cobrou o dirigente. “Esse povo que está aqui tem condição de fazer a transformação do Brasil. Não é o mercado que vai garantir a governabilidade. É esse povo que está aqui, presidenta Dilma. Todos juntos por um Brasil melhor, com Dilma e contra o golpe.”
Outra reivindicação comum, entre os líderes das entidades, foi o pedido para que Dilma vete a Lei antiterrorismo, aprovada pelo Congresso Nacional. “Essa Lei visa apenas uma coisa: criminalizar os movimentos sociais”, afirmou Carina Vitral, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Carina pediu que a educação não seja afetada pelo ajuste fiscal e que os movimentos sociais sejam incluídos na discussão da agenda política brasileira.
Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), reivindicou a manutenção dos direitos agrários, maiores investimentos na reforma agrária, na agricultura familiar, nos empreendimentos agroecológicos e a retomada do programa Minha Casa Minha Vida. A presidenta Dilma respondeu que programa foi reformulado e que, em setembro próximo, será lançada a terceira etapa.
Representando o Movimento de Articulação Nacional de Mulheres Pescadoras Artesanais, Eleonice Sacramento falou da importância de manutenção dos territórios das comunidades tradicionais, que hoje se encontram sob ameaça. “Não teremos vida para defender esse governo, se não tivermos nossos territórios”, afirmou Eleonice, que reivindicou também a criação de uma Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais.
O presidente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, foi enfático ao falar sobre a ameaça de impeachment da presidenta Dilma: “Faço um alerta aos golpistas. Essa turma do Leblon, dos Jardins e do Lago Sul não representam o povo brasileiro”.
Boulos deixou claro, porém, que o MTST rechaça a política econômica e não aceita que o povo pague a conta da crise. Cobrou da presidenta que o ajuste fiscal deve ser feito usando a taxação das grandes fortunas e dos bancos, e ainda com auditoria da dívida pública.
Para Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares, o ajuste fiscal proposto pelo governo não pode impedir os avanços conquistados. “Queremos a taxação das grandes fortunas, o combate à sonegação, a punição aos que mantêm contas no exterior. Queremos também a manutenção de um diálogo efetivo com o governo, a repetição desse evento e a implementação da pauta eleitoral”, disse.
A demarcação das terras indígenas também foi reivindicada por Alexandre Conceição, do MST. Ele pediu ainda a redução dos gastos do governo em publicidade oficial diretamente com a Rede Globo.
Clique abaixo para ouvir a íntegra dos discursos de Vagner Freitas e Dilma Rousseff:
Leia também:
Comentários
Érico
O cara quer acabar com o fogo jogando álcool
Pelo amor de Deus heim
Vertats
“Era preciso ser muito sonso para não perceber que por essa via o Estado logo se tornaria o mediador onipresente de todas as relações humanas, estrangulando a liberdade em nome da qual os direitos foram proclamados.
Esse estrangulamento é chamado de “cidadania”, que – segundo a Globo e demais puxa-sacos do status quo – é o mais divino dos princípios.”
Romanelli
uai, meus comentários “se-perderam-se” de novo ?
lulipe
Não teve coragem nem de manter o que disse, vai ter coragem de pegar em armas??? É apenas mais um seguidor do falastrão-mor!!
Romanelli
PARECE, mas é !!!!!!
.
Dar um “golpe Constitucional” só será difícil pq a nossa Constituição, como digo há décadas, é UMA PORCARIA, permissiva, hipócrita, tocada por Instituições comandadas por malandros e corporativistas egoístas das mais variadas cores e bandeiras.
.
vejamos:
.
Dilma cometeu crime de responsabilidade ? – EVIDENTE que sim !!! Não só pelo seu desleixo e INAPTIDÃO para com as contas de Estatais sob seu comando (omissão, negligência, imperícia e/ou conivência), como tb para com as Contas Nacionais (as tais pedaladas que já somam mais de R$ 100 bi, bem como com as sucessivas explosões de metas, preços e prazos orçados para as mais diversas áreas)
.
