Antônio David: Na USP, o choro do derrotado

Tempo de leitura: 5 min

por Antônio David

Não é de hoje que a turma da direita procura desesperadamente os holofotes e microfones da imprensa para se autoproclamar os representantes da “maioria”, os que vieram para salvar os estudantes contra a “esquerda radical” que, segundo eles, toma conta do movimento estudantil da USP.

No dia seguinte mesmo da ocupação da Administração da FFLCH, alguns estudantes de direita postaram-se em frente do prédio ocupado, procurando as câmaras de TV para fazer o discurso que já conhecemos: que este movimento estudantil é uma minoria, e que eles são os verdadeiros porta-vozes da “maioria”.

Esqueceram-se os colegas de dizer que na última eleição para o DCE da USP, eles, porta-vozes da “maioria”, tiveram apenas 5% dos votos, num universo de mais de 8 mil votos. Onde estava a “maioria”, que não votou neles? Que eu saiba, a “maioria” não tem porta-vozes oficiais e não deu procuração a ninguém pra que fale em nome dela.

Seu principal líder é Rodrigo Souza Neves, estudante de História até ano passado e agora estudante de Gestão de Políticas Públicas, amplamente conhecido como “Malufinho”. O motivo? A foto, no final desse artigo. Se falo dele, é porque ele é de fato o líder, articulador, porta-voz e figura pública do grupo. A crítica não é personalista; o grupo é que parece ser.

Há alguns dias, durante uma reunião do Conselho de Centros Acadêmicos em Ribeirão Preto, Malufinho gabava-se dizendo que sua chapa “ganharia fácil” a eleição do Centro Acadêmico. Eu estava lá, e ouvi ele dizer isso. Pois bem, a eleição já aconteceu, e a chapa do Malufinho perdeu de lavada. A chapa concorrente teve mais que o dobro de votos. Nem no seu próprio curso Malufinho é maioria.

Agora que estamos em greve, com mais de 50% do campus Butantã parado (vale lembrar, o maior campus da USP), Malufinho e sua turma estão esperneando, dizendo que o adiamento da eleição foi golpe. Malufinho só esqueceu de dizer que ele não apenas estava na assembleia que deliberou pelo adiamento da eleição, como defendeu a proposta de não adiar a eleição. Todos ouviram sua defesa, e ele teve o mesmo tempo dado aos outros para defender sua proposta. Como pode, uma pessoa defender uma proposta, perder, e depois sair dizendo “é golpe”? Se é golpe, o coerente não seria ter dito que aquela votação não poderia acontecer? Mas Malufinho e sua turma parecem não se preocupar com a coerência.

Aos que não estavam na assembleia, um dado curioso: a votação foi mais ou menos 3 mil contra 10. (Isso mesmo, votaram contra o adiamento da eleição só os membros da chapa da direita que estavam na assembléia, umas dez pessoas. Os demais 3 mil votaram pelo adiamento da eleição). Essa deve ter sido a votação mais folgada da história das assembleias dos estudantes da USP.

Atentado à democracia é haver uma eleição no meio de uma greve tão grande, com tanta adesão. Se a eleição ocorresse na data original, um imenso contingente de estudantes não teria condições de votar, dada a impossibilidade de organizar a eleição e de organizar as atividades de greve ao mesmo tempo. Precisa dizer? Uma criança de dez anos é capaz de entender isso. Além disso, não há absolutamente nada no Estatuto do DCE que impeça uma assembléia de mudar a data da eleição numa situação como a que estamos vivendo. Mas Malufinho e sua turma parecem ignorar isso tudo.

Agora eles evocam o Estatuto do DCE. Que ironia! Pois, não bastasse Malufinho interpretar o Estatuto de maneira equivocada, ele se esquece que, segundo o Estatuto, a diretoria do DCE deve seguir as deliberações aprovadas nas instâncias do DCE (Art. 7), a saber, o Congresso dos Estudantes da USP, as Assembleias e o Conselho de Centros Acadêmicos. Será que Malufinho e sua turma reconhecem essas instâncias? Como eles inscreveram uma chapa, pressupõe-se que sim. Será? É duvidoso, haja vista o tanto de ataques que eles fazem contra as deliberações dessas instâncias.

Apoie o VIOMUNDO

Há alguns dias, a imprensa divulgou uma pesquisa feita pelo Datafolha, que supostamente dá razão para Malufinho e sua turma. A chamada em um jornal de grande circulação foi: “Pesquisa indica que maioria dos alunos da USP é a favor da PM no campus”. No entanto, uma leitura mais atenta mostra que não é bem assim.

Segundo o Datafolha, 58% dos entrevistados são a favor da presença da PM no campus. É possível que entre os docentes o percentual seja o mesmo. Mas, se os trabalhadores do campus tivessem sido entrevistados, muito provavelmente este percentual seria muito mais baixo. Sobretudo se a entrevista tivesse contemplado os trabalhadores terceirizados, muitos dos quais moradores da favela São Remo, que fica ao lado da USP, e que são vítimas diariamente da truculência e dos abusos policiais.

Mesmo se desconsiderarmos essa falha grosseira na pesquisa – afinal, os trabalhadores também são usuários do campus e também necessitam de segurança tanto quanto os estudantes -, ainda assim o resultado é favorável para os críticos da presença da PM no campus. Afinal, com a campanha violenta e diária que a mídia está fazendo contra nós, marcada pelo esforço de estigmatizar nosso movimento e de fazer o elogio da presença da PM no campus, este percentual deveria ser de no mínimo 90%.

Não é à toa que Malufinho e sua turma não vibraram quando saiu o resultado da pesquisa. 58% representa uma derrota para a Reitoria e uma vitória para o nosso movimento. Pois o que os estudantes querem não é a PM no campus; mas sim, segurança. E se muitos ainda acreditam que segurança rima com PM, não é porque a PM traga segurança, mas sim porque nós somos todos os dias bombardeados com mau jornalismo, que, de forma tendenciosa e antiética, ataca nosso movimento e faz a apologia da Polícia Militar.

É sintomático, aliás, que essa mesma pesquisa tenha mostrado que 79% dos entrevistados têm medo de andar pelo campus à noite. Ora, como têm medo, se agora a PM faz rondas ostensivas no campus? Sintoma de que os reais problemas de segurança do campus não foram resolvidos. De fato, não o foram. E não serão, enquanto Rodas for Reitor e enquanto não houver uma estatuinte paritária na USP, que abra a estrutura de poder feudal dessa universidade.

Isso tudo pra dizer que a mídia não apenas manipula as informações; ela inverte a realidade. Defesa da democracia e atentado à democracia parecem na mídia ocupar o lugar um do outro. Há alguns dias, Alckmin afirmava que “os estudantes precisam de uma aula de democracia”. No entanto, a Assembleia Legislativa nunca investigou nenhuma denúncia de corrupção contra seu Governo. Vivemos na era do cinismo.

Não poderia deixar de encerrar este artigo sem compartilhar essa bela foto, de Malufinho prestando solidariedade a seu grande mestre, no Encontro Estadual do PP em 2009. O site de onde copiei a foto está AQUI.  (Aproveitem para guardar essa recordação (rs), antes que eles tirem do ar!)

O que dizer de Maluf? Não falarei das denúncias e dos processos que Paulo Maluf responde na Justiça. Todos já os conhecem. Lembrarei de algumas frases imemoriais, de sua autoria:

– Os EUA não têm AI-5; têm cadeira elétrica.

– Professora não é mal paga; é mal casada.

– O que fazer com um camarada que estuprou uma moça e matou? Tá bom, está com vontade sexual, estupra, mas não mata.

– O Collor é um bom rapaz, mas não aceitem atravessadores. Se quiserem um malufista, votem em mim.

– Nossa polícia é boa. O que atrapalha é essa política de direitos humanos para bandidos.

