por Luiz Carlos Azenha
Estou na Venezuela, para gravar uma série de reportagens que toca marginalmente na política.
O clima de polarização por aqui cedeu um pouco, diante do fato de que a oposição agora canaliza boa parte de seu ódio ao governo de Hugo Chávez à Assembleia Nacional.
A oposição cometeu erros graves no passado, dos quais ainda não se recuperou: apoiar o golpe de estado contra Chávez em 2002 e boicotar as eleições de 2005.
A inflação em alta e a criminalidade oferecem oportunidades políticas aos opositores, que prometem lançar candidato único para enfrentar Chávez em dezembro de 2012.
A oposição controla sete governos estaduais, a prefeitura de Caracas e tem 67 deputados.
Como vocês devem saber, o povo venezuelano é muito politizado. E a democracia venezuelana se fortaleceu muito nos últimos anos.
É uma delícia acordar e ver nas bancas uma dúzia de jornais de diferentes linhas políticas. O mesmo se dá no rádio e na TV. O ambiente é riquíssimo, refletindo pontos-de-vista variados.
Apoie o VIOMUNDO
Como resultado disso, enquanto no Brasil caminhamos para um debate político pautado pelo discurso único — PT e PSDB aderiram, em graus distintos, ao neoliberalismo –, na Venezuela há uma grande variedade de opiniões na mídia, o que enriquece o debate e fortalece a democracia.
Para vocês terem uma ideia, o ministério de Chávez tem prestado contas à Assembleia Nacional nos últimos dias, com transmissão ao vivo por pelo menos quatro redes de TV do país. As pessoas assistem e debatem de forma acalorada sempre que o assunto é política.
Na Assembleia Nacional, os representantes do governo tratam de fazer comparações entre o antes e o depois da era Chávez.Um exemplo: o ministro da Educação lembrou que quando Chávez assumiu havia apenas 700 mil estudantes universitários no país, número que hoje chega a mais de 2 milhões e 300 mil (nos últimos 12 anos foram criadas 23 universidades no país). Ou seja, Chávez decidiu pendurar FHC no pescoço da oposição.
Comentários
Hugo Chávez e aquela pílula alucinógena do Kadafi | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Para saber como Chávez pendurou FHC no pescoço da oposição, clique aqui. […]
A fuga para a frente de Hugo Chávez | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] [Clique aqui para ler o outro artigo que escrevi sobre a mesma viagem] […]
Nelson
Azenha.
Sabemos muito bem que os órgãos de mídia hegemônicos, que realmente atingem grandes parcelas da população, são dominados pelo grande capital. Daí que, normalmente, eles não transmitem os fatos tal como aconteceram, mas a versão dos mesmos que desejam que assimilemos como verdadeira.
Para se contrapor a esse domínio pernicioso é que existem alguns blogs e outros meios alternativos de informação alternativos. Não tenho dúvidas de que este “Viomundo” é um destes. Por isso, não posso ler uma afirmação absurda de um dos comentaristas e ficar sem reação. Não dá para ficar quieto diante da afirmação do nosso companheiro, Gustavo Pamplona, de que não existe diferença alguma entre Hugo Chávez e Hosni Mubarak.
Por que será, meu caro Pamplona, que os governos dos EUA nada fizeram, durante praticamente 30 anos, para derrubar Mubarak, ao mesmo tempo em que conspiram diuturnamente pela derrubada de Chávez?
Mubarak instituiu algum plebiscito com poder de revocação dos mandatos eletivos como o fez Chávez?
Pamplona, sugiro que dês uma boa pesquisada nas realizações do governo Chávez. Verifique a questão importantíssima da reforma constitucional, as questões relativas à educação, à saúde e compare com o que era a Venezuela pré-Chávez, dos 90% vivendo na pobreza ou miséria, de gente que nunca tinha visto um médico na vida.
Não estou aqui para deificar Hugo Chávez, para afirmar que ele é a oitava maravilha do mundo e que tais. Longe disso. O que precisamos entender, meu caro Pamplona, é a circunstância em que Chávez aparece na vida venezuelana. Para mim, ele é o instrumento que o povo do país vizinho tinha a sua disposição para romper décadas e décadas de exclusão e sofrimento.
Não te preocupes com a questão democracia/ditadura, que nesse nosso mundo moderno parece tornar-se cada vez mais um problema meramente de semântica, veja-se as leis cada vez mais restritivas impostas nos países vistos como campeões da democracia. Veja-se o apoio, o financiamento e a sustentação que os governos dos EUA e da Europa Ocidental ofereceram e continuam a oferecer a regimes altamente repressivos em todos os cantos do planeta.
Como nos conta o Azenha, o povo venezuelano está muito politizado e saberá quando Chávez não estiver mais servindo a seus anseios. Então, dará um basta ao chavismo e inaugurará nova era, até porque o próprio Chávez, ao contrário do que pregam a mídia hegemônica e seus (de)formadores de opinião, deixou aberto o caminho para isso.
Chávez não fechou o regime, auto-proclamando-se primeiro mandatário eterno. Ele, ao que parece, quer ser candidato ainda por algumas eleições. Creio que toda essa discussão envolvendo reeleição, qualificando-a como antidemocrática, não resiste a uma reflexão um pouco mais aprofundada.
Explico. A última palavra, meu caro Pamplona, a dizer se Chávez será o presidente mais uma, duas ou n vezes, ainda estará com o povo. Portanto, a democracia, pelo menos diante do que entendo do significado desta palavra, está resguardada.
Nelson
Meu caro Azenha. Um pouco do que você conta no teu texto, sobre o alto grau de politização dos venezuelanos, eu já tinha visto no excelente programa "Passagem para", do jornalista Luís Nachbin, apresentado pela TV Futura. Aliás, acho que o programa dele também poderia se chamar de "Viomundo" tal a quantidade de lugares e países que ele visitou e continua visitando.
Quanto à questão do neoliberalismo, creio que tu estás correto, apesar dos "narizes torcidos" com que muitos enxergaram a expressão "PT e PSDB aderiram, em graus distintos, ao neoliberalismo". O PT aderiu, sim, ao neoliberalismo, não tanto quanto os tucanos ou qualquer outro partido à direita, mas aderiu. O governo Lula teve oito anos para empreender uma retomada do estrito controle público sobre o setor da energia, estratégico. Não o fez e, a meu ver, nada podemos esperar neste sentido do governo Dilma. Pelo contrário, já estão sendo anunciados novos leilões de petróleo. Na questão da Previdência, então, fica escancarada a postura neoliberal; o governo Lula repetiu, durante oito anos, o mesmo discurso de FHC, do fantasma do déficit, além de ter implementado uma reforma retringidora de direitos. Uma sucumbência aos desejos do capital financeiro de abarcar o serviço.
A Previdência representa uma mina de fazer dinheiro e lucros, da qual o grande capital quer assenhorear-se, não só aqui no Brasil, como no mundo inteiro. Para isso, precisa da conivência e governos e da destruição da Previdência pública, a única realmente viável.
henrique de oliveira
O povo da Venezuela entendeu o que aqui ainda vamos entender , que os governos são feitos para os pobres , rico não precisa de governo , quando o povo brasileiro for educado , os vendilhões tipo o PIG nunca mais vai dar as cartas (já não dão como antigamente) e nós seremos uma nação livre de verdade.
João da Costa
A Falha da Folha
Caro Azenha,
Pelo visto, os‘colonistas’da Folha passaram a dividir com os editores as habilidades de instrumentos do PIG. Em sua faina de defender a ‘liberdade de expressão’ , o jornal manipula a informação e ilude, mais que nunca, os seus leitores. Assim, na matéria ‘Chávez rejeita comparações com Hosni Mubarak’ publicada ontem, ao subtrair o acento na palavra ‘sí’, a Falha transformou o advérbio, de uso no afirmativo, numa conjunção e fez parecer que o Presidente da Venezuela estivesse em dúvida quanto à natureza do governo Mubarak…No original, a declaração foi: “Allá sí había una dictadura y más de la mitad de la población vivía en pobreza extrema.’ A tradução deveria ser ‘Sim, lá havia uma ditadura e mais da metade da população vivia em extrema pobreza’. Mas a da Falha foi desbundante: ‘Lá (no Egito), se havia uma ditadura e mais da metade da população vivia na pobreza extrema, essa é a causa fundamental da queda’…Abraços do, João da Costa
CC.Brega.mim
Bem notado!
Na verdade este "sí" é enfático:
"Lá sim havia uma ditadura."
ANDRE
O apagão do Alckmin http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/874932-sob…
Pedro
Fernando Henrique também criou dezenas de alguma coisa que seus privilegiados donos chamaram de universidades.
Artur
Mas FHC é bom… Ele quer liberar a maconha… Assim, como esta droga causa esquecimento, todos não lembrarão de suas cagadas no governo.
Antonio
Ô Artur, FHC não fez nenhuma cagada. Ele, conscientemente, entregou o Brail e os brasileiros na bandeija para seus amigoss nacionais e internacionais. Rolou muita grana. FHC é o que é. FHC é o que o PSDB e os Demos são: uma enorme nuvem de gafanhoto adoradora de ianque, de grana e poder.
Mateus
Enquanto isso, na Suiça brasileira, a Folha nos brinda com mais uma (in)produtiva enquete em seu site: http://polls.folha.com.br/poll/1104206/results
Hélio Pereira
Parabéns Azenha,com Jornalistas independentes iguais a Você e PHA,podemos ter uma ideia concreta do que se passa na Venezuela.
Eu torço pra que em nosso Brasil possamos ter este grau de politização do Povo Venezuelano.
Pedro Ayres
Azenha
Apenas para mostrar como agem os nossos "irmãos"do Norte: http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-162267…
Um exemplo que talvez possa explicar alguns dos diversos mistérios que envolvem o narcotráfico e a ação de inúmeros policiais com essa atividade, Não esqueçamos que, segundo a ONU, os maiores produtores de drogas do mundo são o Afeganistão, a Colombia e o Perú. Todos, por estranha coincidência, sob o estrito controle da DEA, CIA, Pentágono e outras agências estadunidenses. É importante lembrar que o candidato in pectore de Washington é o Maurício Macri, um adepto de tudo aquilo que a IELA (antiga Escuela de las Américas) ensina e pratica.
Fernando
As favelas na Venezuela se chamam ´´barrios“.
Chávez criou o programa Barrio Adentro.
É o oposto das UPPs do Cabral e do Uribe.
Quem adentra a favela não é a polícia junto com os vendedores de tv por assinatura.
São professores, que livraram a Venezuela do analfabetismo.
E os médicos cedidos por Cuba, a melhor escola de medicina do mundo.