..só que aqui a hipocrisia Institucional diz que “os outros presidentes tb o fizeram”, em idos tempos, e as contas deles precisam ser analisadas 1o (paradas que estão desde os anos 90) e mais, que isso se deu “em outro mandato da Dama de bege”, e não neste que tentamos atravessar.
.
nota – a interpretação do Barroso de que as 2 casas precisam analisar conjuntamente, a mim, é pura cascata
.
e Dilma, sua campanha, cometeu ilegalidades ? – CLARO que SIM !! Ninguém é bobo e ingênuo de pensar o contrário, bastando a todos verem as origens e vícios em que seus “colaboradores” (gangsters de todo tipo) estavam metidos ..mas, mas dizem os amigos, que os outros partidos e candidatos tb fizeram do mesmo e em quantias parecidas, logo ??!!
.
Pois é, e de tombo em tombo MORAL, o BRASIL vai tocando
.
..e olha que aqui eu nem preciso falar da GRAVIDADE pelas mentiras e promessas ditas em campanha por DILMA ..estas que a LEI fez questão de não limitar ..faltas éticas gravíssimas que toda NAÇÃO deveria se precaver pra impedir que ocorresse com tanta frequência no futuro, de forma tão frouxa, como ocorre constantemente por aqui desde sempre ..a tal democracia inconsequente
.
E mais, ser eleito, eu gostaria de dizer a quem defende a presidente, que NÃO é argumento sério – seria o mesmo que admitir que todo homem, mesmo o ASSASSINO, teria o direito de viver livre – ..ser eleito NÃO significa cheque em branco, muito menos salvo conduto preventivo, pra NINGUÉM !!!
.
Pior que por esta toada, hoje, somos obrigados a conviver com radicais que ainda ousam posar de bacanas e de líderes ..como por exemplo o líder da CUT que ontem falou em se “entrincheirar com arma na mão se tentarem derrubar a presidente Dilma” (como se um processo de impeach, FUNDAMENTADO, não fosse mais do que suficiente pra remover a mulher sapiens do Planalto)
.
..ou, piorando tudo, ainda sermos obrigados a ver um AÉCIO, exemplo típico da elite oligarca mais rasteira que insiste em sobreviver por estas bandas, uma que, destronada, insiste em tentar insuflar as massas em momento tão delicado, negando-se dos pecados pretéritos, ou mesmo presentes, quando a todo momento seu PARTIDO é levado a agir para atrasar ainda mais as tão já atrasadas reformas que o país, HÁ DÉCADAS, espera
.
francamente, é de desanimar ..pra mim não sobra um nesta sopa de DELINQUENTES, viu ?! ..não é a toa que a nossa SELIC esta em 14 %, drenando-nos recursos da saúde, educação, da CIDADANIA, da seguridade social ..cerce de R$ 400 bi/ano
.
e quanto aos escândalos e personagens ..acho melhor a LAVA JATO definir seus limites de exploração ..caso contrário, pela profusão e população de bandidos que os cercam, vai ser aquilo, a CADA ENXADADA, uma MINHOCA ..e tenho dito
FrancoAtirador
.
.
Arriaram as Calças dos Nazi-Fascistas:
.
“Será difícil levar o impeachment adiante”
.
diz Presidente da Câmara, Eduardo Cunha,
.
em entrevista exclusiva ao Valor [Globo+Folha].
.
.
José Caetano
Pela vontade do Povo, de forma justa, necessária e na conformidade da lei, trocar um chefe de Estado, não é Golpe. É sinal de consciência política, é a maturidade de um povo.
Quanto às ameaças do dirigente da Cut, com certeza, as Forças Armadas e o Povo, cansado da roubalheira, saberão responder à altura.
Julio Silveira
Que feio fez esse presidente da CUT, fez uma presepada que não sustentou ao ser questionado. Esse é como outros tantos aloprados que fazem as m. que alimenta a fartura dos nhem nhem nhens da direita. Ridiculo.
Vicente Jr.
Imagine se um membro da oposição dissesse que iria às ruas “com armas na mão” para derrubar o Governo.
Lukas
Se Dilma não mudou de lado, então Kátia Abreu entrou para o MST.