– Não se pode comprar deputados, porque eles saem por aí contando, e você se desmoraliza com o eleitorado.

– Vou pôr a ROTA na rua.

Com a palavra, Malufinho…

Antônio David é mestrando em filosofia na FFLCH/USP

PS 1 do Viomundo: Malufinho é o jovem de camisa azul, terno e gravata, com a mão no ombro do original. O autor do apelido é Ramos Toledo, que foi veterano de Rodrigo Souza Neves na História da USP, na época em que este organizou a sua primeira chapa para o CAHIS (Centro Acadêmico da História):  “Lancei o apelido em uma de suas intermináveis colocações sobre o perigo marxista que rondava a universidade!”

PS 2 do Viomundo: Em função de observações  feitas nos comentários, o próprio autor, Antônio David,  fez um reparo no seu texto em relação à greve da USP. Leiam nos comentários.

Leia também:

 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Yuri

Fiquei assustado com os comentários. Quanta gente idiota. Ótimo texto. Segue uma boa linha lógica, diferentemente das respostas a ele.

osvaldo gonçalves

usar a praga MALUFISTA pra justificar uso de droga ilicita ratifica afirmaçoes dos cientistas , MACONHA atrofia o cerebro

Exame: A baixaria de Bolsonaro no Congresso | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Antônio David: Chora, malufinho   […]

cronopio

Em 2011, a cidade de São Paulo teve 629 pessoas mortas, sendo que 128 foi a própria polícia que matou. Entretanto, para escapar da fama de 'polícia assassina', a própria corporação alega que 60% dos confrontos no período não tiveram mortos.
De cada cinco pessoas assassinadas na cidade de São Paulo em 2011, uma foi morta pela Polícia Militar. Os dados fazem parte de relatório da Secretaria da Segurança Pública do estado.
Nos primeiros meses do ano, entre janeiro e julho, 629 pessoas foram assassinadas na capital paulista. Deste total, 128 registros foram feitos como "pessoas mortas em confrontos com a Polícia Militar em serviço".
O tipo de ocorrência, conhecido em outros estados como "auto de resistência", é um indicativo de revides da Polícia Militar a ataque de criminosos ou enfrentamento em ação policial.
(fonte :http://port.pravda.ru/news/science/22-09-2011/32193-policia_violencia-0/)

jeff

Os estudantes são de direita e a favor de privatizações. O que essa cambada está fazendo estudando em uma universidade pública. Sejam coerentes e se mudem para o Mackenzie!

Rafael Fonseca

Dessa vez tenho q discordar dessa bobagem mal escrita que o Azenha teve coragem de divulgar. Nenhuma dessas informações possuem dados que as comprovem, o texto ;e preconceituoso e reflete o nivel da esquerda universitária por dentro da UJS e os outros movimentos esquerdistas partidários dentro das Universidades, públicas ou particulares. Perdeu-se a essência de defender as idéias socialistas e fazer algo por sua essência para fazer a mesma política suja de sempre. Eu bem me lembro dos tempos da faculdade onde as assembéias e congressos da UNe nada mais eram que uma grande putaria, recheada de festas uso de alcool, drogas, onde uma meia dúzia de estudantes profissionais (sim, faziam várias faculdades seguidas para não perder cargo dentro do movimento estudantil) e com o poder dos votos dos delegados comprados nas mãos (em troca de cargos e delegacias regionais da UNE ou do próprio partido pais dos movimentos) comandavam a dança das votações por interesses absurdos ou surreais…eu lembro de uma moção para retirar a bandeira dos EUA da Lua.V Sempre fui socialista, inclusive tendencioso, eu admito, mas temos que saber filtrar com coerência a verdade ou o que realmente interessa. Fazer socialismo hoje pra mim é bem mais que disputar eleiçao pra CA ou DCE da USP. Que estas entidades publiquem suas contribuições sociais de esquerda… queremos ver…

    isick kauê

    Amigo,
    o Antonio Davi nem universitário é mais e preconceituoso é o seu comentário ridículo, que acusa e taxa o autor sem se dar ao trabalho de investigar a origem e o lugar social de onde fala. Por fim, socialista é a única coisa que tenho certeza que você não é; mas, em querendo insistir nessa tese absurda de o ser, lanço a provocação: se a construção do socialismo não depende da disputa em movimentos, como o estudantil, de que depende a construção de uma transformação estrutural da sociedade? Da simples e pura vontade dos homens?

    cronopio

    Mudaram a estratégia, agora começam dizendo "sempre fui de esquerda" e logo descambam para a baixaria. Ridicularizar o ME sempre foi estratégia da direita. Os eixos do movimento são absolutamente razoáveis. O estatuto da USP, por exemplo, é de 1972, foi redigido por Gama e Silva, o reitor também foi redator do AI-5. Mudar um estatuto anacrônico e caduco, isso é utópico? Bom, nem o FHC acha. Sobre a PM, bom acho que o simples fato de a USP ser a única universidade não-militar do mundo a contar com a presença da polícia militar já é argumento suficiente nesse sentido, mas há muitos outros, como todos já estão carecas de saber…

    Ze Duarte

    Não existe ME, o que existe são braços partidários aparelhando as universidades…

    cronopio

    Impressionante a qualidade do seu comentário, alto nível de argumentação, dados devidamente comprovados, respondendo ponto por ponto! Meus parabéns!

    Ze Duarte

    Ah, as propostas mirabolantes dos esquerdistas… certa vez o CA de minha faculdade tinha como proposta combater o capitalismo e neoliberalismo!!! hahahahaha

Gui Milani (SP)

Sou de esquerda desde sempre. Deteste o malufismo e tudo o que ele representa. Mas ainda acho que o estopim dessa baderna na USP foram os maconheiros folgados. Ou ninguém se recorda da célebre foto de um desses babacas segurando um "cigarro" enorme com a inscrição "baseado da paz" na lateral? Isso é motivo pra se amotinar na reitoria? Ah, tá! Pra esses idiotas, borrachada na lomba! Enquanto o Brasil tratar drogados só como coitados o problema do tráfico vai persistir, já que consumo e produção fazem parte da mesma cadeia. Não se pode tratar como doentes aqueles que sabem muito bem o que fazem de errado ao comprar droga na boca de fumo. Isso alimenta o caixa do traficante. Ou se libera tudo de uma vez ou se reprime tudo com igual rigor. Viciado não é coitadinho, é financiador direto do traficante, que usa esse dinheiro pra corromper autoridades e matar gente como nós. Se os “maconheiros da paz” pensassem nisso talvez a situação na USP estivesse menos tensa.

    Vinícius

    Nossa amigo, realmente você não deve ter contato nenhum com a USP ou os estudantes da mesma. Leia o texto mais atentamente e os comentários e veja que a discussão é muito maior, não tem relação direta nenhuma com os que você denominou como "maconheiros da paz". Se informar antes de se manifestar demonstra respeito pelos que terão que ler ou ouvir o que você diz, pois ninguém é obrigado a ler coisas como essas.

    Gui Milani (SP)

    Pois é, não obriguei vc a ler o que escrevi. Leu porque quis. E podemos debater sobre qualquer assunto que você queira, porque me considero muito bem informado, a ponto de ratificar o que escrevi acima. O "fundúncio" na USP começou com a revolta dos maconheiros pegos pela PM. Se haviam outros temas em discussão eles não ganharam a mídia antes porque até então eram tratados como assuntos internos. Mas os maconheiros – pelos quais eu acho que vc nutre alguma simpatia – jogaram holofotes sobre a universidade. Pra resumir: Não gostou do que escrevi, ignore. Ou edite groselhas como estas que me matam de rir!!! Vai um baseado aí??? Kkkk…

denis dias ferreira

Agora à noite (de 22/11/11) a dona direitosa sofreu mais um golpe: a Faculdade de Letras, em assembleia, acaba de reentrar em greve por decisão de uma grande e retumbante maioria. Fora PM. Fora Rodas.