Renato
Melhos escola de medicina do mundo, aquela medicina que confude enfarte com gastrite? Pode deixar para Venezuela.
ma.rosa
Salve, Salve irmaos venezuelanos! que sua politizaçao e democracia nos contagie tambem, pois somos carentes e ainda engatinhamos sobre "Ela". Azenha, grata por sua formaçao e informaçao. Formaçao de principios e valores tao democraticos e livres, informaçao tao preciosa para nossos olhos e ouvidos sedentos de ver e ouvir como anda nossa Bela America Latina!!!!
Henderson Sousa
Deixe a "democracia" deles por lá.
Paulo
No Brasil se prefere discutir quem vai pró Paredão. Quem tá pegando quem no B. Brother. Quem tá transando com quem. A mídia brasileira, a mando de não sei quem, se esforça para fazer um povo totalmente imbecil.
ZePovinho
Quando a PDVSA fez um lockout(greve de empresários),no final de 2002,FHC procurou Lula e obteve autorização do presidente eleito para enviar um navio de gasolina para lá.Esse apoio foi fundamental para a permanência de Chávez no poder.É por isso que eu não entendo esse papinho dos trolls sobre o PT apoiar ditadores.Se FHC quisesse,podia ter negado isso e dificultado a vida do Chávez em um momento difícil.
Naturalmente que FHC foi(algum militar pode confirmar) pressionado por militares brasileiros que não querem um regime títere dos EUA naquela parte do norte da América do Sul.
Paulo Amaral
Desde quando FHC precisava da """autorização""" de Lula para fazer isso??? surtou???
ZePovinho
Da mesma forma como Lula fez com Dilma,ao pedir autorização para tratar dos caças para a FAB.Pelo visto,além de troll você é tão imbecil que não sabe nada sobre a Presidência da República.
Maria José Rêgo
ZéPovinho, o FHC ajudou porque o Brasil sempre manteve relações comerciais muito intensa com a Venezuela. Você sabia que os estados do Amazonas e Roraima consomem energia elétrica importada da hidrelétrica de Guri da Venezuela? Que diversas construtoras brasileiras atualmente fazem obras de grande porte naquele país? Que o estado de Roraima importa da Venezuela, cimento, ferro, cerveja, refrigerente por ser mais barato? Que a Venezuela importa do Brasil veículos, madeira, arroz, carne? Que mesmo antes da chegada do Chaves no cenário político os venezuelanos ja iam as ruas manifestar contra aumento de tarifas públicas abusivas? Que muitos estudantes já morreram em manifestações como estas?
ZePovinho
Eu cabia,Maria José.Chávez não é e nem nunca foi um ditador.Como um ditador ganha 13 eleições,com observadores internacionais às pencas(até com Jimmy Carter,que considerou-as limpas),a oposição controla 5 estados,Caracas e um terço do parlamento???????Esse discurso de totalitarismo com Chávez tem mais de 60 anos.Vem do Departamento de Estado.Não se renova.É macartismo com cheiro de naftalina ou,como se diz no nordeste,ciúme de homem.
Fernando Oliveira
O cretino vira-lata e baba-ovo dos americanos, Fernando Henrique Cardoso, juntamente com o constrangedor Bush Júnior, reconheceu IMEDIATAMENTE o "governo provisório" do zé-buçanha traíra Pedro Carmona -urros de risadas e zuação á parte, governo(?) que durou apenas DOIS DIAS- que os VAGABUNDOS GOLPISTAS apoiados entre outros m. pela famigerada RCTV, impuseram á Venezuela após a derrubada do DEMOCRATA LEGITIMAMENTE ELEITO Hugo Chávez, do poder. O retorno e a consequente permanência no Governo Venezuelano daquele competente e admirável LÍDER, eleito e reeleito sucessivas vezes (sempre com a presença de insuspeitos observadores internacionais) amado e reverenciado pelo seu povo, só aconteceu (e acontece) graças e unicamente á vontade, determinação e sobretudo raça de mais de 2 milhões de Bolivarianos que na ocasião do nefasto e abjeto GOLPE, marcharam em direção ao Palácio de Miraflores EXIGINDO o retorno IMEDIATO de Chávez ao posto onde a maioria esmagadora do Povo Venezuelano, LEGITIMA E SOBERANAMENTE, o havia colocado.
P.S. É notório, ululante, escancarado que as nossas Forças Armadas, bem como o restante da cretina Direitona Brasileira, historicamente SEMPRE apoiaram qualquer governo títere, bonifrate, esbirro, testa-de-ferro, baba-ovo, ou qualquer outro adjetivo pela-saquista que seja referente aos que rendem loas ao imperialismo americano, tanto aqui, quanto em qualquer outra seara do planeta…
Evaristo
Os Estados Unidos não vendem material bélico a Venezuela e vetaram o Brasil de vender aviões militares, por um motivo simples, pretendem futuramente invadir o país e não querem enfrentar as próprias armas! O mesmo aconteceu com o Irã, para o xá Reza Pahevi, os estadunidenses venderam F5 e F14, que sofreram boicote logo após a revolução islâmica. O Brasil precisa ficar de olho nesses fatos se pensar em adquirir os aviões da Boeing. Falta a Venezuela a criação de instituições, como partidos políticos, centrais sindicais e lideranças que conduzam o processo bolivariano após Chàvez. Esse é o desafio dos venezuelanos.
Maria Lucia
Procure assistir, via Internet, os programas da Telesurtv, da Venezolana de Televisión, ler o Correo del Orinoco e verá que estão sendo criadas instituições, partidos políticos e que há um movimento sindical forte bem como despontam fortes lideranças bolivarianas. Quanto à oposição também está ativíssima e aprontando. Ou seja, há liberdade, democracia e assim é que se quer a vida!
Evaristo
Chávez é um grande governante e tem ajudado o seu povo. Tem fortalecido a Venezuela tanto na parte civil quanto na militar,em que atualmente as forças armadas venezuelanas sejam as mais bem equipadas da América Latina e ficará mais forte ainda com as últimas encomendas de armas russas. A Força Aérea Venezuelana, com seus SU-30, é superior a qualquer força da região. Não precisaram comprar o obsoleto F 18 estadunidense e aprenderam uma lição com esse país, pois a Venezuela tinha comprado F16 e F 5 deles que quase ficam sem voar por falta de peças de reposição.
alberto f. barbosa
Não considero o Azenha um analista político da conjuntura brasileira. Gosto do Blog vi o mundo dos textos publicados de outras pessoas que não seja o Azenha. O que Azenha entende de Teoria do Estado, Política Pública, Gestão Pública, Formas de Estado e de Governo é muito limitado e até cômico. O exemplo tá na definição dele de Neoliberalismo. Acho que ele nem sabe o que é isso. Imaginar que um governante petista possa usar o Estado como instrumento de desenvolvimento, em detrimento do mercado e chamar isso de Neoliberalismo é total desconhecimento do que seja o Estado.
Mário SF Alves
Deixando o Azenha fora disso, seu pensamento dá pano pra manga. É digno de nota no sentido do "até quando", do até quando ficaremos na superfície dos fatos e da realidade política brasileira. Obrigado, Mario.
Edemar Motta
Cumpanhêru, pruquê vosmicê naum insina um pouco dessas coisas prá gente?
Inquanto suas lissões naum chegam, continuarei lendo Azenha, com prazer.
PS. A quem poderão interessar suas considerações acerca do inexperiente jornalista e blogueiro Azenha?
Joaquim
Acusação indevida ao Azenha. O que você entende por neo-liberalismo, liberalismo, socialismo e social democracia, barbosa? Sem os conceitos é acusar sem provas. Quem disse que por ser petista o governo fica isento de políticas neoliberais. As idéias pre-conceito torna-se trave na visão para ver a realidade. Cuidado.
Dani Tristão
Concordo com vc Alberto. Chamar o governo Lula ou da Dilma de Neoliberal é demais pra mim.
Thiago M Silva
"…em detrimento do mercado…"
Só duas perguntas, alberto: onde que o PT está fazendo algo em "detrimento do mercado"? Os banqueiros ficaram mais pobres???
@stelles_13
O governo Dilma vai surpreender quem está pessimista, como Lula calou a boca dos histéricos que surgiram especialmente entre 2003 e 2005 e muitos saíram do PT. Tão todos sem rumo agora, abraçados com o PSDB e o DEMo, torcendo contra o Brasil e se reunindo às escondidas com diplomatas americanos. Triste fim.
Mário SF Alves
Será que é bem assim? Confesso que também temo o excesso de concessões ao sistema que aí está! E mais, será que ainda é necessário pautar o processo político (e tanta ênfase) na popularidade do governante?
Fernando Oliveira
Concordo plenamente… A diminuição de atribuições, alcance, e consequente esvaziamento de poder das pastas do Palocci, do Ministro "JohnBim" e (ainda na semana passada) do Gabinete de Segurança institucional, são exemplos de que ao poucos a Dilma vai dando rosto ao seu governo; vai impondo a sua incrível e admirável personalidade, bem como revelando a sua indefectível estratégia de ação. A nossa tradição eleitoral é 100% personalista. Por tanto, tanto neste quanto nos demais sentidos, Dilma caminha no rumo certíssimo…
@stelles_13
E ter uma troca de presidentes sem trocar a linha de pensamento é muito mais prova de coragem que foi demonstrado pelo PT, Lula teria tido uma reeleição tranquila, mas será muito mais importante a longo prazo, pois Chávez agora corre sério risco de sair por desgaste de sua política repetida, trocar o "cabeça" faz bem ao desenvolvimento do país, por ter outras prioridades não menos importantes, fazendo o país evoluir sempre.
@stelles_13
O Brasil progressivamente está se tornando um país importante, por ter cada vez mais produtos imprescindíveis à sustentação do capitalismo mundial. Logo, a tendência é que, com o tempo, a gente possa cada vez falar mais grosso e avançar mais, do nosso jeito. A população de origem portuguesa sempre foi considerada muito menos "aguerrida" que a de origem hispânica, a história do Brasil mesmo é um retrato desse distanciamento. Temos nesse momento um dos maiores grupos de mobilização política dentro do Brasil em todos os tempos, a militância virtual que tem sido decisiva para garantir as eleições do candidato de esquerda desde 2006, especialmente.
Renato
"O Brasil progressivamente está se tornando um país importante". Com as nossas forças armadas? faz me ri.
EUA ainda é a nação mais poderosa do planeta.
Tem mísseis atomicos que o tempo do percurso do lançamento até alvo é menor que o tempo que eu faço para apertar uma tecla do meu computador.
Tem capacidade maior que o dobro da China e Russia somados.
Enquanto tivermos as armas de festim que temos, nunca seremos respeitados.