Edgar Rocha
Excelente discurso do senhor Vagner Freitas. Mas, a julgar pelo petismo de gabinete, a CUT e os movimentos osciais terão de se esforçar mais mais pra fazer a “luta política”, se quiser que o Governo cumpra o que prometeu. Todas as derrotas foram fruto, segundo POMAR, da fraqueza da sociedade organizada durante esta luta. Só não avisaram a ele que a Dilma não foi eleita por “todo mundo junto e misturado”, coisa nenhuma!
Infelizmente, na luta política, é preciso ter representatividade política, coisa que os movimentos não possuem. Quem manda votar em gente que, depois de eleita, faz os movimentos colocarem o pé no breque e esperarem o momento certo, pra garantir a governabilidade? O governo, este sim, é que é composto por todo mundo junto e misturado. A opção por acatar o lado conservador nunca foi dos eleitores do PT. Foi dos pragmáticos!
Que os movimentos tenham o mesmo aguerrimento na luta política daqui pra frente. E que estejam dispostos a pegar em arma, não só pra defender a Dilma ou o Governo, mas também pra defender as propostas. Quem sabe o medo de ver Brasília transformada num imenso pomar de cabeças traidoras, possa fazer o PT engrossar a luta política em favor de seus eleitores e não em favor de seus financiadores de campanha! Estes últimos só acumulam vitórias na “luta política”.
Francisco
Votei em Dilma, sou socialista e torço (muito) pelo PT, mas é preciso enfrentar os fatos: quantas vezes Dilma jurou que iria fazer uma Lei de Mídia? Pois é. Ela, simplesmente, não tem palavra.
O pior é que ela se ferra (e nos ferra…) justamente por não ter palavra e por não nos ouvir.
É duro admitir, duro, mas Dilma só fala com trabalhador quando precisa.
Dá até vontade de permitir que a direita oligárquica leve ela a um tal e tão desesperador estado, que ela, por exemplo, se mexa para que, em plebiscito, o povo brasileiro responda à singela e decisiva pergunta:
“Você é contra contribuição de empresas para campanha política? SIM ou NÃO”
FrancoAtirador
.
.
“Ninguém pode chamar de diálogo xingar alguém. Botar Bomba não é Diálogo”
.
.
FrancoAtirador
.
.
(http://www.boatos.org/category/politica-2)
.
.
FrancoAtirador
.
.
(http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/instituto-lula-interpela-danilo-gentili-na-justica-4666.html)
(http://www.institutolula.org/instituto-lula-pede-explicacoes-a-danilo-gentili-perante-a-justica)
.
.
FrancoAtirador
.
.
“Ao abrir a Porta para o Desconhecido,
o PSDB poderá não voltar ao Poder.
Pelo Contrário. Existe uma Grande Chance
de que venha a entregar o País ao Fascismo,
e de que, mais cedo do que tarde,
venha a ser vitimado por ele,
como hoje ocorre com o PT.”
.
Por Mauro Santayana, via Carta Maior
.
(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/A-oposicao-e-o-imponderavel/7/34236)
.
.
FrancoAtirador
.
.
NAZIPAULISTAS ANTIPETISTAS SE FERRARAM NO TSE
.
Em Sessão dessa quinta-feira (13/8), o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
.
indeferiu Pedido de Cancelamento do Registro do Partido dos Trabalhadores (PT),
.
formulado por um Advogado ‘AntiBolivariano’ que alegou que o PT estaria vinculado
.
e subordinado a uma Organização Internacional, por intermédio do Fórum de São Paulo.
.
(https://youtu.be/6A17tZ6otW4)
.
.
Gilmar Mendes incorpora Discurso do Playboy Fu da Mineira
.
e sustenta Argumento Inexistente da Peça Acusatória no TSE.
.
.
TSE Suspendeu hoje Tramitação de Ação do PSDB contra o PT
.
Após a Quarta Derrota Consecutiva para o PT na Disputa Presidencial,
o PSDB ajuizou no TSE uma Série de Ações contra a Chapa Vencedora.
.
Em decisão individual proferida no início de fevereiro deste ano de 2015,
a Ministra do TSE, Maria Thereza de Assis Moura, relatora em uma AIME
(ação de impugnação de mandato eletivo), negou seguimento à ação,
diante da Fragilidade do Conjunto de ‘Provas’ apresentadas pelos tucanos,
e determinou o arquivamento dos autos do processo movido pelo PSDB
(http://www.migalhas.com.br/arquivos/2015/8/art20150813-01.pdf).