Antonio

Antonio David, teu nome não me é estranho. Você já foi do CA da Filosofia e do DCE da USP, não?

cronopio

Pessoal, apenas uma informação: a Letras acaba de entrar em greve.

Vlad

Sem querer, a partir de um conflito isolado da PM com estudantes na USP acordou-se um gigante adormecido.
O movimento estudantil, por duas décadas em coma induzido, está retornando….faminto.
Já pipocam ferozes batalhas por CA's e DCE's pelo Brasil.
Ponham as barbas de molho, crias do Sarney, que este gigante, desperto, não cabe dentro dos muros da universidade.

º,..,º

Francisco

O percentual preciso de quem quer a PM é irrelevante. Relevante é que com PM ou sem PM a sociedade precisa e quer segurança. Os rapazes, numa demonstração de deselegancia, minimizam os problemas dos campus universitários. As moças ficam apavoradas. Elas não serão só roubadas. Uma universidade é o sonho de qualquer tarado: moças jovens, com muita vida pela frente e que, por isso mesmo, dificilmente denunciarão o abuso cometido.

Os indices de redução da criminalidade dentro do campus deveriam ser refletidos sem paixão. Será que despencou porque foi dada uma "dura" no consumo de drogas? Se não foi isso foi porque então? Precisa descobrir! Um lugar até a tampa de cientistas poderia e deveria ser mais sistemático e fazer ciência, nesse caso, aplicada e aplicável. Rápido, faz favor.

P. Ilianovic

Na UnB ganhou uma chapa conservadora – na esteira das sacanagens, mandos e desmandos da UJS… -, a esquerda universitária deveria abrir o olho. O conservadorismo está crescendo e enquanto a esquerda não renovar seu discurso e sua ação, tudo tende a piorar. A UJS (ligada ao PC do B) e os grupos ligados a esquerda mais, por assim dizer, radical, deveriam rever seu discurso. A praxis se faz pensando a própria praxis. Enquanto a esquerda, na Universidade achar que está tudo bem pra ela, a coisa não vai ficar boa. Vamos lá gente! Quem é de esquerda tem que pensar melhor sua abordagem e rever os preconceitos.

cronopio

E os integrantes da chapa se dizem apartidários, francamente…

pedro

adiaram a eleição por medo de perder, isso é um fato tão claro que chega até a ser ridículo, como esse pessoal não presta mesmo.

a democracia deles é assim: se a esquerda ganha: vitória limpa
se a direita ganha: é que os alunos não foram suficientemente conscientizados

ou seja democracia só vale se nós ganharmos, se perdermos, em nome da verdadeira democracia nós temos que dar um golpe nela.

essa gente não presta.

    Carlos Augusto

    Tem gente que não consegue nem ler aquilo com o que não concorda… Como esperar que esses venham a amadurecer um dia… seu pensamento, sua vida e sua relação conosco? Mas o que "chega até a ser ridículo" (ridículo aqui no sentido literal mesmo: o que faz rir) parece ser o argumento do nosso amigo: "isto é um fato tão claro". Que o fato mais claro ainda é entender que a lógica do nosso amigo denuncia quem a forma não como os outros pensam, mas como o nosso amigo pensa!: "a democracia dele é assim: se a direita ganha: vitória limpa; se a esquerda ganha: é que os alunos não foram suficientemente conscientizados; ou seja democracia só vale se nós ganharmos, se perdermos, em nome da verdadeira democracia nós temos que dar um golpe nela." Minha gente, essa gente não presta! Mas isso é tão claro!…

Eduardo Guimarães

O tal "Malufinho" precisa ter o cuidado de não deixar o país, segundo essa matéria
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,inter

    Klaus

    Comentário como este seu, Eduardo, não fica bem nem entre os "estudantes" da USP. Adolescencia tardia? O que há de verdade nele? Como piada é ruim, como crítica política, inócua. Na sua idade falar uma coisa desta, faça-me um favor…

    Eduardo Guimarães

    Reclame com a Interpol

    EUJASABIA

    Continuas dando piti, Klaus?

Haiser

O texto perde toda sua credibilidade só de apelidar de ''Malufinho'' por causa de uma foto que claramente não deve interpretada séria. É a típica foto '' Quero tirar foto e pegar autografo do Maluf. Ele é corrupto, bandido e etc, mas é conhecido da politica".Condenar, taxar, julgar por uma foto ou por informações extra-oficiais ( radio peão) é no mínimo incoerência.

Não defendo sua opinião e nem o ''alvo'' da sua opinião personalista. Só digo que o DCE e todos que relacionam de alguma forma estão sem credibilidade como quase sempre estiveram. E outra, Butantã não é o único campus da USP, ok? Você deveria ter o mínimo de responsabilidade e deixar de deturpar as informações e os dados, uma vez que os leitores deste blog não se resumem a estudantes da USP e não sabem dos detalhes da situação, como eu. Dessa forma fica muito fácil transparecer verdade '' 50 por cento dos estudantes da usp estão em greve" DO QUE!? DA ONDE? DE TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO!?

Sabe o que os estudantes e a população ganha nessa guerrinha de esquerda e direita? Ninguém. Sempre foi assim.

    ramos_toledo

    Ô Haiser… O apelido é muito mais velho que a foto. Fui eu que criei a alcunha. Aliás, você me deve R$ 0,10 por ter usado o termo. Royalties. Depois te passo a conta. beleza?

    Fabio SP

    Pô de novo… a única coisa que vc fez na faculdade foi dar o apelido? Devia ter estudado um pouco…

    ramos_toledo

    Estudei sim, Fábio. Li bastante, conheci muita gente interessante, socializei, participei de palestras, mesas redondas, debates, manifestações, debati intensamente. Cresci. Amadureci. Sabe, Universidade não é um espaço apenas pra "comer" livros ou para "adequar-se ao mercado de trabalho", como tanta gente tacanha defende. Se assim fosse, bastava fechar as Universidades e mandar todo mundo pegar livro em biblioteca. A Universidade é um expaço amplo de experiências, não restritas apenas à sala de aula. Mas como você poderia saber? Parece ser o tipo de pessoa que saiu da faculdade do mesmo gento que entrou. Sem mudança. Sem crescimento.

    Que pena pra você.

    Brunela

    Eu não sei quem foi que inventou o apelido – por sinal muito bem dado -, mas foi bem antes da foto de 2009, porque desde 2008 eu já nao estou mais lá na História, e esse Malufinho já era mais conhecido que caganeira bem antes disso, acho que desde seu primeiro ano, quando, ainda como calouro, não perdia uma oportunidade de falar suas barbaridades e destilar seu veneno… Até o CQC já zuou o cara por ser reaça, sem nem saber que estavam zuando o Malufinho…

    Renan Perondi

    Ora, se o Rodrigo fosse alguém apenas interessado em tirar uma foto com o Maluf e nada mais. Se ele fosse uma pessoa alheia a discussão que estava ocorrendo neste encontro da Juventude do PP. Se o papel dele ali era apenas informal. Porque raios ele está na segunda foto da galeria de fotos disponibilizadas no site do PP em cima do palco? Se você vai apenas pegar um autógrafo do Maluf precisa subir no palco com ele e seus asseclas?

    Na dúvida, é só consultar a segunda foto:
    http://jp.org.br/v2/?tpconteudo=galeria&refot

    Eu digo isso por que foi essa mesma desculpa que o Rodrigo deu para mim no ano passado a respeito dessa foto. Sim, eu conheço o Rodrigo pessoalmente. Tivemos o mesmo círculo de amigos durante a faculdade.(aliás, acho muito estranho o argumento do Rodrigo aparecer tão redondinho no blog do Azenha. isso tem cheiro de comentário plantado. Mas aí estamos apenas especulando.