@stelles_13
O governo da coalisão no Brasil, que é diferente do que o PT pensa, ele é de centro-esquerda (e muito diferente do q era a coalisão de FHC) porque a população brasileira ainda vota dessa maneira. Na Venezuela, o contexto e a possibilidade de "falar mais grosso" sempre foi maior pq ele tá sentado numa quantidade enorme de petróleo da qual os EUA não podem abrir mão, sob pena de crise mundial.
Kid Prado
Azenha
V. em notícias do John Bastos e do Dvorak? Não aparecem mais aqui! Chego a pensar (será que devo?) que estes dois eram tecladistas de aluguel da UDN. Depois que a Dilma "sentou o ferro" (como dizemos aqui em MG) no Serra, os dois desapareceram. Não vêm mais aqui para perturbar o ambiente.
A todos os frquentadores do blog faço a mesma pergunta: Sabem por onde andam? Gostaria de ter notícias dos dois. Se estão bem, se não cometeram o tresloucado gesto depois de 30 de outubro, se estão vivos. Sei que ninguém tem saudades deles, mas todos nós devemos nos preocupar com os nossos semelhantes. Sinceramente, eu ficaria triste se soubesse que eles estivessem internados ou depressivos. Por favor, quem souber, nos traga notícias.
betinho2
Pelo que eu soube, os Troll, ou Trollxas, estariam procurando um tipo de GPS que parece não ter sido ainda fabricado. GPS para encontrar rumo político.
Maria Lucia
Betinho
Só mesmo se inventarem esse GPS para encontrar rumo político, esses trollxas se orientam!
Estão perdidinhos!
Do jeito que o grande líder deles, o Obama, atuou em relação à recente crise no Egito, os pobrezinhos ficaram mais desorientados do que nunca! O carinha oscilou de Mubarak "é um grande líder e deve ser mantido" até o "Fora Mubarak", em menos de vinte dias! Mais inconsequente e incoerente não poderia ter sido, não?
Daí a piração descomunal dos trollxas, nos últimos dias.
O_Brasileiro
Eram trolls melhores do que os atuais. A gente conseguia ler os comentários deles.
aldo luiz
A verdade é uma troca importantíssima de informações graças a esta bendita internet. Não fosse isto estaríamos todos como alguns comentaristas dessa viagem do Azenha à heróica Venezuela repetindo aqui robóticamente os discursos da(s) revista(s) VEJA(s) incitando matar os escravos insurretos substituindo-os por "máquinas humanas" burras e obedientes
Caros amigos a Venezuela ousou se libertar, ousou vencer. Revolução não é revolta; revolução é faxina diuturna de programas escravistas invisibilizados dentro de cada um de nós. Quando não são golpes militares, o que não é isto, se não esta milenar genocida conspiração solerte, se não inumanos e implantados (*) danosos vírus? "Worms" e imperceptíveis "Cavalos de Tróia" impostos e atuantes (auto run) em memórias e programas recicladores de aceitação da invisibilizada fratricida e perene escravização. Século XXI. "We are all indians now!" Somos brasileiros, sul americanos, latino americanos, nossa essência é divina, é perfeita como todos os humanos. desde muito antes do tal "descobrimento". Inumanos são os escravagistas que aqui chegaram e nunca se foram. Chaves é um outro Espártaco contemporâneo com a alma de CHE… Cegados pensem nisso: o melhor escravo é o pior humano; é aquele que oprime seus irmãos porque que se acha liberto nessa "democracia" de faz de conta em que os da casa grande são os que financiam as "eleições" e contam os "votos". http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/2011/01/john…
Somos sistematicamente, desde a infância mais ancestral, RELIGIOSAMENTE induzidos a erro pelos dominadores escravistas. Fiquemos de olho aberto nos fatos egípcios onde os USA investem mais de 1,300 bilhão anualmente em apoio militar. Ao Brasil querem vender obsoletos F18, e, por aí há 510 anos vai a carroça com seus senzalados discutindo tudo transformado em futebol e bbbs… Enquanto isto saqueiam o Brasil. Dolosa metafísica. Vendem-nos o ancestral "produto de uma sociedade pirata" com uma midiocrática propaganda enganosa. Estão acima das leis, qualquer uma que não lhes favoreça.
Sou grato.
P.S. Caro Azenha, desde já sou grato por sua iniciativa pra lá de necessária, quem na oficial ditadura midiocrática vigente pode nos mostrar algumas verdades sobre a Venezuela bolivariana?
Mário SF Alves
Aldo,
A seguir uma homenagem que lhe faço:
E la nave vá… , mas quando neurônios “folgados e vadios” resolvem assim de repente, sem mais nem porque dar uma pausa para a meditação, resulta nisso, nesse embate quase alucinante entre sims e nãos, entre isso e aquilo, e entre tantos “pode ser” surge a primeira reflexão do dia, simples assim: "se ninguém é dono da verdade, logo a verdade, ou não existe, ou não é passível de apropriação individual". … Pode ser isso. Eu, por minha vez, prefiro crer que ela exista. Uma existência singular, porém. Que só se manifesta enquanto produto do que há de comum a todos nós; enquanto soma de todas as nossas similaridades expressas sob a forma de expectativas, de ideais, medos, forças e/ou tantas outras. Assim, aquelas que são nossas verdades – e não nossas iniqüidades – são apenas as “nossas meio-verdades”, que, ainda que relativas e parciais, podem – e aí entra a complexidade do mundo – vir a constituir a verdade; a verdade de verdade, o motor do mundo, fonte do saber, das artes, das ciências, da justiça, da paz e da prosperidade, e os derruba-mubarack. Senão isso… bem próximo disso!
A propósito, não foram os gregos antigos os primeiros a projetarem-se no mundo mediante suas meio- verdades criadoras de deuses e semideuses?
Portanto, não pensemos pouco, não pensemos pequeno, e a conquista do cosmo será nosso destino! por que não?
Abraços, Mário Sérgio, 13 de fevereiro de 2011.
aldo luiz
Caro Mário Sérgio, sou grato mas, em verdade somos espelhos, uns dos outros… A VERDADE é uma só, dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço…
Nós, cada um de nós humanos, não somos parte, somos o todo universo infinito em expansão. Seculo XXI, a Terra que era plana arredondou-se. Ainda há quem não "veja". Somos a mesma imensidade criadora que sustenta as estrelas no céu. Não há um Deus lá e nós aqui… O divino campo é quântico. Desde sempre e eternamente, somos "um só corpo ressonante" em permanente expansão de paz e amor incondicional.
Mas, do outro lado da cerca, estão no poder os inumanos belicosos escravagistas, alimentando-se das suas lucrativas guerras fratricidas. Conspiram, subvertem, corrompem, torturam e matam A VERDADE. Nós ancestralmente aceitamos e colaboramos acreditando RELIGIOSAMENTE que a milenar mentira deles é a nossa VERDADE. Impõem. Conseguem isto através do terror e do medo permanente desde nossa infância, é desta nefasta energia que se alimentam. Só por isto estão queimando em sanguinários grandes espetáculos "no fogo do inferno" milenarmente todos os escravos inssurretos.
Na idade média, na falta de um, era comum uma cidade comprar um condenado de outra cidade para oferecer aos seus "cidadãos" O ESPETÁCULO do suplicio para manter o infantilizado povo sob o controle do medo. O velho truque canalha do ação/reação/solução; o mesmo terrorista atualizado 911 / WAR ON TERROR.
Era uma festa que hoje a alienante midiocrática televisão leva para dentro das casas sem que os escravos percebam o quanto são mantidos senzalados em suas próprias mentes escravizadas. Às crenças impostas ancestralmente pelos senhores são as "vejas" MANIPULADRAS dos corações de mentes do mundo hoje. São as mesmas recicladas mentiras dos dominadores escravistas que afirmam nossas verdades escravizadas, as dos humanos milenarmente explorados e iludidos pela mesma "midiocracia" de todas as épocas. Precisamos matar o passado e o futuro.
P.S.: Penso que nossa homenagem deva ser dirigida ao Azenha e seu VIOMUNDO por esta oportunidade de importantíssima troca de informações, e sempre gratos por esta bendita democrática internet. Desejo vida longa com saúde e paz para você e todos nós agora e eternamente. Há muito mais encoberto entre o céu e a Terra além dos nossos "conhecidos" cinco sentidos… E la nave va, benditos sejam os todos os neurônios "folgados e vadios", é deles "o reino dos céus"… Sou grato.
IV Avatar
E falando em justiça social…
Há quem tenha se vangloriado dos 50 bi que seriam economizados com cortes no orçamento
Um valor irrisório em se comparando com o que era arrecadado com a CPMF
Chega a ser um crime o fim da CPMF para custear a saúde,
A CPMF era um imposto pago pelos ricos
Num país tão desigual, funcionava como redistribuição de renda
Mas o PIG muito esperto deu um jeito de detonar a CPMF alardeando que os preços dos alimentos iria cair com o fim da contribuição, que era um imposto pago pelo pobres, e outras mentiras comprovadas com o passar do tempo
Se o corte no orçamento representa 50 bi ao ano, a CPMF significava algo em torno de 500 bi anuais, muita diferença não é mesmo
Pelo retorno da CPMF já
E que seja aprovado mediante PEC para ser matéria constitucional, trata-se de uma questão de Estado, de justiça social
Paulo Amaral
Vai estudar rapaz.
dani
Vai estudar vc, que o rapaz aí está coberto de razão.
Roberto Locatelli
Bem lembrado!! E tem mais, uma das coisas que mais incomodava a elite era que a CPMF funcionava como um monitor de contas bancárias. Pessoas que lavam dinheiro não gostam disso.
Renato
A CPMF era incostitucional. Eu pagava CPMF e todo mundo que tinha conta bancária e sacava dinheiro.
Azenha, quantro que você pagava de CPMF?
Haroldo Cantanhede
Prezado Avatar, a ação cncertada da nossa direita exprime claramente o egoísmo que a define; para eles tudo e para o restante os gemidos, a fome, o desespero. A CPMF foi extinta e nenhum preço baixou.
Dani Tristão
A derrubada da CPMF foi o maior golpe que a mídia deu no governo Lula. Ainda bem que todos que lutaram para derrubar a CPMF foram derrotados nas eleições, inclusive a Henlouquecida Helena que teve seu PSOL com um único voto derrubando o imposto. O PSOL provou que é massa de manobra da direita.
Pela volta da CPMF já.
Alan
Azenha, na minha concepção o PT não aderiu ao neoliberalismo, e vou argumentar porque penso isso: 1) o governo Lula fortaleceu e aumentou o papel do Estado brasileiro na economia e investiu nas empresas estatais, contendo dessa forma o desmonte do Estado brasileiro e as privatizações que estavam sendo feita pelos tucanos.