.
O PSDB recorreu da Decisão Monocrática, ajuizando Agravo Regimental,
que foi remetido à apreciação do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),
para que todos os 7 ministros que compõem o Plenário se posicionassem
sobre a possibilidade de processamento da AIME, com o que nela consta.
.
Na sessão desta quinta-feira (13), no julgamento do recurso pelo Plenário,
Gilmar, após um corriqueiro pedido de vista do processo, feito em março,
fez um longo discurso AntiPetista que nem o Merval e o Reinaldo fariam
– mas que certamente vai amparar os argumentos dos Muares Fascistas –
e votou pelo prosseguimento da AIME, sendo acompanhado por Noronha.
.
Depois disso, entretanto, o julgamento foi suspenso por um Pedido de Vista
.
do Ministro Luiz Fux que, durante a explanação de motivos do pedido, ironizou
.
a manifestação oral de Gilmar que, no voto proferido, advogou a causa do PSDB,
.
uma vez que os pontos levantados por GM não constam da Peça Acusatória no TSE.
.
[Com informações do Jornal GGN, via Sul21 (http://www.sul21.com.br)]
.
.
Tribunal Superior Eleitoral
AIME Nº 761
.
Decisão da Ministra-Relatora MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA:
.
“Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB e Coligação Muda Brasil ingressam com a presente ação de impugnação de mandato eletivo em face de Dilma Vana Rousseff, Michel Miguel Elias Temer Lulia, Coligação Com a Força do Povo, Partido dos Trabalhadores – PT e Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, os primeiros diplomados aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nas Eleições de 2014.
.
Arguem a ocorrência de abuso de poder político…
[…]
O que se verifica, portanto, pela leitura da inicial, é que, os autores apresentam de forma genérica supostos fatos ensejadores de abuso de poder econômico e fraude, e, lado outro, não apresentam o início de prova que pudesse justificar o prosseguimento de ação tão cara à manutenção da harmonia do sistema democrático.
.
Destarte, em juízo preliminar de cabimento de presente ação, dos argumentos contidos na inicial, não vislumbro presentes os elementos necessários para o prosseguimento da ação de impugnação de mandato eletivo, nos moldes exigidos pelo art. 14, § 10 da Constituição Federal.
.
Ante todo o exposto, com fundamento no art. 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, nego seguimento à ação de impugnação de mandato eletivo.
.
Publique-se.
.
Intimem-se.
.
Brasília, 4 de fevereiro de 2015.
.
Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA
Relatora”
.
Íntegra da Decisão:
.
(http://www.migalhas.com.br/arquivos/2015/8/art20150813-01.pdf)
.
.
nadja rocha
Não tenho nenhuma arma de fogo, levarei as que eu tenho, coragem pedra e pau
Renato MS Júnior
Renato Russo: “Hoje temos Liberdade” – GOLPE NÃO!
https://youtu.be/9byJrvib20s
Renato Russo afirma em maio/1994, no Programa Livre: “… hoje a situação pode estar difícil pra caramba, mas a gente tem uma coisa muita preciosa que é a Liberdade!”.
Reflexão sobre o momento atual do país e as manifestações que pedem a volte do Regime (ditadura) Militar, conclamando pelo Golpe.
Os fundamentos da propaganda Nazista sendo amplamente difundidos para manipulação do povo e criação de um inimigo único: O PT e os governos Lula e Dilma.
Cláudio
.:.
: 22:13 Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando: Eu também sei (nós sabemos) de que lado estou (estamos): Abaixo o golpismo ! ! ! ! Viva o Brasil independente e com verdadeira autonomia ! ! ! ! Viva o povo brasileiro ! ! ! !
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
* * * * * * * * * * * * *
Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
Romanelli
Craudio
.
LULA 2018 ? daqui 3,5 anos ? ..e pra cumprir um mandato de 4 anos ?
.
colega, não tem outra sugestão mais REALISTA, não ?
Deixe seu comentário