    Enfim, eu sou testemunha que o vínculo do Rodrigo com o Maluf foi além da tietagem. Ele disse para mim com todas as palavras que estava fazendo campanha para o Maluf em 2008. Uma amiga minha pegou carona com ele na época e conta que o carro dele estava cheio de santinhos do Maluf. Pô, Rodrigo, saí do armário e conta pra todo mundo sobre o seu malufismo.

cronopio

Ufa, esse texto me tranquilizou bastante. Achei que o pessoal da chapa "Reação" não tivesse tipos tão bizarros. Tenho certeza de que se os alunos forem minimamente informados desse histórico essa chapa não terá a menor chance. Precisamos divulgar esse tipo de informação. O cara tem taras por armas de fogo e anda na USP com uma faca a tiracolo. Dá para levar a sério? No fundo, o professor Vladimir Safatle tem razão quando afirma que a direita brasileira abriu mão da inteligência e descambou para a baixaria. Não se fazem mais reaças como antigamente? rs

Ricardo

Não há dúvida de que o adiamento das eleições foi um golpe. Não há dúvida de que a afirmação de que 50% dos estudantes estão parados é mentira da grossa. Se pode haver alguma margem para interpretações errôneas a respeito do que pode uma assembléia, não há como tergiversar sobre a segunda afirmação. É só saber contar. Creio que tanto a extrema direita como a extrema esquerda concordarão que 2 + 2 = 4.

Morvan

Bom dia.

Pelo "espelho" de uma pessoa, é possível saber o caráter (ou a falta deste) de um ser humano.
Este Malufinho talvez não saiba das ações de responsabilização de Paulo Maluf sobre crimes de guerra, como ocultação de cadáveres, em valas comuns, por exemplo. O MP paulista processou Paulo Maluf e Romeu Tuma (falecido, na vida real, e um mês antes, a pedido, pela Folha) por ocultação de cadáveres e empecilho à informação sobre o paradeiro de "terroristas" às suas famílias.
O local da "desova" era o Cemitério de Perus, onde Maluf mandou construir uma ala só para indigentes e cadáveres "especiais". Romeu Tuma era, então, no ardor dos anos de chumbo, Chefe do DOPS.

Veja mais, caso desejado, em: UOL, Última Instância http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/44118/mpf+processa+maluf+e+tuma+por+ocultacao+de+cadaveres+durante+a+ditadura.shtml

:-(

Morvan, Usuário Linux #433640.

frederico

Há um ano atrás, a professora defendia ardorosamente a estudante Mayara Petruso no conhecido episódio de declarações odiosas contra nordestinos (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1211201007). Agora publica essa, no mesmo jornal. Como diria a autora: para os amigos, tudo, para os inimigos, a lei.

Quem é elitista?
JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL
FOLHA DE SP – 11/11/11

A população paga para que os estudantes da USP se tornem profissionais competentes, e não para que façam greve ou depredem patrimônio público
O episódio na USP está circundado de aspirações injustificáveis.
Os mesmos alunos que se dizem preocupados com a igualdade pleiteiam, apenas para si, o direito de fumar maconha sem que sejam importunados.
Não cabe, nesta oportunidade, discutir o mérito de o porte de maconha para uso próprio ser crime; cumpre, entretanto, refletir sobre a pretensão de receber tratamento privilegiado relativamente àquele dispensado ao jovem que se encontra fora dos muros da universidade.
Não condiz com quem se apresenta defensor da igualdade exigir regalias. Ademais, a universidade, sobretudo a pública, é local destinado ao estudo e à pesquisa, não ao uso de drogas, lícitas ou ilícitas.
Feita assembleia, que votou pela não invasão da reitoria, a decisão foi desrespeitada, sendo que, após várias prorrogações de prazo para saída pacífica, a polícia interveio para desocupar o prédio público.
Durante a infundada invasão, os jovens -alguns nem tanto- ostentaram roupas de grife e automóveis novos. Nesse interregno, seus pais não compareceram para levá-los para casa. Quando da condução à delegacia, alguns pais surgiram para apoiar a atitude dos filhos, alardeando tratar-se de presos políticos.
Aí, novamente, a pretensão de privilégios. Será político o pleito de criar um território livre? Será político o pleito de ter liberdades não conferidas aos demais pagadores de impostos, inclusive os jovens que sofrem descontos em seus salários para que o estudo dos invasores seja custeado pelo Estado?
Ao ser questionado sobre a reintegração, o ministro da Educação afirmou que a USP não é a cracolândia. Seriam as pessoas que frequentam a região da cracolândia cidadãs de segunda classe?
A maior parte dos atuais governantes lutou contra a ditadura e, ao que parece, ao terem vencido, deixaram supostos revolucionários órfãos. Frases legitimamente pronunciadas durante a conquista da liberdade findam sendo utilizadas por quem ainda procura uma causa.
A manifestação do pensamento é direito constitucional, tanto que o Supremo Tribunal Federal liberou a Marcha da Maconha. Todos estão legitimados a postular a revisão da lei; entretanto, não é democrático o encastelamento.
A população paga para que os estudantes da Universidade de São Paulo estudem e se tornem profissionais competentes, melhorando as condições do país.
O povo não paga para que tenham benefícios pessoais, nem para que depredem o patrimônio público ou façam greve. Aliás, os alunos haveriam de exigir aula, não paralisar a universidade.
Igualdade, na visão liberal, implica tratar todos de forma equânime. Sob a perspectiva social, enseja tratar com maior tolerância os menos favorecidos.
Sob esse viés, que deveria ser o adotado pelos que se apresentam como não elitistas, os alunos da USP haveriam de ser tratados com maior rigor, sendo-lhes exigidas maiores notas, maior frequência e menor tempo para término dos cursos.
O Brasil precisa, definitivamente, abandonar o dogma "para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei". É papel do educador ensinar essa lição.

JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL, advogada, é professora livre-docente de direito penal na Universidade de São Paulo. Foi presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo

    Mário SF Alves

    Eis aí um claro exemplo de como articular um discurso camaleônico; por sinal mais uma pérola produzida em decorrência da irritação ideológica da "nossa" elite pseudo-pensante.

    Carlos Augusto

    Ela é professora, é? E livre-docente? Ai… A coisa está pior do que imaginávamos…

OlavãoCarnavais

As vezes penso com os meus botões: não seria mais negócio o Maluf ter ganhado do Covas? Sei lá. As crias do PSDB se mostraram mais perigosas.

M.S. Romares

Responda depressa: como voce se sentiria se fosse abraçado em público pelo maluf ?

    Morvan

    Boa tarde.

    Abraçado, não.
    Queimado.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Ed Araujo

Malufao, malufinho e na foto o cartaz do beto mansur, ex prefeito de Santos, o "beto bom de praça" eles se merecem……..

Jason_Kay

"Atentado à democracia é haver uma eleição no meio de uma greve tão grande, com tanta adesão."

Que descaramento… Curso que estão em "greve", a fonte é o próprio grupelho que se auto-intitula "comando" daquela:

<img width="550" src="http://img64.imageshack.us/img64/9932/usppanfletogrevistas1.jpg"&gt;

A USP oferece NOVENTA E SEIS cursos só na graduação! E essa o cara tem a coragem de falar em "tanta adesão".

O Estatuto da Universidade não trata de eleição no DCE, mas o do próprio DCE sim. E fica claro apenas o Conselho de Centros Acadêmicos tem poder para deliberar sobre a data das eleições. As outras chapas devem recorrer à justiça contra essa tentativa de golpe.

E a eleição pode ser hoje, amanha ou no ano que vem, os dinossauros esquerdistas estão com os dias contados no DCE da USP.

    Lívia F.

    Infelizmente tenho que concordar com uma coisa: no Estatuto do DCE está claro que é o CCA que delibera sobre as eleições, não a Assembleia Geral de Estudantes. Porém, como foi dito na Assembleia: regras podem ser mudadas. Se esse Estatuto não está nos representando agora, se vemos falhas nele, temos que fazer algo pra mudar. Diferente do que algumas pessoas que defendem cegamente o "legalismo" pensam, leis devem sim ser questionadas. Mas enfim, acho que deveria ser corrigido isso no texto. Abs!