2) O governo Lula teve uma política mais expansiva,de maiores investimentos em infraestrutura, o que contribuiu nos últimos anos para dinamizar a economia brasileira e gerar milhões de empregos com carteira assinada,ou seja, no governo Lula o Estado nacional se tornou o principal indutor do desenvolvimento econômico,o oposto portanto do governo neoliberal dos tucanos que delegaram para a iniciativa privada o papel de principal indutor do desenvolvimento econômico.
Alan
continuando…3) O governo Lula criou o Fundo Soberano o que era inimaginável no governo FHC,começou a diminuir a taxa de juros,que ainda são altos, e aumentou os investimentos em políticas sociais,o que no governo FHC era só fachada.
4)Portanto o governo Lula na minha visão fez uma transição do modelo seguido por FHC(o chamado Consenso de WASHINGTON) para uma outra política macroeconômica.
Dani
Alan, o Azenha sabe muito bem que o governo Lula não é um governo Neoliberal. É que ele gosta de dar um de isento, imparcial com medo de ser visto como chapa branca. Só isso…
Thiago M Silva
Mas o mercado financeiro ainda manda no governo. E neoliberalismo é poder muito mais da mundialização financeira do que da economia real. Assim entendo o dizeres "PT e PSDB aderiram, em graus distintos, ao neoliberalismo", do Azenha. Não são a mesma coisa, mas não são fundamentalmente diferentes.
Alan
De fato Thiago M Silva, o mercado financeiro ainda manda no governo, mas o que tentei dizer e que o projeto seguido pelo PT e o oposto do que prega a cartilha neoliberal: como a diminuição do papel do Estado na economia(Estado mínimo),arrocho salarial, flexibilização das leis trabalhistas,privatizações e etc. O governo Lula na minha visão não aderiu a esses príncipios neoliberais, que podem muito bem ser notados nos governos neoliberais dos presidentes Collor/Itamar e FHC na década de 1990. O projeto que o PT esta seguindo e o da social democracia e não o neoliberal,por isso argumentei que na minha visão o PT não tinha aderido ao neoliberalismo . Sobre o mercado financeiro penso que o governo Lula e o da Dilma são mais reféns dele do que cúmplice como era o caso do governo neoliberal do FHC. De qualquer forma achei muito boa sua observação sobre essa questão.
Abraços!
Alan
Gustavo Pamplona
Vocês sabiam que não existe diferença alguma entre um Chavez e um Mubarak?
Explico: Ambos fazem (Chavez) e fizeram (Mubarak) tudo para permanecer no poder.
No caso do Mubarak, as seguidas "eleições" com sendo único candidato e no caso do Chavez as famosas convocações de poderes especiais sendo a mais recente delas governar por 18 meses por decreto
Um é (Chavez) e outro foi (Mubarak) financiado pelos EUA.
Bom… o Mubarak recebia ajuda dos EUA para financiar o exército e o Chavez não vive sem o petróleo que ele vende para os EUA já que a Venezuela é um dos maiores produtores mundias.
O Chavez sabe muito bem que se ele não vender o petróleo para os EUA ele não somente fica sem dinheiro para financiar os projetos sociais de "transformação" como também ele fica sujeito a golpes de estado, por parte da oposição que muito provavelvemente vai ser financiada pelos EUA, já que os EUA precisam do petróleo venezuelano.
Eu ainda espero o dia em que nossos "hermanos" venezuelanos acordarão e lutaram contra esta nova ditadura latino-america chamada "chavismo".
Diogo Costa
Comparar Chavez com Mubarak é a coisa mais estúpida que já li em toda a minha vida.
Mario Sergio
Eu só tenho uma pergunta para você, Gustavo, mesmo porque concordo com muitas de suas críticas ao personalismo e preservação do poder. Aparentemente, as eleições na Venezuela são razoavelmente livres.
Mas a pergunta é a seguinte:
Chávez tem todos esses defeitos, mas qual seria a alternativa? Um nome ou grupo de nomes com propostas muito melhores para a Venezuela.
Acho que nesse caso, aquela velha frase (acho de que Churchil): 'A democracia é o pior dos regimes, excetuando-se todos os outros", pode ser adaptada trocando "democracia" por "atual governo da Venezuela". Não concorda?
Gustavo Pamplona
Amigo… a "democracia" hoje não existe na Venezuela. Como haver democracia sabendo o Chavez atualmente governa por decreto? Ou seja como um "ditador".
Ou em outras palavras. Não há votações no Legislativo e não há pessoas que podem opinar em contrário e dar o seu voto em contrário. Onde é que está a "democracia" nisto?
E quero corrigir o meu texto acima.
"provavelvemente" está errado, é "provavelmente" e "lutaram" é "lutarão" (futuro, não passado)
Maria Lucia
Os assuntos sobre os quais Chávez pode "decretar" por um prazo determinado, aprovado pela Assembléia, em função de calamidade pública, são específicos. São relativos a medidas necessárias para atender ao imenso contigente de desabrigados.
Democracia é o que a maioria de um povo define, por vias democráticas e constitucionais, ser democracia.
Governar por decretos, por prazos determinados, está previsto na Constituição venezuelana, desde que aprovado pela Assembléia Nacional. Aliás a maioria das constituições dos países democráticos permite isso.
Como vc sabe nos EUA isso é comum. Vide a Lei Patriota.
Luis
Gustavo, a verdade é você. Mas pense por você, sozinho, na pesquisa, na investigação pessoal, sem os deformadores de opinão. Depois elabora, para deixar de repetir, repetir, repetir… é muito chato ver tamanha falta de imaginação própria num semelhante. Muito chato.
Eduardo
Eu não compartilho com sua opinião. Chavez não é financiado pelos EUA, ele VENDE Petróleo, o que é totalmente diferente. São negociações de Estado para Estado. Obviamente que se a Venezuela não vender, ficarão sem dinheiro e isso é ruim.
carlos
se não vener para os USA tem muitos outros paises que comprariam. A emocracia na venezuela é mais avançaa que no Brasil. vc esta muito mal informao sobre o que é a venezuela.
Mário SF Alves
É… Gustavo, carregastes na dose, heim? Que tequila foi essa, cara?
Maxwell B. Medeiros
Azenha, por favor, dê repercussão a esse caso, é de uma injustiça tremenda!
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EM…
Gustavo Pamplona
Maxwell… li a reportagem da Revista Época… É a típica "carteirada" ou "você não sabe com quem está falando"
Mas o que você diria do moribundo do José Alencar que não quis aceitar fazer um teste de paternidade para reconhecer uma professora aposentada de 55 anos chamada Rosemary de Morais?
Eu até lembro que ele tinha ido no Jô Soares e chegou a comentar sobre isto e falando que não iria ceder a "chantagens" e que não acreditava em "testes de DNA" falando que eles não eram precisos…
Ramalho
Sou a favor do aborto quando decidido soberanamente pela mulher grávida, e, por sê-lo, sou também a favor de que o homem recuse, ou não, soberanamente a paternidade quando o alegado filho não for fruto de suas relações com a própria esposa. Eticamente, não vejo problema algum em Alencar recusar-se a submeter-se a teste, e o bem ético a proteger no caso é a família voluntária e legalmente constituída por ele (esposa, filhos, afora afins como avós, sobrinhos etc.). Mais, insinuar que muitos homens não são submetidos a chantagens a pretexto de alegada paternidade é tapar o sol com a peneira: chantagens deste tipo acontecem diariamente às centenas no Brasil, e as vítimas, no caso do homem ser casado, são sua mulher e filhos, além dele mesmo, afora o filho pretexto da chantagem. A questão não é tão simples.
Gustavo Pamplona
Amigo… a LEI, A LEI obriga o homem a submeter a um exame de PATERNIDADE…
No caso do José Alencar além dele falar a pior BESTEIRA que já vi falando que testes de DNA não são precisos foi uma típica demonstração de poder.
Ramalho
Não estou falando de lei, e, sim de ética. Estou questionando a lei, e leis existem não apenas para serem cumpridas, mas, também, para serem aprimoradas. As leis têm de ser ajustadas aos novos usos e costumes sociais e corrigidas se sua aplicação produz efeitos deletérios. Mais, o homem não é obrigado a se submeter a exame de verificação de paternidade, como não é obrigado, por exemplo, a se submeter ao teste do bafômetro (neste ponto, você está enganado). Dizer que o teste de DNA não é preciso é realmente um erro, embora o teste nao seja exato, mas a afirmação de Alencar, convenhamos, é, apenas, incorreta, e nada tem a ver com abuso (demonstração) de poder.
betinho2
José Alencar pediu um DNA do que se diz padrasto da dita cuja que se diz filha, para antes descartar a possibilidade do "padrasto" ser o verdadeiro pai. Negaram-se a fazer. Portanto perderam a credibilidade e isentaram Alencar de fornecer DNA.
Betinho
WAA Santista
Venezuela: jornais nas bancas com linhas editoriais diferentes, opiniões diversas nos mais variados canais de TV. Brasil: deputada de esquerda Luíza Erundina é censurada na Band. Onde é mesmo que há restrição à liberdade de expressão? http://macucoblog.blogspot.com
O_Brasileiro
Concordo com os avanços sociais na Venezuela.
Mas não acredito que só haja um venezualano entre tantos milhões que consiga liderá-los.
Ou você tem um povo preparado, ou então esse povo vai depender de um "messias" sem o qual não sobrevive.
As pessoas estão confundindo ideologias e regimes com personalismo.
Eu apóio o atual regime venezuelano, mas não apóio o personalismo em torno do presidente.
Luís
Engraçado, isso que você comentou me lembrou um certo país…
Julio Silveira
Minha posição sobre o Chaves é que ele é muito enfadonho nos discursos e muito agil na politica.
É um grande Venezuelano para seu povo, mas permite flancos, como esse espaço para ser caricaturado pelo mundo, parecendo o que não é, um tolo. Mas que parece, parece.
Ainda bem que a percepção do povo Venezuelano, como voce diz, politizado, e de que realmente importa, consegue filtrar do seu lider caricato sua realizações efetivas. E pelo que vemos, a oposição ainda terar que bradar muito, apesar dos PIGs de todos o países, para acabar com sua aprovação popular .
jazzman
Jornais de opniões variadas, debates acalorados nas ruas e televisão mostrando varias pessoas discutindo não é condição suficiente para uma sociedade de bem-estar desenvolvida. Aliás tenho dúvidas se essas características são necessárias.
A democracia é coisa morna mesmo. É boa pois é estável. Racional.
Não vejo nenhuma vantagem em ter paixão misturada com política. Nenhum país desenvolvido tem isso. As paixões aparecem nas ditaduras e nas revoluções. Mas nestes dois casos, a qualidade de vida e bem-estar da população não é das melhores.
Seger
Os países desenvolvidos que você fala devem ser aqueles da Europa com as maiores taxas de homicídio, que já nem sabem mais fazer música, e que há décadas vivem às nossas custas. Fossem os nossos governos menos entreguistas e eu queria ver de que viveriam os ditos "países desenvolvidos", onde a democracia é um total consenso.
Luciana Witovisk
Diversidade cultural jazzman, diversidade cultural… nós latinos, aqui me incluo, pois tenho orgulho da minha latinidade, somos passionais. Diferente do povo dos paises desenvolvidos e com a democracia que vc julga correta – europeus e americanos são mornos… tirando claro os italianos, espanhóis, gregos…
É a paixão que move os idealistas e as mudanças.
Ser puramente racional não dá à pessoa maior credibilidade ou capacidade, ao contrário, senão seria no governo FHC que teríamos tido maior desenvolvimento e não no governo Lula, o emotivo, o apaixonado…
leia o link abaixo e veja que ate empresas exigirão paixão de seus funcionários para crescerem no futuro: http://www.superempreendedores.com/empreendedoris…
A INOVAÇÃO ESTÁ NA PAIXÃO, NO SONHO, NA IMAGINAÇÃO ALIADA AO RACIONAL. A época do reinado da frieza racional está com os dias contados.
Maria Lucia
A sua noção de democracia é bem original. Acima dela vc coloca o conceito de "sociedade de bem-estar desenvolvida". Onde é que existe essa maravilha?
Democracia, ou é o governo que a MAIORIA escolhe, em eleições limpas e livres, ou não existe.
Chávez pendura FHC no pescoço da oposição « Blog do EASON
[…] Blog Vi O Mundo […]
Fábio Venâncio
Parabéns Azenha pra você e sues produtores ,pela iniciativa.
Que a Venezuela seja apenas o começo.O povo brasileiro precisa conhecer mais sobre seus a America latina .Saber qual a verdadeira realidade desses países ,qual a importância das relações do Brasil com eles ,seus costumes ,suas economias ,sua política.
O povo brasileiro precisa saber, como a realidade desses países é bem difente do que a grande parte imprensa brasileira (porta-voz dos EUA) prega por aqui.
A máscara tem que cair.
Antonio Alves
Os DONOS da imprensa estão sempre fazendo parecer que os EUA são os embaixadores da liberdade e da democracia no mundo. As vezes chegam até a nos fazer pensar que democracia se reduz à ELEIÇÕES. Agora, com a internet, a democracia está chegando à INFORMAÇÃO, espaço onde até agora se reproduzia apenas a ideologia dos DONOS. Eles estão todos desconcertados, principalmente o IMPÉRIO. É uma das últimas trincheiras da Burguesia. Era através das "informações" produzidas tão somente por eles que nós construíamos "NOSSAS" opiniões. Com a chegada da internet, nós INCIRCUNCISOS estamos começando a nos libertar. Até que enfim. Bendita INTERNET, BENDITO AZENHA
Antonio Eduardo
Só quem jé esteve na Venezuela sabe que Chaves não é o bufão pintado pelo PIG.
É um governante acima de tudo nacionalista, tem orgulho do seu país e da sua cidadania e faz um governo para que a maioria do povo sejam também cidadãos.
Chaves não governa para uns poucos que fazem supermercado em Miami.
Chaves oferece uma alternativa à globalização.
Ele e o nosso presidente são iguais, agem de forma diferente mas acima de tudo pensam e vivem por seu país, não para uns poucos privilegiados.
Alguém sabia que antes de Chaves, o presidente da PEDEVESA não se reportava ao presidente do país mas ao CEO da Exxon?
Alguém sabia que antes de Chaves havia uma única clínica oftalmológica pública para atender todo o povo venezuelano.
Alguém sabia que nos rincões da Venezuela as escolas passaram a aceitar as crianças mesmo que não tivessem a certidão de nascimento ou outro documento. Mais importante do que a papelada é a criaçada na escola.
ESTAS E MUITAS OUTRAS O PIG NÃO NOTICIA!
O Pig prefere e gosta de falar e escrever do risco Chaves para a estabilidade da América Latina.
O Pig ainda não percebeu que estabilidade não será conseguida enquanto existir pobreza e miséria.
Jairo_Beraldo
Para o PIG Chavez é BUFÃO, Serra é DEMOCRATICO e Netanyahu é a imagem de Madre Tereza de Calcutá.E há quem creia nisso.
Renato
Parabéns Azenha. Muito boa a sua análise. Infelizmente só lemos na grande mídia, notícias tendenciosas sobre a Venezuela, É claro que o regime chavista tem seus problemas, porém tem sido muito melhor para a maioria dos venezuelanos. Na Venezuela como no Brasil existe uma pseudo-elite colonizada pelos decadentes ianques. No período de férias é divertido ver nos aeroportos hordas de adolescentes viajando para a Meca do consumismo. Alguns com passagens compradas no crediário… Gente pobre! Eles e seus pais odeiam Lula e Chaves. Temos uma classe média cada vez mais imbecilizada e uma boa parte da imprensa medíocre. A crítica ao PT é pertinente sim. Quanto a mim, prefiro o PT ao PSDB, DEM… Mais não tenho muitas ilusões…Têm muita gente apegada a cargos e benesses. Temos muito que evoluir, pois o analfabetismo político grassa em larga escala.
João da Costa
IDÉIA LUMINOSA
Foi uma brilhante idéia a sua, Azenha. A seriedade com que você desenvolve o seu trabalho, faz o seu blogue extremamente respeitado. Nós, brasileiros, precisamos saber de fato o que ocorre na Venezuela. Pelo PIG iso seria impossível. Ele tenta enganar a todos, inclusive aos otários que o mantêm.
Abraços,
João da Costa
ricardo silveira
Pelo que li, acima, não há muita diferença do que houve por aqui: a discussão política se pauta no que o governo anterior fez e no que o atual fez e está fazendo. Dizer que há variedade de opiniões políticas é, em regra, saudável, mas é preciso ver se há consistência ou mero oportunismo. Outra coisa que acho: pode-se e deve-se dizer, se as pessoas estiverem convencidas, que o PT aderiu ao neoliberalismo, mas é preciso demonstrar. Pelo que tenho ouvido, até agora, basta que o projeto que se desenvolve não tenha como meta, clara, acabar com o capitalismo para ser taxado de neoliberal. Será que é isso mesmo? Ademais, será que a diferença entre PSDB e PT é só de grau?
liavinhas
Concordo com o Ricardo. É impressionante como ainda existem pessoas que se dizem progressistas insistindo em comparar situações, e em nenhum caso levam em consideração o tamanho do Brasil, a imensa desigualdade cultural e economica que o governo Lula começou a combater e a Dilma continuará combatendo, para lá na frente, com o povo mais informado e politizado se possa pensar em um sistema de governo mais justo. Só a meta de erradicar a miséria já é um tremendo avanço, ninguém poderia hoje alimentar a esperança de ver esse projeto concretizado se não tivéssemos vivido oito anos de um governo democrático e popular. E agora, com a Dilma continuaremos esse grandioso projeto.
Viva Chávez, viva o Lula, viva a Dilma, viva Fidel, viva Mandela,, viva, viva…………….
Maria Lucia
Cabe a nós, o povo brasileiro, nos organizarmos políticamente para apoiar o governo Dilma Rousseff no avanço necessário e indicar com que forças ela pode contar.
O povo é que tem que conhecer a sua força e empurrar o processo de avanço social, econômico e político.
Lula e Dilma já nos deram régua e compasso. Agora cabe a nós traçar o desenho do que queremos e somar, apoiar e avançar.
E vamos que vamos!
Regina Braga
Chávez é um grande ator que leva o teatro ao povo…E em cada peça mostra o cinismo e os hipócritas de plantaõ…Deve ser dificil para a oposiçaõ ter um homem com tanta criatividade no poder…Criatividade é uma coisa que a oposiçaõ naõ têm,afinal seguem a cartilha do tio Sam e do tio da opus.
Leider_Lincoln
Criatura, você sabe ler? Se sabe, dá uma olhada nisso: "quando Chávez assumiu havia apenas 700 mil estudantes universitários no país, número que hoje chega a mais de 2 milhões e 300 mil (nos últimos 12 anos foram criadas 23 universidades no país)". Ele não foi eleito e reeleito por ser um grande ator. Foi reeleito por realizações como estas. E não sei se você entendeu, mas o eleitorado venezuelano é muito politizado. Circo, inclusive com palhaços eleitos o deputado federal mais votado, fazem os paulistas, não os venezuelanos…
Aliás, você acha que o Paulo Amaral/Suzana e o Henderson são da onde?
Jairo_Beraldo
Leider, ela é teleguida pelo PIG..pergunte a ela o que acha do Netanyahu?
Luís
Engraçado esse negócio a respeito do excelentíssimo palhaço.
Os "progressistas" adoram pendurar o palhaço no pescoço dos paulistas. Mas se alguém ousa fazer alguma crítica em relação ao excelentíssimo palhaço, os mesmos "progressistas" chama o crítico de classista, de preconceituoso, de elitista e de outra coisas que esse pessoal adora vomitar para cima dos outros.
Ah esses "progressistas"! Cada vez mais o Prof. Idelber Avelar está certo a respeito do termo.
PS: Gostaria de saber onde são Lúcia Vânia, Demóstenes Torres e Marconi Perillo?
Maria Lucia
Ai que saudades do John Bastos e do Dvorak!
Étore
Estive na Venezuela por 10 dias em 2010, em Maracaibo e Merida, e a experiência foi muito ruim.
Racionamento de comida, falta de energia elétrica e até de água potável várias horas por dia sem aviso prévio (o Equador, na mesma época, também passou por cortes de energia mas a população era informada dos horários dos cortes, por bairros, com uma semana de antecedência).
A noite a população colocava fogo nas ruas e a polícia baixava o pau. Foram várias noites e várias esquinas. Um toque de recolher extra oficial.
Antes de chegar eu esperava encontrar um grenal político nas ruas mas o que presenciei foram militantes anti chavistas reclamando ou pessoas caladas, envergonhadas.
Em 10 dias não encontrei um taxista, motorista ou cobrador de de ônibus, comerciante ou funcionário de hotel que falasse bem do governo. Nenhum. Mesmo puxando assunto com todos só ouvi reclamações ou um silêncio contrangido.
Jorge Nunes
É mesmo? Aproveitou em comprou um iPhone e um PSP?