    Jason_Kay

    Engraçado que querem questionar a Lei agora, quando ela nao atende aos interesses de alguns.

    Quanta conveniência hein? Até 1 mes atrás a lei era boa, agora como ela obriga a realização das eleições, nao é mais?

    Muito interessante…

    Rodrigo Leme

    O legalismo só é ruim pra algumas pessoas quando as leis não as servem. E saem batendo no peito, chamando-se de "democratas".

    E uma eleição sem os grevistas seria muito saudável pra USP. Seria talvez a primeira eleição só com votos de estudantes mesmo.

    Klaus

    Regras podem ser mudadas, mas respeitando as leis. Senão vira casuísmo.

    Marcelo

    Jason, esses cursos correspondem a 60% dos alunos do campus Butantã.
    (https://sistemas.usp.br/anuario/tabelas/T02_15.pdf)
    E na maioria deles a greve pegou sim. Informe-se.

    Scan

    Inútil: o Kelly Key não conhece percentual.

    pliniocorrea

    Se o Jason é o da foto, é incrível a semelhança fisica e mental com Dado Dolabela

    luiz pinheiro

    Os malufuinhos são assim mesmo. Havendo oportunidade, querem logo fazer eleições excluindo os adversários. "Se estão em greve ficam de fora, não são estudantes", deliram estes protofascistas oportunistas e engomadinhos, estes sim filhinhos de papai, de papai que ensina os filhinhos que greve é coisa de vagabundo.

jairo

Um jovem para ser de direita, deve ter nascido sem cerebro.

EUJASABIA

O Malufinho gosta do Serrinha?

Acho que o Garaldinho, o Serrinha e o Malufinho querem acabar com o nível da USP para que não surja ninguém com o garbo, a elegância e o saber fino e intelectual do Fernandinho. Se não o Fernandinho se irrita…

Falando nisso, o Fernandinho, pelo que eu entendi, é a favor de liberar a maconha nas ruas e de proibir na USP. É isso?

Klaus

Realmente, no quesito ídolos o pessoal de esquerda da USP está melhor que o Malufinho, já que seu grande ícone é Che Guevara, um cara super gente boa, que endurecia sem perder a ternura jamais. 1 x 0.

P.S. No segundo turno das eleições do próximo ano à prefeitura paulista, o apoio de Maluf será disputado a tapa por PSDB e PT. Ou não?

GilTeixeira

Usando o viés segurança do assunto reproduzo dois parágrafos da ótima matéria postada no Nassif feita por Angela Mendes de Almeida que é coordenadora do Observatório das Violências Policiais-PUC/SP.

São Paulo: as execuções sumárias continuam

"O que leva os brasileiros a não atribuir senão uma mínima importância – quando é o caso de deplorarem – a estes crimes cometidos por agentes do Estado, agindo em nome dele e pagos com dinheiro dos impostos? Porque, para além da barbárie que constituem, ninguém repara na total ilegalidade com que agem as forças policiais? Porque a impunidade é a regra? Porque o Poder Judiciário, quase sempre, quando chega a ser acionado, usa de seus argumentos retóricos para, de forma casuística, transformar o crime em ato legal, em uma mal chamada “resistência seguida de morte”?

Mas apesar das últimas considerações grandieloquentes das autoridades e de algumas providências inócuas, as execuções sumárias não param. As estatísticas provenientes da própria Secretaria de Segurança Pública o demonstram. Estima-se em 6.054 as mortes por policiais no Estado de São Paulo entre 2000 e 2010. Entre janeiro e junho de 2011, foram mortas por policiais militares em serviço ou de folga 334 pessoas, numa média de 1,85 por dia. Dessas mortes, 241 foram apresentadas como “resistência seguida de morte”."

vale uma leitura
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-execu

João-PR

Caracas! O tal Malufinho é a personificação do "lambe-botas"!!!
O cara acha que ele vai ser elite porque defende estas posições fascistóides!!!??
Jisuis! O máximo que ele vai chegar do Maluf é aquela distância da foto mesmo! O Malufinho acha o que, que o Malufão vai viabilizar a vida do mascote???
Haja falta de consciência de classe!

Morvan

Bom dia.
Alguém poderá me confirmar, se por acaso, aquele lá no plano de fundo da foto, não seria o Índio da Costa? Se não for, é um sósia.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Acho que é o Costinha.

    Ou será o Indiozinho ?

    Perdão, Morvan, não resisti.
    .
    .

    Morvan

    Boa tarde.

    Bem lembrado, FrancoAtirador.
    Naquele filme, o SSerra diz: "quero ficar só com meu indiozinho".

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Lu_Witovisk

Esses são os "limpinhos e engomados", os moços livres que o Adolf Azevedo anda incitando… papagaiada. Esses são os filhinhos de papai que aprenderam desde cedo: vc deve se aliar a quem tem poder… coitados, a burrice é tanta que ainda não viram que só em SP a direitona tem tantoooo poder assim (por enquanto, a casa vai cair logo). Coisa de provinciano… nem pra aspone servem.

pedro

que vergonha…esse pessoal de esquerda não vale um real.

Mauro Silva

Mas o quê é isso?
Olha as caras? … os caras?
E ainda tem "beto mansur"!?
Torço para que a USP não tenha se tornado isto aí.

O Maldoror

Esses são os alunos da USP que nós NÃO queremos…."Um estudante de Direito sentado em uma poltrona de veludo vermelho, usando terno e gravata, com olhar arrogante, não dá a mínima para um mendigo jogado aos seus pés. Uma prostituta na sarjeta também não parece abalar o jovem de sapatos lustrosos."…esse tipinho que o Reinazi Azedo defende todos os dias… .http://blogs.estadao.com.br/ponto-edu/cartaz-de-festa-com-mendigo-e-prostituta-causa-polemica-na-sao-francisco/…devem ser amigos deste Malufinho…

Malufar, verbo intransigente « Ficha Corrida

[…] Antônio David: Como pode defender uma proposta, perder, e dizer que ‘é golpe’, Malufinho? | Vi… Sirva-se:Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um comentário […]

Maria Fulô

Excelente o texto. A verdade é que a quase totalidade dos estudantes da chamada "direita" são jovens de classe média alta que em qualquer outro país, estariam cursando Universidades pagas. Gostariam que a USP fosse (como de fato é) de graça mas que fosse parecida com Harvard ou Stanford (onde uma graduação completa não custa menos do que U$ 350.000). Sabem que seu discurso não é legítimo e que precisam aparentar uma maioria que não possuem, muito pelo contrário. É aí que entra nossa mídia ordinária…

EUNAOSABIA

Maluf é aliado do PT em São Paulo e apoiou Marta contra Serra.

Maluf votou em Lula, Maluf é da base aliada, o partido de Maluf é da base aliada e quem não se lembra do abraço de tamanduá que Maluf deu em Arlindo Cginaglia na câmara???

Maluf é de vocês.

Vocês não enganam é ninguém.

    ZePovinho

    Ainda bem que você não nos deixa;senão ficaríamos sem rir às escâncaras com seus comentários abarrotados de inteligência.

    Ze Duarte

    Pois é EUNAOSABIA, é duro ver gente que negativa seu comentário mas sequer é capaz de contrapor os fatos citados por você… povo adora distorcer a realidade

    P Pereira

    Do Estadão:
    "Alckmin convida partido de Maluf para comandar CDHU"
    "O governador foi o primeiro a entrar em contato, por telefone, com Maluf, presidente do PP em São Paulo, para convidar a legenda a fazer parte do governo paulista."