Étore
Não entendi sua colocação. Fiz um relato de fatos reais, todos pertinentes e com relação ao assunto do post. Pode me explicar qual foi a sua intenção no seu reply ? Também não sei o que é um PSP, agradeço se esclarecer.
pedro I
reporteres sem fornteiras é o PIG internacional…é financiado pelos poderosos do mundo…totalmente parcial
Henderson Sousa
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticia…
“No São Paulo do Morumbi, o presidente só tem direito a dois mandatos. Só se o Juvenal estiver achando que está no São Paulo da República Bolivariana de Hugo Chavez. Será que ele não viu que até a ditadura do Egito caiu”, disse Aurélio.
Pois é. Conquanto eu seja palmeirense, tenho de concordar com o maior judoca deste país.
Saudações.
Guanabara
Me lembrei de um certo ex-presidente que comprou votos para alterar a constituição e garantir mais 4 aninhos no poder, e fez de TUDO pra barrar a CPI da Corrupção no congresso quando viu q a bomba ia pro ventilador, rsrsrs.
Jorge Nunes
E no Egito? Só vale múltiplos mandatos um certo perfil de governo?
E no Peru que FHC apoiou o terceiro mandato de Fujimori?
E na Venezuela não existe terceiro mandato o de Chavez acaba em 2012… 6 anos cada mandato. Na época que Sarney era adorado pela mídia também pediu 6 anos. Como FHC cobrou mais anos, conseguiu a reeleição.
cuidado com a hipocrisia
@leumasocsalev
A reeleição indefinida vigora na França desde 4 de outubro de 1958 e foi mantida pelo referendo de 24 de junho de 2000. Em 24 de setembro de 2000 o então presidente Jacques Chirac submete ao referendo dos franceses uma nova proposta, vigente até hoje: o mandato é reduzido para cinco anos; a eleição permanece direta e com direito de reeleição sem limitações.
A mídia brasileira cobriu burocraticamente o referendo francês de 2000: falou da troca do “setenato” pelo “cinquenato” mas nem tocou no tema da reeleição sem limites. Esta só passou a ser vista como grave ameaça ditatorial quando foi proposta por Hugo Chávez.
. http://rizzolot.wordpress.com
Sergio F. Castro
Ih! O Henderson voltou! A eleição acabou cara (e a Dilma ganhou), vai procurar tua turma!
Roberto Locatelli
O Brasil é o país da América Latina que mais se deixou colonizar pela cultura estadunidense, que é uma cultura de alienação. Principalmente em São Paulo, vemos que:
– academia tem nome em inglês: body isso, body aquilo…
– música de balada é, quase sempre, estadunidense (não é a que eles ouvem lá, mas sim o lixo que não quiseram e jogaram pra cá).
– há até um restaurante italiano (eu disse ITALIANO) chamado Italian Food.
Devido a esse colonialismo cultural os brasileiros não discutem política. Os paulistas, nas raras vezes em que falam de política, se limitam a repetir as frases da Veja, Folha, Globo, Estadão.
Obs.: em toda a América Latina os estadunidenses são chamados de estadunidenses. Só aqui no Brasil a maioria aceita a imposição e a arrogância com a qual eles dizem: "I'm American!!" e os trata como "americanos". Ora, se eles são "americanos", então nós nascemos onde? No meio do Oceano Atlântico?
Alvaro Tadeu Silva
Diabos, Locatelli, você tem razão. Preferia que não tivesse.. Você comentou do restaurante italiano, mas há coisas piores. Aqui no Jardim Paulista temos uma Padaria Charmosa, propriedade de portugueses, como é normal na cidade. Mas mesmo sendo de portugueses, ostenta em seu letreiro "Delivery". Ai, que saudades de quando escreviam "Entregas a domicílio", mesmo com o suposto erro de português apontado pela Folha de São Paulo (ela exigia "entregas EM domicílio"). Mais os "Sale" e "50% OFF" dos shoppings, esta paulicéia desvairada está toda colonizada pela ideologia neoliberal e entreguista do PSDB..
Roberto Locatelli
Rapá, esse mardito "50% OFF" me irrita profundamente!! É o cúmulo da subserviência cultural.
Luciana Witovisk
Também fico muito irritada.
E os malditos yogoberrys, yogofreshs, referentes àqueles iogurtes gelados que levam frutas e caldas (que são os toppings!!!! poderiam ser itens!). Que raiva: vc tem direito a 5 toppings! eu: ãhhh? é.. os toppings, a moça apontava para as frutas. eu: ahhhh, 5 frutas, ta!
O pior é que acham chique substituir o portugues pelo visto…. qto mais rico o setor de compras, mais subserviente. É um dos motivos pelos quais eu amoooo o Saara aqui no Rio. :D
Klaus
Isto é no Brasil todo. Vc precisa sair mais na balada, pois nem sempre musica em inglês é estadunidense, aliás, não conheço DJ bom "americano" E o "racismo" anti-paulista continua. Ah se fosse de nordestino…
Jairo_Beraldo
Mas o terrível mesmo é a alienação pelo tucanato! 20 anos né mole não!
Henderson Sousa
E mais uma coisa: e os 40 meios de comunucação que foram fechados lá nos últimos anos? Alguma explicação?
Pedro
Além de eles terem ido para as ruas apoiar a tentativa de golpe em 2002?
Bertold
Gostaria mesmo que o PT fosse um pouco mais radical no governo mas o meu desejo infelizmente vai ao encontro da racionalidade necessária no exercício do poder e percebo o quanto misturo utopia e realidade. Vejo que vez ou outra, o brilhante Azenha sempre usa uma linha aqui, outra acolá, e também apela para as comparações fáceis e faz tábula rasa do PT no governo. Espero algum dia uma crítica mais profunda para podermos concordar.
Roberto Locatelli
Olha, Bertold, o que ocorre é que Hugo Chávez, Evo Moralez e até a "esquerdista" (??) Cristina Kirchner tomam medidas firmes, que nós aplaudimos, e aqui no Brasil o Governo Federal continua contemporizando com a direita.
Apoiamos, sim, Lula e Dilma. Mas não é apoio acrítico. Todo governo de centro-esquerda (e até os governos mais à esquerda, como Chávez e Evo) têm que ser pressionados a avançar. As críticas vão nesse sentido.
Alex_SRT
Os cães ladram mas a caravana não pára, já dizia o Planet Hemp "fazendo sua cabeça"…ora bolas, a revolução Bolivariana se sustenta graças a ampla participação em mobilização da smassas populares, quem queiser entender um dedinho que seja do processo que assista "A Revolução Não Será Televisionada" e se tiver verdadeiro senso crítico entenderá a luta de Chavez contra USA, CIA, Rei da Espanha e o PIG caraquenho
Thiago M Silva
Mas Azenha, se a liberdade de expressão é tão cultivada na Venezuela, porque então ela ocupa lugares tão baixos no ranking mundial da ONG Repórteres Sem Fronteiras? 2010, por exemplo…. http://en.rsf.org/press-freedom-index-2010,1034.h…
luiz pinheiro
É que esses tais repórteres, Thiago, são sem fronteira, sem eira e sem beira.
Henderson Sousa
Thiago, essa ong é do PIG. Golpistas até a raiz do cabelo. Serra foi seu fundador , para ter uma ideia.
Vire-a de baixo para cima e verá quais são os países que mais cultivam a liberdade de imprensa!!!!
Thiago M Silva
Pode até ser do PIG, mas virar de cabeça pra baixo não parece ser a solução: China e Egito com mais liberdade de expressão do que o Brasil em 2010? Eu acho que não.
Leider_Lincoln
Thiago,a RSF está para a defesa da liberdade de imprensa como o GreenPeace está para a defesa do meio ambiente e o DEM pela defesa da democracia…
Roberto Locatelli
Quanto à foto, achei-a bonita e alegre. Percebe-se que são casas humildes, mas
1) são casas simpáticas, algumas de cores muito vivas;
2) há um alinhamento, como se houvesse pequenas ruas seguindo as curvas de nível da montanha;
3) noto que há árvores entre elas. As casas estão integradas à ecologia da montanha.
@leumasocsalev
Concordo com o Roberto!! Puro preconceito de quem olha e vê "casa de morro" e já acha indesejável!
Klaus
Então tá…
Klaus
todos que moram ali sonham em sair. quem gosta de pobreza é intelectual (de esquerda), pobre gosta de luxo, ja dizia o filósofo Joãozinho 30.
@leumasocsalev
Será que quando os Rothschilds olham pra pobre classe média se empilhando em prédios apertados, com uma suíte só, eles comentam uns com os outros: "todos que moram ali sonham em sair"?
Outra coisa é o olhar… por cima ou de dentro? Até Monaco vista de longe parece uma favelona de gente rica, olha aí: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3…
Klaus
Com certeza pensam…
Paulo Amaral
Perguntinhas interessantes…
Por que, de 2002 para 2009, o número de alunos matriculadas na Educação Básica, que inclui o ensino fundamental e médio, caiu em mais de 2 milhões?
Por que, de 2002 para 2009, o número de escolas foi reduzido de 214 mil para 197 mil ? Onde foram parar 17 mil escolas?
Por que, de 2002 para 2009, o número de concluintes baixou de 2,7 milhões para 2,4 milhões no país? A população brasileira diminuiu ao ponto de 300 mil alunos sumirem das salas de aula?
O que houve nos governos petistas, amiguinhos? Foi por este desempenho que o ex-presidente ganhou um título de doutor honoris causa? será que foi por isso????
Os dados acima são da Sinopse Estatística da Educação Básica, publicada pelo INEP/MEC.
Pedro
Troll insistente esse. Vai virar de estimação Azenha?
Alvaro Tadeu Silva
Paulo Amaral, o porta-voz do Mal. O governo Tucano de Mário Covas Geraldo Alckmin fechou mais de 200 escolas em São Paulo. Na época, meu sobrinho terminara o Ensino Fundamental e não pôde prosseguir no Ensino Médio porque a escola onde ele estudava foi fechada (ofereciam da 5a. à 8a. séries do E.F. e o Ensino Médio). Ofereceram vaga a uns 10km de casa, precisava tomar 2 ônibus! Quem fechou escolas, então, seu calhorda do PSDB, foi o SEU PARTIDO. Não jogue seus mal-feitos no colo dos outros.
raul soares
Sr Paulo,
é uma simples questão de manipulação da matemática…
Faça esta comparação em porcentagens de crianças existentes
em uma e outra época, com as de matrículas e descobriras a polvora.
A faixa da população que o sr mencina baixou sim é so conferir.
É o mesmo que comparar nossos desempenhos economicos
baseados somente nos números frios, não contando o tanto
que o PIB cresceu no governo, que o sr nomina do PT.
raul soares
Azenha,
a minha resposta ao sr Amaral não foi publicada .
Diminuiu o numero de crianças EXISTENTES, na
idade escolar sim, não diminuio no total a população,
pq espectativa de vida subiu varios anos, portanto
a população de idosos cresceu, fato que este comentarista
parece ignorar.
Manipular a matematica é o jogo dos desesperados.
Leider_Lincoln
Dos mal-intencionados também. Qualquer pessoa que visse uma pirâmide etária e soubesse o significado da expressão transição demográfica, saberia o tamanho da asneira que o troll a soldo do PSDB está dizendo…
Luiz Fernando
Não foram os Congressistas Americanos que aprovaram o massacre do povo Vietname, Chileno, Argentino, Nicaraguense e a tortura no Brasil. Pare de mistificar a representação política burguesa, porque quando ela mostra a cara e as garras, você terá pavor, basta ver os corpos de crianças palestinas e iraquianas derretidas por bombas de fósforo jogadas por ordem da Democracia Burguesa, sendo burguesia ela pratica os mesmo crimes em qualque país, basta mexer com os interesses dela, assim você o quanto é civilizada.
Mateus
Acho que poucos aqui percerberam que nas casas, em cima do morro, estão pintada formando a bandeira da Venezuela. E quem fotografou estava atento.
Boa Azenha. Nunca que o PIG iria falar da democracia na Venezuela, como você escreveu.
Ramalho
Em Cuba, o analfabetismo é menor do que nos EUA. A mortalidade infantil, também. Os dados são da CIA, e podem ser consultados via Internet em seu site (em The World Factbook). Ademais, o sistema de saúde cubano é universal, coisa que o americano ainda está tentando ser. E veja o contexto em que isto se dá: os EUA são o país mais rico do mundo, enquanto Cuba, uma pequena ilha, sofre bloqueio desumano há 50 anos. O regime cubano, a se considerar os resultados que interessam ao Povo, e dadas as circunstâncias de pobreza e de perseguição que o país sofre, é muito melhor do que o americano.
José Roberto
É verdade Ramalho.
Talves seja por isso que tanta gente está querendo migrar para Cuba em vez dos Tio Sam.
Ou melhor, é por isso que há tantos ianques arriscando a vida e fugindo para Cuba em balsas improvisadas.
Abraço
Pedro
Tantos? Mais do que quando Cuba era dominada por Fulgêncio Batista?
Leider_Lincoln
Talves eu tenha que concordar com seu briliante rassioçínio. Que jênio voscê é, hein, Jozé Roberto?!?
Alvaro Tadeu Silva
É, José Roberto, uma análise parcial pode conter parcialidades. Por que os EUA construíram um muro separando-os do México? Por que investiram bilhões de dólares na fronteira sul, para impedir os imigrantes ilegais? O México seguiu a cartilha neoliberal, associou-se à ALCA, fez tudo o que Tio Sam mandou fazer, por qual motivo é agora segregado? Quer saber? Na sua próxima viagem à Disney, fique por lá, o Brasil não precisa de gente como você.
Roberto SP
Se vc não tem capacidade de entender que Cuba, além de ser um país pequeno e INCOMPARAVELMENTE mais pobre do que os EUA e além disso submetido a bloqueio econômico há mais de 50 anos, portanto naturalmente não vai atrair ninguém que saia do próprio país, eu só tenho que lamentar a pobreza do seu entendimento e dos seus "argumentos" típicos de leitor da Veja.
rita
mas a foto é triste..
EDSON
Triste, mas reveladora… notem as casas pintadas nas cores da bandeira venezuelana… A população carente está com o país e com Chávez. A melhoria na situação da população mais pobre, agravada pelos políticos da "direita" venezuelana, será mais lenta que no Brasil visto os boicotes comerciais implantados pelos capachos dos EUA (que não são abertos, estão nas entrelinhas)
rita
pois é. uma imagem diz muito quando fazemos uma leitura correta dela…
@leumasocsalev
Triste por que? Eu sinto um cheiro de especulação imobiliária no ar…
rita
pois é. isso é triste. . alguém ganha com isso. não é muito diferente com o que acontece em são paulo, por exemplo.
Roberto Locatelli
Olha, acho que ganha quem mora nessa montanha, junto ao verde.
Olhe de novo a foto, e note como há organização em curvas de nível, ou seja, há ruas (ou alamedas) planas à frente das casas.
rita
veja. precisava ser assim? um pais produtor e exportador de petroleo, rico, não podia planejar melhor as cidades? foi isso o que eu pensei quando vi a foto. não é preconceito.
Clóvis
E todos sabemos o quanto o número de estudantes é medida da qualidade…
Leider_Lincoln
Melhor mesmo é ter somente uma pequena elite com alta qualidade, não é mesmo? E viva FHC!
Antonio Soares
Sério ? Como é que esse ditadorzão do Chaves permitiu que a oposição contole sete governos estaduais e a prefeitura de Caracas ? Ah ! Já sei: aprendeu com o democrata Mubarak do Egito, aquele que, por trinta anos, governou "democraticamente" o povo Egípcio e nunca foi criticado pelos EUA e pelo PiG brasileiro.
monge scéptico
O PT não aderiu ao neo- liberalismo, creio. Ao assumir o governo em meio a muita
pressão da oposição, teve d que manobrar com cuidado, para n/ entrar em choque
frontal com oque estava aí. Teve talvez que fazer concessões, para ter governabi-
-lidade. Se tentasse mudar o rumo radicalmente, acho que teriamos um problema
grave. Mas tudo isso são suposições conciliatórias, pois quero continuar petista.
Iluso? Talvez
Marcos C. Campos
Azenha, tambem acho que exagerastes neste ponto de neoliberalismo. Ou o PT e os progressistas "comem pelas beiradas" ou levam tinta. Acredito que o diferencial eh ir depurando os partidos, votar somente nos que prestam em termos de carater, pois ideologicamente eh dificil ter-se unanimidade e nem eh desejavel.
Henderson Sousa
Sério? Então as invasões nas redações, as perseguições aos jornalistas, o uso da tv estatal para se promover são coisas inventadas?
Então a Globovision não é a única emissora que critica o Chavez? Há outras?
Cite-me duas outras emissoras que criticam o Chavez, mostre-me as reportagens que tampo meu orifício oriforme.
Saudações.
Fernando Oliveira
Pra cretinos que pensam(?) como você, ô pela-saco, ninguém aqui nem em qualquer outro lugar, tem que mostrar absolutamente NADA, ou provar coisa NENHUMA, sequer perder tempo dando confiança pra vagabundo chulé… Vocês SIM, cambada de fascistóides, cabeças de geba, zé-buçanhas, é que aos poucos e quanto mais a história caminha, vão tendo que prestar muitas e mutias contas acerca do monte de m. que vocês e seus espíritos de porcos antepassados, já fizeram ao longo da história…
Paulo Amaral
DEDICO A VOCÊ AS MESMAS PALAVRAS QUE DEDICOU AO Henderson Souza…. vamos ver se passa no moderador… lá…. faço das suas palavras, as minhas, para você mesmo, … "com adaptações"… toma véio…
"""Pra cretinos que pensam(?) como você, ô pela-saco, ninguém aqui nem em qualquer outro lugar, tem que mostrar absolutamente NADA, ou provar coisa NENHUMA, sequer perder tempo dando confiança pra vagabundo chulé… Vocês SIM, cambada de couministoides e apoiadores de ditadores genocidas, cabeças de geba, zé-buçanhas, é que aos poucos e quanto mais a história caminha, vão tendo que prestar muitas e mutias contas acerca do monte de m. que vocês e seus espíritos de porcos antepassados, já fizeram ao longo da história… """
Henderson Sousa
Eles apelam a palavras fesceninas para me ofender. Eu, aos fatos e com um calepino e sintaxe admiráveis. Notaram a diferença?
Saudações.
João
Henderson, sua vaidade é algo que só o Farol de Alexandria poderia superar: "com um calepino e sintaxe admiráveis"!!????
Rapaz, o que é que tu faz em um "blog sujo" como o do Azenha. Vá ler o blog do Uncle King!
priscila presotto
Jõaoa,tem um cidadão lá no Nassif que é igualzinho .Um pouco de humildade nestes comentaristas cairia bem….E depois, na sua arrogância, acham que podem criticar os outros sem que aja uma reação.No mínimo ….patéticos….
Alvaro Tadeu Silva
Não, não notei a diferença, filho de Hender.
Fabio SP
Democracia é quando eu mando em você.
Ditadura é quando você manda em mim.
Jorge Nunes
A globovision fez parte do golpe de 2002. Fez a montagem desmascarada pela CNN que mostrava apoiadores de Chavez atirando na passeata dos opositores, em qualquer pais civilizado seria fechada, nos EUA seriam mortos (se a FOX fizesse parte de esquema para derrubar e assassinar Obama?). Outro detalhe eh que os opositores sao bem ativos na Venezuela. Mas acho que eh igual aqui onde o preconceito de classe de parte da classe media eh que norteia os opositores. Qual eh o núcleo da ideia de oposição no Brasil ?
Gustavo Pamplona
Olhem só quem voltou!!! Henderson… eu estava com uma saudade de você!!! ;-)
Guanabara
Esse é dos meus trolls favoritos. : )
Leio os comentários dele e me sinto vendo o Jornal Nacional. Só falta o "boa noite" do Willian Bonner.
Gustavo Pamplona
Guanabara… o fato que eu gosto de comentar falando do JN é porque no fundo, no fundo… gostaria mesmo é de derrubar o JN
Mas já que sentiu falta…vai aí… "Boa Noite"
Guanabara
Pô, meu caro Pamplona. Me expressei um pouco mal, mas o meu troll favorito é o Henderson. Tb senti saudades dele. Esse Paulo Souto da BA tb está um belo espécime da família. Quando leio dele, é quase um tio rei. Quase… rs.
Leider_Lincoln
Ele é bem melhor que o Ubaldo, o troll que ele substitui, antes da época das eleições, se lembram? O Paulo Amaral/Suzana Alves é da mesma linha do Dvorak, só que com menos pretensões intelectuais…
Mas o melhor mesmo foi o John Bastos, sem dúvida. Ele era da linha dos defensores do American Way of Life, no tempo em que isto ainda era minimamente defensável. Me lembro também do Rodolfo, o troll defensor de Israel, quando isso também ainda era possível (antes do ataque e assassinatos da Flotilha).
@leumasocsalev
"la loi du 29 juillet 1881 sur la liberté de la presse (chapitre IV), première loi sanctionnant les
propos publics discriminatoires ;"
.
"Laws sentencing racism, sexism or antisemitism are old and important, for instance, laws prohibiting discriminatory speech in the press are as old as 1881."
.
Redações já foram invadidas na França devido a conduta discriminatória.
.