    EUCAGUEINAPIA

    Tucano de bico curto trollando … Como sempre, deixando flanco aberto: Geraldo Alckmin nomeou Antonio Carlos Amaral Filho para a chefia da CDHU em troca de apoio do PP para os tucanos nas eleições de 2012. E quem indicou o Amaral Filho? Paulo Maluf, por supuesto.

    Klaus

    Que nick legal o seu, demonstra muito bem seu nível.

    El Cid

    oras, "Herr Riechen", quando você faz aqui, não temos que aguentar? então, paciência…

    EUJASABIA

    Tá dando piti, é, Klaus?

    dukrai

    Klaus, vc está certíssimo na sua crítica rs

    ZePovinho

    KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!Até que enfim alguém como eu!!!Esse negócio de levar troll a sério é perda de tempo!!

    Julio Silveira

    Retificando sua bobagem, o Maluf é de todos, como foi e será sempre cobiçado pelos homens de seu partido sempre que puderem tirar proveito mutuo, vestais da direita como voce, Robo. Mas para resgatar a seriedade, foi no governo do Lula que ele teve os piores momentos com a justiça. Culpar o que, se o povo paulista, principalmente pensadores hipocritas como voce, que certamente lucram algo com a politica podre, elegem ele em quase todos os pleitos que concorre dificultando que a justiça seja feita.

    Ze Duarte

    É triste que ninguém consiga rebater o que você traz com fatos né?

FrancoAtirador

.
.
Parece ser o típico jovem senil:

Não fuma maconha e odeia quem fuma,

mas toma remédio de diabético p'ra emagrecer,

sob a orientação profissional da Revista Veja.

E pega a receita com o Reinaldo Azevedo.
.
.

Henrique Dias Duarte

Sinceramente, eu esperava mais da Consulta Popular do que um ataque personalista porcamente concebido. Ainda mais considerando que o autor é supostamente um pós-graduando. Não me estranha que o restante da chapa Universidade em Movimento tenha se negado a assinar esse texto.

Também esperava que se utilizasse a verdade para construir o texto, e não mentiras convenientes ou deturpações descabidas. É mínimo que se espera de um militante de esquerda combativa: que tenha compromisso com a verdade.

Em todo caso, aqui vão os meus comentários pontuais:

1- O Malufinho não falou no CCA de Ribeirão que ele iria ganhar fácil o CA do curso dele. Pelo contrário. Ele manifestou, em mais de uma ocasião (junto ao Google, ao Finin, e a vários outros militantes históricos do ME de Ribeirão), descrença na vitória devido a outra chapa ser uma aliança das correntes do PSOL (MES e Consulta) com o PSTU e os setores do PT sobreviventes na EACH, o que para ele seria uma coalizão imbatível.
2- Falar que "50% do campus Butantã está parado" é um absurdo de doer a alma, e apenas demonstra a completa desconexão do autor com a realidade da universidade. Um militante de esquerda deve saber reconhecer as dificuldades do ME e trabalhar para superá-las, e não simplesmente maquia-las e fingir que está tudo bem. Nem a FFLCH inteira está parada. A Letras recém saiu de greve e a Reação está construindo base lá, o que coloca em risco todo o ME da FFLCH. Na ECA, Relações Públicas e (pásmem) Jornalismo continuam em aula, e a greve em grande parte não ganhou o impulso que precisamos.
3- A posição de que era um "golpe" adiar as eleições por meio da assembléia e que o estatuto do DCE não permitia isso não foi defendida só pelo Malufinho ou por elementos da direita. O próprio Rafael Alves, militante histórico do CRUSP, defendeu o posicionamento do Malufinho, e todos sabemos que o Rafael é um integrante da esquerda combativa da USP. Alias, aproveito para colar aqui o trecho do estatuto que demonstra que a Assembléia não possui legitimidade para adiar as eleições:

Artigo 15° – Compete à Assembléia Geral Universitária:

1. Reconhecer os seus respectivos membros;
2. Discutir e votar as propostas apresentadas.

Parágrafo único – no que se refere às eleições da diretoria do Diretório Central dos Estudantes Livre “Alexandre Vannuchi Leme”, compete ao CCA, e não à Assembléia Geral Universitária, suas deliberações.

4- 58% dos estudantes apoiando a PM no campus não "representa uma derrota para a Reitoria e uma vitória para o nosso movimento". Representa uma grave dificuldade do nosso movimento em esclarecer os estudantes e em difundir as nossas bandeiras.

E por fim…

5- Essa imagem do Malufinho com o Malufão é mais velha que a militância "jovem" da UJS, e embora tenha sido muito engraçada e útil para incomoda-lo, não serve para identifica-lo com o Partido Progressista ou o malufismo. O que deveriamos estar apontando nesse momento, é o fato de que pela primeira vez a direita "saiu do armário" e declarou abertamente ter diversos membros do PSDB em sua chapa, sendo que o malufinho possivelmente é um deles, dado a sua proximidade com o REItor e com o governador do estado (com o qual o malufinho possui não uma, mas várias fotos).

Fica aqui a minha contribuição. Espero que entenda a minha crítica de maneira construtiva, e revise seus métodos de ação.

    Antônio David

    Meu caro,

    1- Ele disse. E disse inclusive que a chapa concorrente tenta há seis anos ganhar a eleição, mas não consegue. E que ele ainda não era diretor do CA, mas com certeza seria, pois a chapa dele com certeza ganharia a eleição. Todos os que estavam lá ouviram.

    2- De fato, quando eu escrevi o texto, eu consultei a lista antiga de cursos em greve, na qual constava o curso de letras. Com a letras em greve, a greve atingia mais de 50% dos estudantes do campus. Agora que a letras saiu de greve, pelos dados do anuário estatístico da USP, a greve atinge cerca de um terço dos estudantes do campus. Ainda assim, o argumento é válido do mesmo jeito. É inviável uma eleição com um terço do campus em greve.

    3- De fato, Rafael se absteve e, ao justificar a abstenção, disse concordar com o Malufinho. Bem, o fato dele ter dito isso não significa que Malufinho tenha razão. Significa que ele, Rafael, fez o papelzinho lamentável de linha auxiliar da direita. Aliás, a opinião de que Malufinho não tem razão não é só minha. É dos 3 mil que votaram pelo adiamento da eleição. Em relação ao Estatuto, o CCA aprovou o regimento da eleição do DCE. O que a assembleia encaminhou foi a alteração da DATA da eleição. Algo muito razoável no contexto de greve. O regimento eleitoral segue intacto.

    4- Com certeza existem dificuldades. No entanto, o fato de haver dificuldades não implica que não exista uma imprensa tendenciosa que faz apologia da PM, na sociedade e no campus. Esse percentual reflete isso. Diante de toda a campanha a favor da PM no campus, é surpreendente que APENAS 58% dos estudantes entrevistados tenham declarado ser a favor da PM no campus. Aliás, é surpreendente como, nos debates, a maioria dos estudantes que num primeiro momento são favoráveis à presença da PM no campus, acompanhando o debate, mudam de posição.

    5- A imagem não serve para identificá-lo com o malufismo?! Tá certo…

    FrancoAtirador

    Caros Henrique e Antônio David

    Essa discussão de vocês me fez lembrar de alguns fatos
    que ocorreram, nos anos 2009 e 2010, no DCE da UFRGS:

    Instituto Millenium
    23 de novembro de 2009
    Direita vence eleição no DCE da UFRGS
    .
    .
    RS URGENTE
    25/02/2010
    Quem são eles, afinal?
    <img src="http://chistufrgs.files.wordpress.com/2010/02/gov-02.jpg"&gt;
    Olhando para esta foto, você diria que os rapazes engravatados que posam ao lado da governadora Yeda Crusius (PSDB) são…

    A) …a ala mirim da seção gaúcha do movimento Tradição, Família e Propriedade (TFP)
    B) …jogadores da equipe juvenil de pólo do Jóquei Clube do RS
    C) …um grupo de jovens empresários europeus em visita ao Estado
    D) …membros da ala jovem do PP
    E) …a cara da renovação maçônica gaúcha
    F) …os vencedores do concurso Jovem Empreendedor
    G) …um grupo de carismáticos da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias
    H) …uma caravana de estudantes recém-chegada de Miami
    I) …a primeira turma de monitores de escoteiros católicos do Cone Sul

    Quem apostou na alternativa D, quase acertou, afinal, mesmo que publicamente eles neguem, os rapazes da foto tem, sim, ligações umbilicais com o Partido Progressista de José Otávio Germano e Antônio Dorneu Maciel.
    Na verdade, o grupinho sorridente da foto é a direção do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCE UFRGS) que se elegeu recentemente com um discurso que negava a política partidária no movimento estudantil.
    A foto com Yeda não é a primeira da turminha. Antes, eles posaram para outro retrato ao lado do homem mais rico do Estado, o empresário Jorge Gerdau Johanpetter. Sempre na maior independência, é claro. Todos rapazes de família apartidários…
    .
    .
    ANDES Sindicato Nacional
    Esquerda unificada retoma direção do DCE da UFRGS
    29/11/2010

    Com uma chapa encabeçada por três mulheres, a esquerda retomará o comando do mais importante Diretório Central dos Estudantes do Rio Grande do Sul: o DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que representa 23 mil estudantes. A vitória foi incontestável: a esquerda (PSOL e PSTU) obteve 2.354 votos, contra 1.130 da principal chapa de direita (PP e PSDB), 887 da chapa governista (PT e PCdoB) e 64 da chapa de extrema direita (DEM).

    A vitória expressiva, anunciada na noite do dia 24/11, foi marcada por inúmeros percalços, que incluem tentativa de anulação das eleições, denúncias de agressão e uso indevido dos cadastros de e-mail do DCE. A direita havia ganhado as últimas eleições do DCE, no ano passado, após quatro décadas de hegemonia da esquerda. A chapa vencedora do pleito anterior era formada por filiados ao PP, PSDB e PMDB e se aproveitou de um racha na esquerda que chegou a lançar três chapas diferentes para o pleito. .

    Agora, com a vitória da chapa UFRGS Pública e Popular – Oposição Unificada, o DCE será conduzido por uma coordenação formada por Sayuri Dorneles Kubo (Jornalismo, 23 anos), Rejane Aparecida Aretz (Políticas Públicas, 28 anos), e Jéssica Nucci (Geografia, 22 anos). Rejane é filiada ao PSOL, e Jéssica foi candidata a deputada federal neste ano pelo PSTU.
    .
    .

    Rodrigo Leme

    Henrique, essas erratas não vão pros textos do Viomundo. Agarram-se na versão deles e f***-se o resto. De repente quando o texto sair da home do site, a equipe do Azenha coloque suas observações, sabe? Pra dar aquele lustre progressista…

    El Cid

    mas que legal, cara !! finalmente, sua "verniz tucana" apareceu !!

    isso merece uma comemoração:

    [youtube BPQOXWOZo5U http://www.youtube.com/watch?v=BPQOXWOZo5U youtube]

    Rodrigo Leme

    Opa, se gostar da verdade é ser tucano aluém me empresta um nariz de tucano.

    E eu já sabia: quanto mais gosto pela verdade mais longe de vc a pessoa fica. Faz sentido.

    EUJASABIA

    Emprestar nariz de tucano?

    Pra que?

    Perdeste o teu?

    Alexandre

    Por que essa dificuldade em lidar com críticas? As observações do Henrique servem para o enriquecimento do debate. Me parece confuso criticar a direita por fugir das contradições e fazer o mesmo. É a esquerda brasileira, sempre dando munição pro tiro no pé. Aliás, tem hora que o debate fica raso mesmo, discussão de torcedor. Lamentável.

    mfs

    No plural é errata.

    Rafael Fonseca

    Muito coerente
    Parabéns

SILOÉ-RJ

E ele demonstra ser tão covarde, que apoia com aquele sorriso amarelo, de quem tá morrendo de medo, só o dedinho!!!
Pela pose, sei não!!!

Marcio H Silva

O garoto tá fazendo um "excelente" estagio para político. Quando se formar, fará parte dos quadros do PSDB ou do DEM. Ou será assessor do Serra/Alckmim/Aécio.

Edgar Borges Júnior

Olhem aqui o vídeo do Malufinho sendo desmoralizado pelo CQC na greve de 2009. O vídeo é muito educativo dos valores que boa parte dessa juventude de direita tanto prezam: dinheiro, grana e money! Perguntam pra um deles: – os grevistas (da esquerda) são manipulados pelos partidos políticos? O moleque responde: – com certeza. E o Danilo Gentilli retruca: – mas vocês não são manipulados pelo capitalismo e pelos seus patrões? E o moleque finaliza: – pelo menos a gente vai ganhar dinheiro!
http://www.youtube.com/watch?v=5VCYzJUWxJo

Flavio

Ano passado a chapa do Malufinho (Liberdade USP)teve 5% dos votos (o PSOL se elegeu com maioria gritante, mais de 4 mil votos), foi no ano anterior (2009, Reconquista) que eles perderam por 55 (3.000 x 2.945). A suposição é que em anos de greve o desempenho deles é melhor, muito embora ano passado teve UCC para fazer o pessoal se assustar com o direitismo

    Conceição Lemes

    Olá, Flávio, as tuas informações estão corretas, sim. Obrigadíssima pelos esclarecimentos. abs

Edgar Borges Júnior

Sou veterano do Malufinho lá na História USP, o moleque é tão pirado que ele fazia aula de tiro num stand ali perto do câmpus, andava com arma em seu carro e se orgulhava da coleção de armas do seu avô. Se procurarem bem, até o Danilo Gentilli já zuou da cara dele no CQC, em alguma greve passada na USP. Vou procurar o vídeo e posto aqui depois.

    lupururin

    Não esquece de postar huahuehuaehueauhae

    Brunela

    E ae Pete, blz??? Tá vendo, o Edgar que era meu veterano ainda (e eu sou veterana do Malufinho) também lembra do pirado. eu lembro do CQC zuando ele de paga-lanche!!! hehehe
    A piração dele é de dar medo… se fosse só o que ele fala ainda tava beleza, mas o pior é que ele faz o que ele fala…

Cleverton_Silva

Malufinho, um mascotinho para a Tacanhêde. Eita massa "cheirosa" que inventa! Coitado do malufinho! Olha o herói dele! Tanta gente se inspira em Mandela, Ghandi, Lula, Dom Helder Câmara, em Hugo Chavez, Dilma, Cristina Kirchner e tantos outros e o malufinho faz festa para o malufão. Mau gosto danado!

ZePovinho

O Malufinho é o EUNAOSABIA que fez pós-graduação……

    GilTeixeira

    Está mais parecendo aqueles que o EUNAOSABIA acusa de estudante profissional, o cara já ta fazendo outra faculdade sem terminar a primeira… essa ele deve ter aprendido com o SSerra.

Ricardo

A chapa a que esse Rodrigo pertence venceu a eleição na São Francisco. (http://bit.ly/rEv2Dv).
E, segundo esta notícia no Estadão, perdeu a última eleição para o DCE por apenas 55 votos (http://bit.ly/tQ34uv), ou seja, alcançaram um índice bem maior que os 5% relatados.
Para quem desconfia, o Movimento Negação da Negação dá o mesmo resultado (http://bit.ly/vUkXOB).

É preciso checar as informações. E é preciso também ouvir o outro lado. Azenha, você, seguindo as normas do bom jornalismo, dará direito de resposta ao "Malufinho"?

    Conceição Lemes

    Ricardo, o Flávio postou o seguinte comentário:

    "Ano passado a chapa do Malufinho (Liberdade USP)teve 5% dos votos (o PSOL se elegeu com maioria gritante, mais de 4 mil votos), foi no ano anterior (2009, Reconquista) que eles perderam por 55 (3.000 x 2.945). A suposição é que em anos de greve o desempenho deles é melhor, muito embora ano passado teve UCC para fazer o pessoal se assustar com o direitismo".