Aqui no Brasil chargista pode fazer as charges o mais sexistas que quiser e nada acontece… Se estas leis existissem nos EUA a Fox já estaria fechada há tempos.
O_Brasileiro
É lamentável ver algumas pessoas querendo desmerecer os brasileiros, como se nós não lutássemos por liberdade e democracia.
Só quem não conhece a história é que pode ignorar as centenas de pessoas que foram mortas e torturadas lutando contra a ditadura militar, e ainda ignoram os milhões de brasileiros que foram às ruas no movimento "Diretas já"!
Praça da Sé, praça da Candelária. Milhões, milhões de brasileiros ávidos por liberdade e democracia!
Thiago
Excelente artigo Azenha!!! Só faço um adendo. Os venezuelanos realmente são bem mais politizados, tenho vários amigos venezuelanos e todos possuem uma posição formada com relação a politica. Porém os argentinos também são bem mais politizados que os brasileiros.
Acho que o povo brasileiro que não se envolve com politica!!!
Paulo Amaral
Você tem toda razão, é por isso que por aqui ainda se vota em mensaleiros, corruptos e quadrilheiros.
Guanabara
Ô, gente, ele tá certo! Vejam só:
TRE cassa mandato do governador tucano de RR por compra de votos http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia…
guilherme freitas
Vc que me perdoe, Azenha, mas se achasse que o PT tivesse aderido ao neoliberalismo, não teria votado no partido e nem me consideraria petista. Gostaria que vc fosse mais claro sobre o que considera neoliberalismo (juros altos? superávit primário?) e nos esclarecesse sua opinião sobre o PT.
Thiago M Silva
Guilherme, veja esse artigo que vc vai entender http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-brasil…
Che Guevara da Fiel
Seria importante divulgar amplamente a mentira do Serra e de seu capanga fascista da Veja:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/serra-ac…
José Vitor
"Para vocês terem uma ideia, o ministério de Chávez tem prestado contas à Assembleia Nacional nos últimos dias, com transmissão ao vivo por pelo menos quatro redes de TV do país."
Que coisa hein, não se fazem mais "ditaduras" como antigamente…
Paulo Amaral
Mubarack pendurou Armadinejad no pescoço de Lula e dos petistas.
Mubarack pendurou toda aquela plêiade de ditadores, assassinos e genocidas africanos que Lula adulou durante oito anos.
Pedro
Minha curiosidade foi atiçada. O Paulo (será nome real?) lê o que escreve, ou amarra uma venda nos olhos e vomita o que vier a cabeça?
PS: Lembre-se que Mubarak também pendurou no pescoço de Lula e dos petistas as explosões solares. Ahh, esses petistas, sempre atacando os homens bonz e de benz.
Paulo
Taí mais um troll tucano alienado. Quanto será seu cachê para passar o dia escrevendo mentiras??.
1. o Mubarak é testa-de-ferro americano!
2. o Armadinejad vai bem, brigado. perto da Arábia Saudita, outro reduto americano, o Irã é uma "democracia escandinava" (PHA).
3. Kd os nomes doa sssassinos africanos e o montante de grana que foi enviado para eles, seu mentiroso?!?!
O_Brasileiro
Se Chàvez continuar se perpetuando no poder, será lembrado apenas como mais um ditador na América Latina, e não como um grande líder de seu país!
Um líder sabe preparar o seu povo para os governantes que virão!
Chávez está apegado ao poder!
Luiz Fernando
Se informe melhor sobre as coisas e pare de buscar informações sobre a América Latina na GloboNews, que essa sim defende Ditaduras. Quanto tempo ficou a Margareth Thacher no poder na Inglaterra, e Felipe Gonzalez na Espanha, e o Blair? Yodos ficaram mais acima de acima de 12 anos. Quer dizer que quando aplicam políticas econômicas que causam desemprego e miséria são democráticos, quando fazem governos populares e democráticos e transferem grandes parcelas de poder ao povo por meio dos conselhos populares, são ditadores? A Democracia Representativa Burguesa é que promove guerras de extermínio, ou não foi o parlamento de Blair que mentiu para exterminar milhares de Iraquianos.
José Roberto
Oi Luiz Fernando
Você tem idéia de quantos Stálin matou na antiga URSS, o Khmer Vermelho no Camboja ou o Mao na China. E por acaso eles eram burgueses? Então sem esse maniqueísmo esquerdista de "nós somos os bonzinhos e o resto é tudo malvado", por favor. O mundo é bem mais complexo que isso.
Com relação aos exemplos que você citou, todos são parlamentaristas, regime no qual o Primeiro Ministro pode ficar indefinidamente no cargo, mas em contrapartida pode ser derrubado da noite para o dia, bastando para isso um voto de desconfiaça do Parlamento ou então que seu partido de sustentação perca a maioria.
No presidencialismo isso não é possível, é bem mais difícil do ponto de vista legal tirar um Presidente da República, sendo a única forma o impeachment. Portanto, não compare sistemas de governo diferentes.
Abraço
Alvaro Tadeu Silva
José Roberto, no museu de Pequim há uma placa de quando a China era colônia britânica. Estava pregada no jockey club da cidade: "È proibida a entrada de cães e chineses". Foi Mao quem botou os britânicos a correr. Portanto, quando falar do velho timoneiro, lave a boca com água e sabão. Além do mais, seu partido, o PSDB, foi criado tendo no programa a defesa do parlamentarismo. Nas últimas 5 eleições, 2 vitórias, 3 derrotas, ninguém tocou no assunto. Vocês são tão falsos quanto a nota de R$ 600 que Serra queria aprovar para o salário mínimo.
Lucas Cardoso
Concordo, mas daí a chamar ele de ditador há uma grande diferença. Roosevelt ficou no poder por mais de dez anos, e ninguém chama ele de ditador. Enquanto a oposição Venezuelana não arranjar um nome á altura de Chávez, ele continuará no poder, e é justo que fique. Nenhum líder na América Latina passou por mais plebiscitos populares que Chávez.
O_Brasileiro
Mubarak passou por vários "referendos populares".
Lucas Cardoso
Observadores internacionais concordam que as eleições e plebiscitos da Venezuela foram justas e que não houve fraudes. Chávez não tornou ilegal partidos de oposição, e ao contrário de que muitos pensam, a mídia de oposição continua livre, leve e solta, falando o que bem entende sobre o Chávez. Sob todos os aspectos, o governo de Chávez é democrático.
Concordo que ele frequentemente é autoritário, mas ele não é um ditador.
paulo
enquanto isso no Brasil a unica coisa que assistimos e debatemos de forma acalorada é o futebol, quando o assunto é esse nós sabemos protestar.
O_Brasileiro
Talvez você não fosse nascido quando milhões foram às ruas pedir "Diretas já"…
Gabriel
foram às ruas e nunca mais voltaram…
não culpo as pessoas, mas a política é, cada vez mais, um tema evitado pelos jovens. Só de ouvir a palavra já sentem nojo, acham chato e pensam que é o mesmo que politicagem, coisa de esquerdista disfarçado de comunista que quer fazer baderna. Sei disso porque sou considerado um desses "chatos" que se interessa por política, e sei que tem vários mal resolvidos que fazem jus a essa visão preconceituosa…
priscila presotto
Desculpe ,procure melhor as notícias da época das Diretas Já …Era a década de 80,onde torturas e mortes não existiam mais.
Os desaparecimentos ,torturas ,mortes ,atingiram seu ápice na década de setenta ,maior parte sob a batuta de Emilio Garrastazu Medici ,enqto ganhávamos a Copa do Mundo em setenta ,éramos conduzidos com rédia curtíssima ,sob censura ,e torturas.
Uma época de total obscurantismo para o Brasil.
dukrai
a alta de alimentos afeta a inflação e o Tombinho do BC aumenta a taxa Selic pra diminuir a cotação internacional do milho e da soja. assim o câmbio vai pro buraco e leva junto com o superavit da balança comercial. pra conter a valorização do real, o Tony Palocci e o Margarina fazem um corte de 50 bilhões do orçamento e suspendem a realização de concursos públicos.
o que isto tem a ver com a Venezuela?
nada.
mas dá pra explicar?
Paulo Amaral
Dá sim Dukrai… isso se explica em parte pelo uso desta equação aqui..
(S-I) + (G+TR-T) = saldo em CC… velho…isso aqui faz parte da herança maldita do """MELHOR PRESIDENTE DO MUNDO"""….
A bolha vai estourar mano… e no colo da Dilma… bolha de consumo….
Se quiser saber mais…. pode me perguntar truta….
raul soares
Tá doido sô !!!!!!!! http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/falando-…
dukrai
o paulo amoral ou suzana castra não consegue ler ou escrever além de tópicos de uma linha.
o aumento da taxa Selic, que o Gunter relativiza brilhantemente, tem o efeito da desvalorização cambial, positiva em todos os aspectos abordados, mas deixa de fora o impacto na manutenção do parque industrial, que Delfim Neto aponta como a questão central de desenvolvimento brasileiro.
dukrai
o link do artigo do Delfim Neto: http://www.cartacapital.com.br/economia/nao-e-o-c…
Lucas Cardoso
A Venezuela experimenta com formas de tornar a democracia mais pluralística e mais participativa. Enquanto isso, nós nos contentamos entre simplesmente escolher entre o menos pior candidato a cada quatro anos.
Depois o Chávez é que é ditador.
mello
O PT " aderiu ao neoliberalismo" ? Juro que não sabia! Será que estou sendo enganado esse tempo todo? Onde foi que eu errei? Teria que ter votado no Psol, é isso? Ou no pcb? Tõ perdido!
dukrai
véi, a diferença entre a política monetária do Boca Mole e do Lula era que o primeiro era cúmplice do mercado e o segundo refém, tal como a Dilma.
Paulo Amaral
Sei.
dukrai
oi dona suzana, divolta?
Gerson Carneiro
Ótimo nos trazer reportagens sobre a Venezuela.
Importantíssimo romper o filtro de informações do PIG.
FHC pendurado no pescoço da oposição; e o PIG pendurado no pescoço do FHC.
Paulo Amaral
Huuuummmm …. valeu peixe…
priscila presotto
Sr Paulo ,respeite a opinião alheia….
Gerson Carneiro
Priscila, deixa dona Suzana Castro pra lá. Assim como toda a oposição dona Suzana está atordoada, não sabe nem quem ela é. Tadinha…
ZePovinho
Penqei que fosse a Rocinha,quando você vem da Barra da Tijuca.
Altamiro Martins
Sim, parece mesmo. Foi o que pensei assim que vi a foto.
Flavio Z
E não é?! hehehe
rogerio
CARACAS…!!! Quando iremos às RUAS contra a nossa midia????….
Deixe seu comentário