    Fui checar os dados de ambos. O Flávio está correto. As tuas informações são da eleição de 2009. abs

    Ricardo

    Errei. Encontrei o documento com todos os votos: http://cavc.com.br/provisorio/resultado.pdf

    De qualquer forma, em 2011 a chapa Reação conseguiu 820 votos só na São Francisco, e muitos dos que votaram nela nem comparecem às assembleias pois não as reconhecem. Não será tão fácil desta vez caso a chapa do PSOL tente a reeleição.

    Tem uma reportagem no Estadão a respeito (http://bit.ly/tMV2Ba).
    E insisto que é sempre importante escutar o outro lado.

    Ricardo

    Esse é um outro facistinha como o tal Malufinho. Conhecido como Ricardo bobo, ele aparece no vídeo sendo zuado pelo CQC… Imaginem vcs!

    Ricardo

    Caro Ricardo, você está me confundindo com outro Ricardo.
    Não sou fascista e não daria entrevista ao CQC. Vale lembrar que o comandante da bancada, Marcelo Tas, foi responsável por um dos comentários mais estúpidos a respeito de toda essa questão.
    http://blogdotas.terra.com.br/2011/11/08/os-revol

    Apenas defendo que quando um texto como esse é publicado, o acusado deve ter o direito de se defender.

    Armando S Marangoni

    É isso aí, Ricardo.
    É preciso escutar (ou ler) o outro lado antes de sair assumindo uma posição e acusar o outro de parcialidade.
    Abç.

    Ginah

    Mas é esta chapa da São Francisco que prestou uma singela homenagen ao Rodas: "persona non grata". Parece que nem a "Reação" aguenta o Rodas.

    Bruno

    E a informação de que "50% do campus" estaria parado? Conceição, o Sr, Antonio David mente. Praticamente todas as faculdades estão em aulas normais, em semanas de provas inclusive.

    lupururin

    Os cursos citados correspondem a 60% dos alunos do campus Butantã. https://sistemas.usp.br/anuario/tabelas/T02_15.pd

    O Maldoror

    mentira tem pernas curtas rapaz….

    Ze Duarte

    Não importam os fatos, mas sim agradar aos leitores…

Alessandro

Pior que a foto,que por sinal diz tudo,é o cara ter orgulho da própria alienação.

Obs:comentário refeito,perdi minha harmonia verborrágica em meu comentário anterior,peço desculpas à administração.

sandra

meudezo, até o escravagista do beto mansur esteve presente, é, não podia faltar! que grupo, viu?

Alessandro

Pior não é estar com a mão no ombro do original,é estar orgulhoso de sua própria torpeza e estupidez.Isso sim eu chamo de alienado.

Fabio_Passos

5% de votos é muito.

maluf, rede globo, fhc, opus dei, revista veja, alckmin… isto não deveria render nem 1% de votos dos estudantes.

Christian Schulz

É hora de por o RODAS na rua!

waldir ferreira

este malufinho vai acabar virando presidente regiona da OAB.

ramos_toledo

Quero deixar claro que a autoria do apelido é minha!! Fui veterano da lesma morta quando ele organizou a sua primeira chapa de direita para o CAHIS e lancei o apelido em uma de suas intermináveis colocações sobre o perigo marxista que rondava a universidade!

Quando ele lançar carreira política, vou cobrar Royalties! Malufinho é daqueles moleques que tomava pescotapa na escola e tinha o lanche tomado. Mais um caso de que sofrer bullying não forma caráter!

    Conceição Lemes

    Ramos, tudo bem então colocar um PS, dizendo que vc é o autor? abs

    ramos_toledo

    Sem problemas, Conceição. Disponha!

    Klaus

    Orgulhosa do Ramos Toledo, hein Conceição!

    cronopio

    Klaus, assista à aula do professor Hansen. Está no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=7z07CQUJXd4&fe… O que ele propõe, contra esse clima de terror instalado na USP, é justamente o riso. Afinal, você há de convir que o "Malufinho" é uma figura cômica. Não dá para debater com quem anda com uma faca a tiracolo e faz curso de tiro por correspondência. Alguém duvida de que, se ele sacasse a arma, acabaria acertando o próprio pé ou coisa pior?Quando a gente assiste aos filmes do Rambo, tem que saber que aquilo é Hollywood, não pode se identificar. A universidade não aceita esse tipo de atitude infantil e anacrônica. Não quero chamá-los de nerds, mas não tenha dúvida de que outros o farão. Vocês precisam renovar o discurso. Tentem chamar umas garotas para ir ao cinema, sabe. Quem sabe até acontece algo mais, nada é impossível…

    EUJASABIA

    De tu é que ela não pode se orgulhar, né, Klaus?

    Bruno

    Cara, vc é um gênio, sintetizou muitíssimo bem o Rodrigão.

    ramos_toledo

    E veja como a vida imita o humor! Anos depois, não é que o filho pródigo aparece abraçado ao Papai que lhe rendeu o apelido?

    coisas da vida!

    Mayara

    Cara, sem querer acabar com a teu momento de glória, rs, mas eu entrei na história em 2006, antes do Rodrigão se meter a querer fazer chapa pro CAHIS (inclusive me lembro bem dos debates daquela eleição) e desde que eu entrei já o chamavam de Malufinho… Menino Malufinho, pra ser mais exata.
    De qualquer forma, o apelido cai bem, muito bem… só quem conviveu com a pessoa pra ter idéia.

    E se nesse mundo tem gente que segue o Rodrigão como líder ou acha que as idéias dele tem alguma expressão é pq a coisa vai MAL, muito mal mesmo…

waldir ferreira

Caracas,
caiu a casa !!!!!!!!!!!!
do malufinho,

FrancoAtirador

.
.
Sem falar que o verbo "malufar",

há um tempo, consta do Aurelião.
.
.

mfs

Ninguém quer ser assaltado. A PM por perto pode evitar o assalto. Portanto, ninguém pode ser contra a presença da PM na USP se… e esse "se" é tudo – se a PM estiver ali para coibir o crime. Ora, se a PM age com os estudantes como age na periferia, ou seja, coagindo o cidadão comum, desrespeitando os DH, é óbvio que essa PM ninguém quer quer. O núcleo da questão é essa. Que a PM se comporte adequadamente e não haverá problemas! Aliás, que a PM se comporte adequadamente com todos os cidadãos. O que não dá é repetir os vícios do tempo da ditadura, com uma PM truculenta e absusiva. O protesto foi exatamente contra o comportamento provocativo dos policiais.

    Mário SF Alves

    Bravo, mfs. Matou a cobra e mostrou o artefato. Valeu!

    Renato Lira

    Corretíssimo, mfs.

Adir Tavares

Que nojo!

    Lu_Witovisk

    que nojo²

sergio

Esqueceram de dizer que Maluf, o original, é procurado pela Interpol, e que, no seu aniversário o vice presidente estava lá na cerimônia do beija mão.

    Mário SF Alves

    Bom, diante de uma Europa cada vez mais GoldmanSachsada só resta saber até quando.

Davi Lemos

Tem coisa pior que ser chamado de "malufinho"?

    Polengo

    Sim, ter gente (se é que chega a ser gente) que o apoia.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Rodinhas, talvez…

    Quem sabe Serrinha…

    ou então Xuxuzinho…
    .
    .

    Cleverton_Silva

    Ser o próprio Maluf e conviver consigo mesmo.

    Eduardo Vieira

    Acho que tem sim. Porque tem gente que acaba ficando com vergonha do próprio nome e se identifica como EUNAOSABIA.

    Marcio H Silva

    Sim, Serrinha….

Deixe seu comentário

Leia também